Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar as competências digitais dos professores da rede municipal de ensino e a influência das tecnologias digitais de comunicação e informação durante o ensino remoto na pandemia do Covid-19. Trata-se de um estudo caracterizado como descritivo exploratório. Participaram do mesmo um total de 121 docentes de todas as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino religioso). Para recolha dos dados foi aplicado o questionário baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para professores, além de questões sobre o desenvolvimento das aulas durante a pandemia. Dentre os participantes 75,2% são do sexo feminino. Quanto à formação inicial dos professores a prevalência foi de 34,7% na área de linguagens e, 54 % não possui pós-graduação. Em relação ao desenvolvimento das aulas durante o isolamento social, destaca-se entre os recursos utilizados, o material impresso como principal ferramenta pedagógica (84,3%). O nível de competência digital predominante entre os professores é o B1-Integradores (40,5%), indicando que os mesmos experimentam tecnologias digitais em diferentes contextos e as utilizam em suas aulas. Em relação a área na qual o professor posssui maior competência, observou-se média superior nas áreas de envolvimento profissional e capacitação dos estudantes (1,9 pontos). Conclui-se que os professores estudados possuem maior proficiência digital para utilização profissional, entretanto, possuem carências no que tange a utilização das tecnologias digitais na educação com objetivo de potencializar e apoiar estratégias pedagógicas centrada no desenvolvimento ativo do estudante.
Palavras-chave: Competência digital. Ensino remoto. Educação básica.
Downloads
Referências
ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3nyHCNW>. Acesso em: 15 mai. 2020.
AUTRAN, M. M. M.; BORGES, M. M. Competências Digitais: comportamentos, percepções e atitudes dos docentes/pesquisadores dos ppgcis - 2008 a 2012. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2016. Disponível em: <https://bit.ly/32U6G9B>. Acesso em: 19 jul. 2020.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Localiza SUS – Corona Vírus (COVID-19). Brasília, DF, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3lBgXQg>. Acesso em: 31 ago. 2020.
CASTAÑEDA, L.; ESTEVE, F.; ADELL, J. ¿Por qué es necesario repensar la competencia docente para el mundo digital?. Revista de Educación a Distancia, n. 56, p. 1-20, 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.6018/red/56/6>. Acesso em: 14 ago. 2020.
CHOI, M.; CRISTOL, D.; GIMBERT, B. Teachers as digital citizens: The influence of individual backgrounds, internet use and psychological characteristics on teachers"™ levels of digital citizenship. Computers & Education, v. 121, n. 4, p. 143-161, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.compedu.2018.03.005>. Acesso em: 05 jul. 2020.
DIAS, E.; PINTO, F. C. F. Educação e a Covid-19. Ensaio, Rio Janeiro, v. 28, n. 108, p. 545-554, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/32Sqcnl>. Acesso em: 13 nov. 2020.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. S. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, Belo Horizonte, v.2, p. 72-91, mai/ago, 2019. Disponível em: <https://bit.ly/3hJM4qG>. Acesso em: 19 jul. 2020.
FERRARI, A. Digital competence in practice na analysis of Frameworks. Sevilla: JRC Spain: Institute for Prospective Technological Studies. European Commission. IPTS, 2012. Disponível em: <https://bit.ly/3b884ZO>. Acesso em: 19 ago. 2020.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª edição. São Paulo: Atlas S/A. 2012.
GOMES, V. T. S. et al. A Pandemia da Covid-19: Repercussões do Ensino Remoto na Formação Médica. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília , v. 44, n. 4, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2UGADWR>. Acesso em: 16 nov. 2020.
HONORATO H. G; MARCELINO B. K. C. A. A arte de ensinar e a Pandemia Covid-19: a visão dos professores. REDE – Revista Diálogos em Educação, v. 1, n. 1, p. 208-220, 2020.
HONORATO, H. G. (no prelo). A educação brasileira e a pandemia covid-19: alinhavos entre o ensino remoto e a aprendizagem dos estudantes. 2020a.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. São Paulo: Artmed, 2003.
MARTINS, R. X. A covid-19 e o fim da educação a distância: um ensaio. Em Rede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/3lCO9X6>. Acesso em: 30 jul. 2020
OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta í s aulas: ouvindo as evidências. Ensaio, Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-578, 2020. Disponível em: <https://bit.ly/2ILV0zh>. Acesso em: 13 nov. 2020.
PALÚ, J.; SCHÜTZ, A. J.; MAYER L. Desafios da educação em tempos de pandemia / organizadores: Janete Palú, Jenerton Arlan Schütz, Leandro Mayer. Cruz Alta: Ilustração, 2020.
REDECKER, C.; PUNIE, Y. European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu). Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. Disponível em: <https://bit.ly/3gKh3BB>. Acesso em: 30 jul. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.