Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar o conceito "tecnologia educacional" na perspectiva evolucionária de Rodgers. Como metodologia, esta pesquisa foi conduzida por um estudo de natureza descritiva, com abordagem mista. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2020 no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), mediante o uso do descritor "tecnologia educacional". Foram incluídas produções brasileiras disponíveis na íntegra que faziam parte de cursos da área da saúde. Os dados quantitativos e qualitativos foram analisados, respectivamente, usando estatística descritiva simples e análise lexicográfica com método de similitude no software IRAMUTEQ. A amostragem final contabilizou 107 estudos. O conceito "tecnologia educacional" foi apresentado em apenas 43 (40,2%) trabalhos e em sua análise conceitual foram encontrados os seguintes vocábulos: processo, aprendizagem, conhecimento, educacional e conjunto. Conceituou-se "tecnologia educacional" como uma ferramenta planejada e desenvolvida com base em conhecimentos científicos para ser utilizada como material educativo que facilita o processo ensino-aprendizagem, englobando um conjunto de dispositivos - digitais e não digitais – que buscam envolver discentes e docentes de forma criativa e proativa no processo de ensinar e aprender. Almeja-se favorecer a uniformização no que diz respeito ao uso deste termo por pesquisadores e profissionais educadores.

Palavras-chave: Ciências da saúde. Educação em saúde. Formação de conceito. Hipermídia. Tecnologia educacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA JÚNIOR, A. et al. Parecer CFE n 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], n. 30, p. 162–173, 2005.

CARDOSO, R. da S. S. et al. Educational technology: a facilitating instrument for the elderly care. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 71, n. suppl 2, p. 786–792, 2018.

CRUZ, J. R. da; GONÇALVES, L. S.; GIACOMO, A. P. M. de A. de. Agile Scrum Methodology: implementation by the nurse in an educational game on safe medication management. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 40, n. esp, p. e20180302, 2019.

DESCRITORES EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. Tecnologia Educacional. São Paulo: BIREME/OPAS/OMS, 2020. Disponí­vel em: https://decs.bvsalud.org/ths/resource/?id=32764&filter=ths_termall&q=tecnologia%20educacional. Acesso em: 15 mar. 2021.

GADELHA, M. M. T. et al. The utilization of educational technologies: huge gap between the real and the ideal training processes in nursing education. Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental, [s. l.], v. 12, p. 909–914, 2020.

GONÇALVES, M. de S. et al. Development and validation of an educational booklet for health eating promotion among diabetic patients. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [s. l.], v. 32, p. 7781, 2019.

LABEGALINI, C. M. G. et al. Educational action research on Facebook®: combining leisure and learning. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 37, n. esp, p. e64267, 2016.

LEVY, P. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

LIMA, C. P. et al. Estratégias de comunicação em saúde mental em tempos de pandemia. Revista de Saúde Pública do Paraná, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 119–132, 2021.

MARTINS, R. X. A Covid-19 e o fim da educação a distância : Um Ensaio. EmRede Revista de Educação a Distância, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 242–256, 2020.

MERHY, E. E. Saúde: Cartografias do Trabalho Vivo. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 2014.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. PROEXed. Ponta Grossa: [s. n.], 2015. v. II, p. 15–33.

NASCIMENTO, C. C. L. do et al. Tecnologia educacional para sala de imunização: elaboração de bundle sobre conservação de imunobiológicos. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 7, p. 1–11, 2020.

NIETSCHE, E. A. et al. Tecnologias educacionais, assistenciais e gerenciais: uma reflexão a partir da concepção dos docentes de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 344–353, 2005.

OLIVEIRA, N. L. L. de et al. Educational technology for caregivers of children and teenagers dependent on special care in the home. Revista Eletrônica de Enfermagem, Goiânia, v. 22, p. 56051, 2020.

PAIM, L. M. D.; NIETSCHE, E. A.; LIMA, M. G. R. de. História da tecnologia e sua evolução na assistência e no contexto do cuidado de enfermagem. In: PAIM, L. M. D.; NIETSCHE, E. A.; LIMA, M. G. R. de (org.). Tecnologias cuidativo- educacionais: uma possibilidade para o empoderamento do(a) enfermeiro(a)? Moriá. Porto Alegre: 2014. p. 17-36.

PALíCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I. In times of pandemic by COVID-19: the challenge for health education. Vigilancia Sanitaria Em Debate-Sociedade Ciencia & Tecnologia, [s. l.], v. 8, n. 2, p. 10–15, 2020.

PPGENF-UFC. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará. Ceará, 2021. Disponí­vel em: https://ppgenfermagem.ufc.br/index.php/linhas-de-pesquisa/. Acesso em: 16 mar. 2021.

RODGERS, B. L.; KNAFL, K. A. Concept developmente in nursing. In: Concept Analysis: an Evolutionary View. 2. ed. Philadelphia: Saunders, 2000. p. 77–101.

SALVADOR, P. T. C. de O. et al. Construction of hypermedia to support the systematization of the nursing care education. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 40, p. e20180035, 2019.

SALVADOR, P. T. C. de O. et al. Virtual learning object and environment: a concept analysis. Revista Brasileira de Enfermagem, [s. l.], v. 70, n. 3, p. 599–606, 2017.

SANTOS JUNIOR, V. B. dos.; MONTEIRO, J. C. da S. Educação e COVID-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, [s. l.], v. 2, p. 1–15, 2020.

SANTOS, S. B. dos et al. Educational technology for adolescents: construction and validation of an acquired syphilis flip chart. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, [s. l.], v. 33, p. 9970, 2020a.

SANTOS, T. B. S. et al. Gestão hospitalar no Sistema Único de Saúde: problemáticas de estudos em polí­tica, planejamento e gestão em saúde. Ciência & Saúde Coletiva, [s. l.], v. 25, n. 9, p. 3597–3609, 2020b.

SILVA, D. M. L.; CARREIRO, F. A.; MELLO, R. Educational technologies in nursing assistance in health education: Integrating review. Revista de Enfermagem UFPE online, [s. l.], v. 11, n. Supl. 2, p. 1044–1051, 2017.

SILVEIRA, M. de S.; COGO, A. L. P. The contributions of digital technologies in the teaching of nursing skills: an integrative review. Revista Gaúcha de Enfermagem, [s. l.], v. 38, n. 2, p. e66204, 2017.

TEIXEIRA, E. Tecnologias em Enfermagem: produções e tendências para a educação em saúde com a comunidade. Revista Eletrônica de Enfermagem, [s.l.], v. 12, n. 4, p. 598–600, 2010.

Publicado

2022-08-10

Cómo citar

Santos, A. M. D. ., Lopes, R. H. ., Alves, K. Y. A. ., Oliveira, L. V. e ., & Salvador, P. T. C. de O. (2022). Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde. EaD Em Foco, 12(2), e1675. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675

Número

Sección

Artí­culo de investigación

Artículos más leídos del mismo autor/a