A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2267

Palabras clave:

Ensino híbrido., Tecnologias digitais, Processo de ensino-aprendizagem

Resumen

Este artigo busca realizar algumas aproximações entre a Teoria da Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido na relação com o aprendizado no âmbito das tecnologias. Como referencial teórico, baseia-se nos pressupostos dos estudos vigotskianos de desenvolvimento humano, a partir da perspectiva histórico-cultural, em diálogo com a Cognição distribuída. Por isso, o foco deste estudo são os modelos de Ensino Híbrido por meio de propostas e ações que contribuam com o aprendizado, conciliando momentos virtuais e presenciais. Para isso, foram explorados artigos científicos de uma base de dados, sob uma abordagem qualitativa e em uma perspectiva analítica. Fundamentada na Teoria da Cognição Distribuída, a análise dos dados concluiu que os processos educativos no contexto híbrido devem considerar um aporte teórico, tendo em vista o contexto da cultura digital em que o analógico e o on-line cada vez mais se imbricam. Portanto, o entendimento em relação aos conhecimentos que são construídos/constituídos e se distribuem nesses meios tecnológicos, nos auxilia na busca por caminhos de um ensino e uma aprendizagem mais colaborativos e interativos, nos quais possam ser observados os processos de cognição de maneira distribuída. 

 

Palavras-chave: Cognição distribuída. Ensino. Híbrido. Processos de ensino e aprendizagem.

 

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Biografía del autor/a

Creuza Martins Franca, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda pelo Programa de P´ós-Graduação em Educação (PPEDU), da Universidade Estadual de Londrina (UEL); 

Mestra pelo Progama de Ensino de Ciências Sociais (PPGEN), da Universidade Tecnológica Federa do Paraná - (UTFPR); 

Especialista em Psicopedagogia Clí­nica e Institucional; Metodologia do Ação Docente e Metodologia da Educação Profissional;

Graduação em Pedagogia;

Atualmente: Avaliadora do INEP (BaSis) 

Maria Ilza Zirondi, Universidade Estadual de Londrina

Professora adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Possui graduação em Letras Vernáculas e Clássicas, com mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela UEL e Mestrado em Educação.

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL).

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente. Professora do Departamento de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU) da Universidade Estadual de Londrina/UEL. Seus interesses de pesquisa incluem Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem, com destaque para as tecnologias digitais nas práticas educativas. Participa do GEPE/UEL e do Programa Residência Pedagógica. É coordenadora do grupo de pesquisa DidaTic.

Citas

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Publicado

2024-06-14

Cómo citar

Franca, C. M., Zirondi, M. I., Mello, D. E. de, & Moraes, D. A. F. de. (2024). A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias . EaD Em Foco, 14(1), e2267. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2267

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