Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo

Una Revisión de Alcance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2091

Palavras-chave:

Estudo de validação, Ciências da saúde, Tecnologia educacional

Resumo

 A tecnologia educacional é reconhecida como uma ferramenta sistemática, planejada e desenvolvida com o objetivo de facilitar o processo de ensino-aprendizado, porém ela deve ser submetida a um processo de validação prévio ao seu uso prático educacional. O objetivo deste artigo é mapear o processo de validação de tecnologias educacionais na área da saúde. A revisão de escopo utilizando o referencial metodológico do Joanna Brigss Institute, realizou-se em dezembro de 2021 e atualizada em dezembro de 2022 em sete bases de dados revisadas por pares, a partir do acrônimo PCC (População: tecnologias educacionais, Conceito: processos de validação e Contexto: qualquer nível educacional na área da saúde). Foram incluídas nessa revisão uma amostra final de 214 trabalhos que representaram uma predominância de estudos na área de enfermagem (86%), publicados no Brasil (92%) e uso de manuais educativos (43%) como tecnologia educacional, baseando-se na Psicometria de Pasquali (16,2%) como referencial teórico de validação. A crescente validação e uso de tecnologias educacionais na saúde denota a busca por melhorias do processo educacional, todavia identificaram-se falhas no uso de referenciais teóricos para solidificar o rigor metodológico da validação. Sugere-se o aprimoramento na utilização de referenciais teóricos que coadunem com o rigor metodológico necessário ao processo de validação.  

 

Palavras-chave: Estudo de validação. Ciências da saúde. Tecnologia educacional.

 

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Biografia do Autor

Alexandy Michel Dantas Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil

Ezequiel Benigno Resende, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde, Natal, RN, Brasil.

Lannuzya Veríssimo e Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde, Natal, RN, Brasil.

Cícera Renata Diniz Vieira Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Universidade Federal de Campina Grande, Escola de Saúde, Natal, RN, Brasil.

Rayssa Horacio Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde, Natal, RN, Brasil.

Daniele Vieira Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Enfermagem, Natal, RN, Brasil.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Escola de Saúde, Natal, RN, Brasil.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Santos, A. M. D., Resende, E. B., Oliveira, L. V. e, Silva, C. R. D. V., Lopes, R. H., Dantas, D. V., & Salvador, P. T. C. de O. (2024). Validação de Tecnologias Educacionais na Área da Saúde: uma Revisão de Escopo : Una Revisión de Alcance. EaD Em Foco, 14(1), e2091. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2091

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