Análise do Conceito “Tecnologia Educacional” na Área da Saúde

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito “tecnologia educacional” na perspectiva evolucionária de Rodgers. Como metodologia, esta pesquisa foi conduzida por um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o uso do descritor “tecnologia educacional”. Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra que faziam parte de cursos da área da saúde. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados, respectivamente, usando estatística descritiva simples e análise lexicográfica com método de similitude no software IRAMUTEQ. A amostragem final contabilizou 107 estudos. O conceito “tecnologia educacional” foi apresentado em apenas 43 (40,2%) trabalhos e em sua análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: processo, aprendizagem, conhecimento, educacional e conjunto. Conceituou-se “tecnologia educacional” como uma ferramenta planejada e desenvolvida com base em conhecimentos científicos para ser utilizada como material educativo que facilita o processo ensino-aprendizagem, englobando um conjunto de dispositivos - digitais e não digitais – que buscam envolver discentes e docentes de forma criativa e proativa no processo de ensinar e aprender. Almeja-se favorecer a uniformização no que diz respeito ao uso deste termo por pesquisadores e profissionais educadores. 

 

Palavras-chave: Ciências da saúde. Educação em saúde. Formação de conceito. Hipermídia. Tecnologia educacional.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Santos, A. M. D. ., Lopes, R. H. ., Alves, K. Y. A. ., Oliveira, L. V. e ., & Salvador, P. T. C. de O. (2022). Análise do Conceito “Tecnologia Educacional” na Área da Saúde. EaD Em Foco, 12(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675

Edição

Seção

Artigos Originais

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