Desafios e Oportunidades: Reflexões sobre o Ensino a Distância no Curso de Licenciatura em Letras do IFRR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2610

Palavras-chave:

Educação a distância, Formação de professores, Flexibilidade, Inclusão

Resumo

Este estudo analisa as percepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Letras – EaD do IFRR sobre as vantagens e desvantagens da modalidade de ensino a distância. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se em textos argumentativos elaborados por cursistas da disciplina “Introdução à EaD: Linguagem e Tecnologia”. Os dados foram organizados em categorias temáticas que evidenciam aspectos como flexibilidade, autonomia, economia de recursos, bem como desafios relacionados à conectividade, ausência de contato presencial e dificuldades de concentração. Os resultados apontam que, embora a EaD promova inclusão e democratização do acesso à educação, ainda exige melhorias estruturais e pedagógicas. Conclui-se que o sucesso na EaD depende da mediação docente, do suporte tecnológico e da capacidade de autogestão dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FONSECA, S. M.; MATTAR, J. Metodologias ativas aplicadas à educação a distância: revisão da literatura. Revista EDaPECI, 2017.

MILL, D.; da SILVA, C. P. R. Aprendizagem da docência para educação a distância: uma breve revisão de literatura sobre docência virtual. Em Rede-Revista de Educação a Distância, 2018.

FALCÃO, C. A.; WEISSHEIMER, J. O impacto do feedback explícito no desenvolvimento da produção oral em espanhol como língua estrangeira na educação a distância. Diacrítica, 2022.

de OLIVEIRA DURSO, S.; DECOSTER, S. R. A. Análise da relação entre o desempenho acadêmico e as estratégias de aprendizagem de graduandos de Contabilidade do EAD. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 2022.

MARIGO, A. F. C.; REYES, C.; BOZZINI, I. C. T. Práticas de estudo na comunidade acadêmico-digital: um relato de experiência. Revista Internacional de Educação Superior, 2024.

RODRIGUES, M. E. M.; DAMAZIO, G. N.; VERAS, N.; MARQUES, A. B.; VIANA, W. Gamificando aulas invertidas no ensino de engenharia de requisitos: Um relato de experiência. In: Anais do III Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, 2023, pp. 226-236.

FRAZ, J. N. Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: representações sociais de professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial. 2023.

SANTOS, P. E. D. O. S.; de OLIVEIRA, L. D. Uma revisão sistemática de literatura sobre o uso do conhecimento especializado do professor de matemática na formação inicial docente: uma análise à luz do modelo MTSK. Revista Insignare Scientia-RIS, 2022.

FALCÃO, C.A. ; WEISSHEIMER, J. O impacto do feedback explícito no desenvolvimento da produção oral em espanhol como língua estrangeira na educação a distância. Diacrítica, 2022.

GROSSO, M. implicações da inteligência artificial no ensino a distância. In: VAMOS dialogar sobre o poder da educação?, 2022, pp. 248.

de BRITO, F.V.V.; da SILVA, W. EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA A PARTIR DA CONTRIBUIÇÃO DAS TICs, CIBERCULTURA E GAMIFICAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, 2022.

GEMELLI, C.E.; CLOSS, L.Q. Trabalho docente no ensino superior: Análise da produção científica publicada no Brasil (2010-2019). Educação e Sociedade, 2022.

COELHO, G.R. ; COSTA, F.R.A. Identidade docente de professores dos Institutos Federais: uma revisão de literatura. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, 2023.

GUIMARÃES, U.A., de OLIVEIRA, R.C.F., GOMES, M.D.S., da CRUZ, D.O. ; MELLO, L.H.S. EAD e ensino superior brasileiro: políticas públicas e uso de tics. RECIMA21-Revista Científica Multidisciplinar-ISSN 2675-6218, 2023.

OLIVEIRA, J.L.S. ; RICCI-CAGNACCI, R. Ensino à Distância no Contexto Universitário Brasileiro: uma Revisão de Escopo Baseada em Indicadores de Barreiras e Oportunidades. EaD em Foco, 2022

Downloads

Publicado

22-10-2025

Como Citar

Silva, L. do N. da, & Pereira, A. de S. (2025). Desafios e Oportunidades: Reflexões sobre o Ensino a Distância no Curso de Licenciatura em Letras do IFRR. EaD Em Foco, 15(1), e2610. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2610

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.