Microlearning Design para Formação de Professores em Contexto Não Formal de Educação a Distância.
Resumo
O presente artigo apresenta uma experiência de design de curso na modalidade a distância e não formal, realizado durante a pandemia, em que se enfatizam aspectos relacionados a atividades interativas e colaborativas, visando à formação de professores, cujo tema abordado foi o pensamento computacional. Como base tecnológica digital foi utilizado o WhatsApp, tornando-se a principal plataforma de comunicação educacional, na qual foi orientado o projeto de design desse curso de curta duração. Os objetivos foram: i) ampliar os referenciais do conteúdo pedagógico dos professores; ii) explorar formas de comunicação participativa entre as mediadoras do curso e os professores-participantes, organizados em diferentes grupos de trabalho; iii) efetuar a distribuição de micro conteúdos adequados à aprendizagem remota. Esse design envolveu micro postagens em variadas linguagens audiovisuais com ações e atividades síncronas e assíncronas. Constatou-se que os micro conteúdos produzem sentido aos participantes, na medida em que apresentam propósito claro de aprendizagem, por meio da abertura do diálogo com senso participativo e de troca de experiência, com posicionamentos críticos de opiniões e de metacognição - refletir como se aprende. Para ações pontuais de aprendizagem em ambiente de ensino, não formal e a distância, destaca-se o microlearning como estratégia de design que motiva à aprendizagem mais colaborativa, engajadora, crítica e dinâmica.
Palavras-chave: Design educacional. EaD na formação de professores. WhatsApp na educação. Microlearning. Educação não-formal.
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