Objeto de Aprendizagem Gamificado 2D na Modalidade EAD como Forma de Inclusão Social para o Desenvolvimento de Competências Profissionais

Palavras-chave: Educação a distância, ensino a distância, cursos on-line, Objeto de aprendizagem, Educação profissional, Ambientes imersivos

Resumo

Este estudo é parte da pesquisa realizada em um mestrado profissional em educação e novas tecnologias, na linha de pesquisa formação de professores, que envolveu a construção e validação de um Objeto de Aprendizagem (OA) gamificado 2D como parte complementar de um programa de formação técnico-profissional na modalidade a distância, destinado a jovens de 14 a 24 anos. O planejamento da construção desse OA incluiu a criação de situações de aprendizagem que buscam simular vivências reais, abrangendo mecanismos gamificados e estruturas imersivas. O objetivo de seu desenvolvimento foi reforçar a aquisição de competências, habilidades e atitudes necessárias para atuação desses jovens no mundo do trabalho. Ao mesmo tempo em que estes jovens realizam este programa profissional a distância, aplicavam imediatamente em sua realidade. Assim, os resultados dessa aprendizagem refletiram diretamente na vida e desenvolvimento profissional desses aprendizes, com forte aspecto de educação inclusiva, posto que nas regiões de sssua aplicação, não havia unidade física educacional. A metodologia desta pesquisa enfatizou quatro importantes eventos: 1) o design de aprendizagem em 2D de um OA; 2) sua integração com o programa educacional na modalidade a distância já estabelecido no SENAC- PR, 3) sua avaliação; 4) e sua validação. Os resultados obtidos mostram-se adequados ao desenvolvimento de competências propostas como meta, assim como os elementos da gamificação envolvidos na atividade, entendidos como uma linguagem apropriada ao público-alvo em questão.

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Biografia do Autor

Marilene Santana dos Santos Garcia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e UNINTER Paraná

Pesquisadora pela PUC-SP - TIDD - na área de mobile-learning e aprendizagens de línguas.

Claire Stele Marambo Martinez, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Paraná

Concluiu Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias na UNINTER- Paraná. É desenvolvedora de conteúdos e atividades de aprendizagem no SENAC-PR.

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Publicado
2020-04-24
Como Citar
Garcia, M. S. dos S., & Martinez, C. S. M. (2020). Objeto de Aprendizagem Gamificado 2D na Modalidade EAD como Forma de Inclusão Social para o Desenvolvimento de Competências Profissionais. EaD Em Foco, 10(1), 20. https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.928
Seção
Artigos Originais