Objeto de Aprendizagem Gamificado 2D na Modalidade EAD como Forma de Inclusão Social para o Desenvolvimento de Competências Profissionais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.928Resumo
Este estudo é parte da uma pesquisa maior, realizada num mestrado profissional em educação e novas tecnologias. A partir de um foco de inclusão social e profissional de jovens de 14 a 24 anos, envolveu a construção de um Objeto de Aprendizagem (OA) gamificado 2D, como parte complementar de um programa de formação profissional na modalidade educacional totalmente a distância. A finalidade deste objeto visou criar mais envolvimento, senso de realidade e engajamento destes alunos no mundo profissional. O planejamento e a construção deste OA incluíram a criação de situações de aprendizagem que buscassem vivências mais reais, com conteúdos ligados ao cotidiano profissional, abrangendo mecanismos gamificados e estruturas imersivas para promover a aquisição de competências, habilidades e atitudes necestárias para atuação destes jovens no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que os aprendizes realizavam este programa profissional a distância, eles já aplicavam imediatamente em sua realidade e eram também avaliados, de forma que este OA também pôde ser validado por 66 alunos. O suporte teórico deste estudo foi dos autores Zichermann e Cunningham (2011); Wiley (2011); Behar (2013); Bates (2016), entre outros. A metodologia desta pesquisa pauta-se em um estudo de caso, o qual enfatizou quatro importantes eventos: 1) o design de aprendizagem em 2D de um OA; 2) sua integração com o programa educacional na modalidade a distância já estabelecido no SENAC- PR, 3) sua avaliação pelos aprendizes; 4) sua validação. Os resultados obtidos, após a realização deste programa e aplicação de questionário aos participantes, mostram-se adequados ao desenvolvimento de competências voltadas ao trabalho profissional, assim como os elementos da gamificação envolvidos na atividade, entendidos como uma linguagem apropriada, embora com suas limitações, ao público-alvo em questão. O aspecto relevante a destacar é a educação inclusiva, com melhoria de autoestima e engajamento, alcançando bom nível de satisfação em contexto de grande carência na oferta de produtos educacionais presenciais, tornando-se viável e necestária a EAD.
Palavras-chave: Desenvolvimento de competências. Ambientes imersivos. Educação a Distância. Educação profissional. Objeto de aprendizagem.
Downloads
Referências
BATES, T. Educar na era digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BEHAR, P. A. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego (2012). Portaria n. 723, de 23 de abril de 2012. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 abr. 2012.
BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria n. 1.005, de 1º de julho de 2013. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2013.
COUCHOT, E. A tecnologia na arte: da fotografia í realidade virtual. Tradução de Sandra Rey. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.
CSIKSZENTMIHALY, M. Flow: the psychology of optmal experience. New York: Harper Perennial, 1990.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HORN, M. B.; STAKER, H.; CHRISTENSEN, C. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). Plano de curso: aprendizagem profissional comercial em serviços de supermercados. Rio de Janeiro, 2015b.
SIEMENS, G. Learning ecology, communities, and networks: extending the classroom. 2003. Disponível em: http://www.elearnspace.org/Articles/learning_communities.htm. Acesso em 13 out. 2017.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. São Paulo: Bookman, 2015.
ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification in by design: implementig game mechanics in web and mobile apps. Sebastopol: OReily Media, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EAD EM FOCO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.