Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar as competências digitais dos professores da rede municipal de ensino e a influência das tecnologias digitais de comunicação e informação durante o ensino remoto na pandemia do Covid-19. Trata-se de um estudo caracterizado como descritivo exploratório. Participaram do mesmo um total de 121 docentes de todas as áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e ensino religioso). Para recolha dos dados foi aplicado o questionário baseado no Quadro Europeu de Competências Digitais para professores, além de questões sobre o desenvolvimento das aulas durante a pandemia. Dentre os participantes 75,2% são do sexo feminino. Quanto à formação inicial dos professores a prevalência foi de 34,7% na área de linguagens e, 54 % não possui pós-graduação. Em relação ao desenvolvimento das aulas durante o isolamento social, destaca-se entre os recursos utilizados, o material impresso como principal ferramenta pedagógica (84,3%). O nível de competência digital predominante entre os professores é o B1-Integradores (40,5%), indicando que os mesmos experimentam tecnologias digitais em diferentes contextos e as utilizam em suas aulas. Em relação a área na qual o professor posssui maior competência, observou-se média superior nas áreas de envolvimento profissional e capacitação dos estudantes (1,9 pontos). Conclui-se que os professores estudados possuem maior proficiência digital para utilização profissional, entretanto, possuem carências no que tange a utilização das tecnologias digitais na educação com objetivo de potencializar e apoiar estratégias pedagógicas centrada no desenvolvimento ativo do estudante.

Palavras-chave: Competência digital. Ensino remoto. Educação básica.

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Biografia do Autor

Ismael Jung Sanchotene, Universidade Federal do Pampa

Doutorando do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA .Mestrado em Educação Fí­sica pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Formação acadêmica Licenciado e Bacharel em Educação Fí­sica - Urcamp. Possui especialização em Gestão Escolar (2008) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e também Pós- Graduação em Ciências da Saúde (2013) e Atividade Fí­sica e Saúde (2018) - Unipampa Uruguaiana - RS. Em andamento Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa .Foi Diretor de Esporte do Municí­pio de Uruguaiana -RS, servidor público municipal efetivo. Professor da Educação Básica. .Tem experiência no Ensino Superior a distância e semi-presencial, e na educação básica. Tem experiência em polí­ticas públicas no esporte desde 2006, implementação e captação de recursos públicos nas esferas municipais, estadual e federal através de projetos e programas e leis de incentivo. Possui experiência experiência e parecer de projetos técnicos em polí­ticas públicas. Ex- Professor tutor do curso de Educação Fí­sica Unopar Polo Uruguaiana.

Patrí­cia Becker Engers , Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica (2014) e Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde (2018), ambas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. 

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e vice lí­der do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHA

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mí­dias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde. Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Publicado

12-01-2021

Como Citar

Sanchotene, I. J. ., Engers , P. B. ., Ruppenthal, R. ., & Ilha, P. V. . (2021). Competências Digitais Docentes e o Processo de Ensino Remoto Durante a Pandemia da Covid-19 . EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303