Objeto de Aprendizagem Gamificado 2D na Modalidade EAD como Forma de Inclusão Social para o Desenvolvimento de Competências Profissionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.928

Resumo

Este estudo é parte da uma pesquisa maior, realizada num mestrado profissional em educação e novas tecnologias. A partir de um foco de inclusão social e profissional de jovens de 14 a 24 anos, envolveu a construção de um Objeto de Aprendizagem (OA) gamificado 2D, como parte complementar de um programa de formação profissional na modalidade educacional totalmente a distância. A finalidade deste objeto visou criar mais envolvimento, senso de realidade e engajamento destes alunos no mundo profissional. O planejamento e a construção deste OA incluíram a criação de situações de aprendizagem que buscassem vivências mais reais, com conteúdos ligados ao cotidiano profissional, abrangendo mecanismos gamificados e estruturas imersivas para promover a aquisição de competências, habilidades e atitudes necestárias para atuação destes jovens no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que os aprendizes realizavam este programa profissional a distância, eles já aplicavam imediatamente em sua realidade e eram também avaliados, de forma que este OA também pôde ser validado por 66 alunos. O suporte teórico deste estudo foi dos autores Zichermann e Cunningham (2011); Wiley (2011); Behar (2013); Bates (2016), entre outros. A metodologia desta pesquisa pauta-se em um estudo de caso, o qual enfatizou quatro importantes eventos: 1) o design de aprendizagem em 2D de um OA; 2) sua integração com o programa educacional na modalidade a distância já estabelecido no SENAC- PR, 3) sua avaliação pelos aprendizes; 4) sua validação. Os resultados obtidos, após a realização deste programa e aplicação de questionário aos participantes, mostram-se adequados ao desenvolvimento de competências voltadas ao trabalho profissional, assim como os elementos da gamificação envolvidos na atividade, entendidos como uma linguagem apropriada, embora com suas limitações, ao público-alvo em questão. O aspecto relevante a destacar é a educação inclusiva, com melhoria de autoestima e engajamento, alcançando bom nível de satisfação em contexto de grande carência na oferta de produtos educacionais presenciais, tornando-se viável e necestária a EAD.

Palavras-chave: Desenvolvimento de competências. Ambientes imersivos. Educação a Distância. Educação profissional. Objeto de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.

BEHAR, P. A. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego (2012). Portaria n. 723, de 23 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasí­lia, DF, 24 abr. 2012.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria n. 1.005, de 1º de julho de 2013. Diário Oficial da União, Brasí­lia, DF, 2 jul. 2013.

COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia í realidade virtual. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

CSIKSZENTMIHALY, M. Flow: the psychology of optmal experience. New York: Harper Perennial, 1990.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HORN, M. B.; STAKER, H.; CHRISTENSEN, C. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). Plano de curso: aprendizagem profissional comercial em serviços de supermercados. Rio de Janeiro, 2015b.

SIEMENS, G. Learning ecology, communities, and networks: extending the classroom. 2003. Disponí­vel em: http://www.elearnspace.org/Articles/learning_communities.htm. Acesso em 13 out. 2017.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2015.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification in by design: implementig game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol: OReily Media, 2011.

Downloads

Publicado

24-04-2020

Como Citar

Stele, C. M. M., & Garcia, M. S. dos S. (2020). Objeto de Aprendizagem Gamificado 2D na Modalidade EAD como Forma de Inclusão Social para o Desenvolvimento de Competências Profissionais. EaD Em Foco, 10(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.928

Edição

Seção

Artigos Originais