Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito "tecnologia educacional" na perspectiva evolucionária de Rodgers. Como metodologia, esta pesquisa foi conduzida por um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o uso do descritor "tecnologia educacional". Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra que faziam parte de cursos da área da saúde. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados, respectivamente, usando estatística descritiva simples e análise lexicográfica com método de similitude no software IRAMUTEQ. A amostragem final contabilizou 107 estudos. O conceito "tecnologia educacional" foi apresentado em apenas 43 (40,2%) trabalhos e em sua análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: processo, aprendizagem, conhecimento, educacional e conjunto. Conceituou-se "tecnologia educacional" como uma ferramenta planejada e desenvolvida com base em conhecimentos científicos para ser utilizada como material educativo que facilita o processo ensino-aprendizagem, englobando um conjunto de dispositivos - digitais e não digitais – que buscam envolver discentes e docentes de forma criativa e proativa no processo de ensinar e aprender. Almeja-se favorecer a uniformização no que diz respeito ao uso deste termo por pesquisadores e profissionais educadores.
Palavras-chave: Ciências da saúde. Educação em saúde. Formação de conceito. Hipermídia. Tecnologia educacional.
Downloads
Referências
ALMEIDA JÚNIOR, A. et al. Parecer CFE n 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], n. 30, p. 162–173, 2005.
CARDOSO, R. da S. S. et al. Educational technology: a facilitating instrument for the elderly care. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 71, n. suppl 2, p. 786–792, 2018.
CRUZ, J. R. da; GONÇALVES, L. S.; GIACOMO, A. P. M. de A. de. Agile Scrum Methodology: implementation by the nurse in an educational game on safe medication management. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 40, n. esp, p. e20180302, 2019.
DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Tecnologia Educacional. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, 2020. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=32764&filter=ths_termall&q=tecnologia%20educacional. Acesso em: 15 mar. 2021.
GADELHA, M. M. T. et al. The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, [s. l.], v. 12, p. 909–914, 2020.
GONÇALVES, M. de S. et al. Development and validation of an educational booklet for health eating promotion among diabetic patients. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [s. l.], v. 32, p. 7781, 2019.
LABEGALINI, C. M. G. et al. Educational action research on Facebook®: combining leisure and learning. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 37, n. esp, p. e64267, 2016.
LEVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
LIMA, C. P. et al. Estratégias de comunicação em saúde mental em tempos de pandemia. Revista de Saúde Pública do Paraná, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 119–132, 2021.
MARTINS, R. X. A Covid-19 e o fim da educação a distância : Um Ensaio. EmRede Revista de Educação a Distância, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 242–256, 2020.
MERHY, E. E. Saúde: Cartografias do Trabalho Vivo. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.
MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PROEXed. Ponta Grossa: [s. n.], 2015. v. II, p. 15–33.
NASCIMENTO, C. C. L. do et al. Tecnologia educacional para sala de imunização: elaboração de bundle sobre conservação de imunobiológicos. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 7, p. 1–11, 2020.
NIETSCHE, E. A. et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 344–353, 2005.
OLIVEIRA, N. L. L. de et al. Educational technology for caregivers of children and teenagers dependent on special care in the home. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 22, p. 56051, 2020.
PAIM, L. M. D.; NIETSCHE, E. A.; LIMA, M. G. R. de. História da tecnologia e sua evolução na assistência e no contexto do cuidado de enfermagem. In: PAIM, L. M. D.; NIETSCHE, E. A.; LIMA, M. G. R. de (org.). Tecnologias cuidativo- educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro(a)? Moriá. Porto Alegre: 2014. p. 17-36.
PALíCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I. In times of pandemic by COVID-19: the challenge for health education. Vigilancia Sanitaria Em Debate-Sociedade Ciencia & Tecnologia, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 10–15, 2020.
PPGENF-UFC. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Ceará, 2021. Disponível em: https://ppgenfermagem.ufc.br/index.php/linhas-de-pesquisa/. Acesso em: 16 mar. 2021.
RODGERS, B. L.; KNAFL, K. A. Concept developmente in nursing. In: Concept Analysis: an Evolutionary View. 2. ed. Philadelphia: Saunders, 2000. p. 77–101.
SALVADOR, P. T. C. de O. et al. Construction of hypermedia to support the systematization of the nursing care education. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 40, p. e20180035, 2019.
SALVADOR, P. T. C. de O. et al. Virtual learning object and environment: a concept analysis. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 70, n. 3, p. 599–606, 2017.
SANTOS JUNIOR, V. B. dos.; MONTEIRO, J. C. da S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, [s. l.], v. 2, p. 1–15, 2020.
SANTOS, S. B. dos et al. Educational technology for adolescents: construction and validation of an acquired syphilis flip chart. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [s. l.], v. 33, p. 9970, 2020a.
SANTOS, T. B. S. et al. Gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde: problemáticas de estudos em política, planejamento e gestão em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 9, p. 3597–3609, 2020b.
SILVA, D. M. L.; CARREIRO, F. A.; MELLO, R. Educational technologies in nursing assistance in health education: Integrating review. Revista de Enfermagem UFPE online, [s. l.], v. 11, n. Supl. 2, p. 1044–1051, 2017.
SILVEIRA, M. de S.; COGO, A. L. P. The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills: an integrative review. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 38, n. 2, p. e66204, 2017.
TEIXEIRA, E. Tecnologias em Enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Revista Eletrônica de Enfermagem, [s.l.], v. 12, n. 4, p. 598–600, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.