Desafios e Oportunidades: Reflexões sobre o Ensino a Distância no Curso de Licenciatura em Letras do IFRR
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2610Palabras clave:
Educação a distância, Formação de professores, Flexibilidade, InclusãoResumen
Este estudo analisa as percepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras – EaD do IFRR sobre as vantagens e desvantagens da modalidade de ensino a distância. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em textos argumentativos elaborados por cursistas da disciplina “Introdução à EaD: Linguagem e Tecnologia”. Os dados foram organizados em categorias temáticas que evidenciam aspectos como flexibilidade, autonomia, economia de recursos, bem como desafios relacionados à conectividade, ausência de contato presencial e dificuldades de concentração. Os resultados apontam que, embora a EaD promova inclusão e democratização do acesso à educação, ainda exige melhorias estruturais e pedagógicas. Conclui-se que o sucesso na EaD depende da mediação docente, do suporte tecnológico e da capacidade de autogestão dos estudantes.
Descargas
Citas
FONSECA, S. M.; MATTAR, J. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI, 2017.
MILL, D.; da SILVA, C. P. R. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. Em Rede-Revista de Educação a Distância, 2018.
FALCÃO, C. A.; WEISSHEIMER, J. O impacto do feedback explícito no desenvolvimento da produção oral em espanhol como língua estrangeira na educação a distância. Diacrítica, 2022.
de OLIVEIRA DURSO, S.; DECOSTER, S. R. A. Análise da relação entre o desempenho acadêmico e as estratégias de aprendizagem de graduandos de Contabilidade do EAD. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 2022.
MARIGO, A. F. C.; REYES, C.; BOZZINI, I. C. T. Práticas de estudo na comunidade acadêmico-digital: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, 2024.
RODRIGUES, M. E. M.; DAMAZIO, G. N.; VERAS, N.; MARQUES, A. B.; VIANA, W. Gamificando aulas invertidas no ensino de engenharia de requisitos: Um relato de experiência. In: Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, pp. 226-236.
FRAZ, J. N. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2023.
SANTOS, P. E. D. O. S.; de OLIVEIRA, L. D. Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK. Revista Insignare Scientia-RIS, 2022.
FALCÃO, C.A. ; WEISSHEIMER, J. O impacto do feedback explícito no desenvolvimento da produção oral em espanhol como língua estrangeira na educação a distância. Diacrítica, 2022.
GROSSO, M. implicações da inteligência artificial no ensino a distância. In: VAMOS dialogar sobre o poder da educação?, 2022, pp. 248.
de BRITO, F.V.V.; da SILVA, W. EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, 2022.
GEMELLI, C.E.; CLOSS, L.Q. Trabalho docente no ensino superior: Análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019). Educação e Sociedade, 2022.
COELHO, G.R. ; COSTA, F.R.A. Identidade docente de professores dos Institutos Federais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2023.
GUIMARÃES, U.A., de OLIVEIRA, R.C.F., GOMES, M.D.S., da CRUZ, D.O. ; MELLO, L.H.S. EAD e ensino superior brasileiro: políticas públicas e uso de tics. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 2023.
OLIVEIRA, J.L.S. ; RICCI-CAGNACCI, R. Ensino à Distância no Contexto Universitário Brasileiro: uma Revisão de Escopo Baseada em Indicadores de Barreiras e Oportunidades. EaD em Foco, 2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 EaD em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.






