Contribuições dos Fóruns de Discussão em um Curso de Educação a Distância, na Modalidade Blended Learning, ofertado na Rede Pública do Estado do Paraná".
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.701Resumo
Analisam-se, neste artigo, as contribuições dos fóruns de discussão para o processo de aprendizagem de professores da Educação Básica da rede pública do Estado do Paraná, em um curso na modalidade blended learning. O estudo foi realizado em abordagem qualitativa, e os dados foram coletados por meio dos registros das falas dos participantes postadas em fóruns disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Buscou- se avaliar de que maneira os fóruns, sendo constituídos como espaços dialógicos, favoreceram a interação entre os participantes e promoveram a ação do pensamento empreendedor, estimulando-os à reflexão sobre os assuntos ali apresentados. Os resultados apontaram que o uso de fóruns pode potencializar a interação on-line em cursos a distância, desde que sejam concebidos de modo personalizado, levando em conta a realidade e a tipicidade do grupo dos participantes nos respectivos cursos.
Palavras-chave: Educação a distância. Empreendedorismo. Fóruns de discussão.
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