Digital Teaching Competence and the Remote Teaching Process during the Covid-19 Pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303

Abstract

The aim of the study was to identify the digital skills of teachers in the municipal education network and the and the influence of digital communication and information technologies during remote education in the Covid-19 pandemic. Regarding the methodological processes, this is a study with a qualitative and quantitative approach. A total of 121 professors from all areas of knowledge participated. To collect data, a questionnaire based on the European Digital Skills Framework for teachers was applied, in addition to questions about the development of classes during the pandemic. Among the main results obtained, most of the female gender stands out, 54% do not have a postgraduate degree and the prevalence of language areas. Regarding the resources used, we highlight the use of printed material as the main pedagogical tool and the evolution of a newcomer to an integrator. The results show that during the teaching process most students are not learning, and that the level of competence indicated that teachers have experimented and used digital technologies in different contexts in their classes. However, we highlight the highest digital proficiency for professional use, and the lowest proficiency in using digital technologies in education in order to enhance and support pedagogical strategies that are central to the student's active development.

Keywords: Digital competence. Remote teaching. Basic education

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Author Biographies

Ismael Jung Sanchotene, Universidade Federal do Pampa

Doutorando do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA .Mestrado em Educação Fí­sica pela UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Formação acadêmica Licenciado e Bacharel em Educação Fí­sica - Urcamp. Possui especialização em Gestão Escolar (2008) Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e também Pós- Graduação em Ciências da Saúde (2013) e Atividade Fí­sica e Saúde (2018) - Unipampa Uruguaiana - RS. Em andamento Fisioterapia na Universidade Federal do Pampa .Foi Diretor de Esporte do Municí­pio de Uruguaiana -RS, servidor público municipal efetivo. Professor da Educação Básica. .Tem experiência no Ensino Superior a distância e semi-presencial, e na educação básica. Tem experiência em polí­ticas públicas no esporte desde 2006, implementação e captação de recursos públicos nas esferas municipais, estadual e federal através de projetos e programas e leis de incentivo. Possui experiência experiência e parecer de projetos técnicos em polí­ticas públicas. Ex- Professor tutor do curso de Educação Fí­sica Unopar Polo Uruguaiana.

Patrí­cia Becker Engers , Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica (2014) e Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde (2018), ambas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. 

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal do Pampa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria,doutora em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde/UFSM. Professora Adjunta na Universidade Federal do Pampa/ Campus Uruguaiana, docente da Licenciatura Ciências da Natureza e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores (GEPEF-UNIPAMPA) e vice lí­der do Grupo Colaborativo de Estudo e Pesquisa: FLEXILHA

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mí­dias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde. Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Published

2021-01-12

How to Cite

Sanchotene, I. J. ., Engers , P. B. ., Ruppenthal, R. ., & Ilha, P. V. . (2021). Digital Teaching Competence and the Remote Teaching Process during the Covid-19 Pandemic. EaD Em Foco, 10(3). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1303