A Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido: uma Teoria para Pensar as Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2267Palavras-chave:
Ensino híbrido., Tecnologias digitais, Processo de ensino-aprendizagemResumo
Este artigo busca realizar algumas aproximações entre a Teoria da Cognição Distribuída e o Ensino Híbrido na relação com o aprendizado no âmbito das tecnologias. Como referencial teórico, baseia-se nos pressupostos dos estudos vigotskianos de desenvolvimento humano, a partir da perspectiva histórico-cultural, em diálogo com a Cognição distribuída. Por isso, o foco deste estudo são os modelos de Ensino Híbrido por meio de propostas e ações que contribuam com o aprendizado, conciliando momentos virtuais e presenciais. Para isso, foram explorados artigos científicos de uma base de dados, sob uma abordagem qualitativa e em uma perspectiva analítica. Fundamentada na Teoria da Cognição Distribuída, a análise dos dados concluiu que os processos educativos no contexto híbrido devem considerar um aporte teórico, tendo em vista o contexto da cultura digital em que o analógico e o on-line cada vez mais se imbricam. Portanto, o entendimento em relação aos conhecimentos que são construídos/constituídos e se distribuem nesses meios tecnológicos, nos auxilia na busca por caminhos de um ensino e uma aprendizagem mais colaborativos e interativos, nos quais possam ser observados os processos de cognição de maneira distribuída.
Palavras-chave: Cognição distribuída. Ensino. Híbrido. Processos de ensino e aprendizagem.
Downloads
Referências
ABUTAKKA; R. V. A.; MARTINS DA SILVA, L.; MARTINS DOS ANJOS, A. Ensino híbrido: organização e sistematização de conceitos com base em revisão sistemática da literatura. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 203–220, 2019. DOI: 10.53628/emrede.v6i2.467. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/467 - Acesso em: 29 fev. 2024
ARAÚJO, C. H. Elementos constitutivos do trabalho pedagógico na docência online. 2014. 168f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.
BRITO, J. M. S. A Singularidade Pedagógica do Ensino Híbrido. EaD em Foco, Revista Científica de Educação a distância. Rio de Janeiro, v.10, e948. 2020. DOI: Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1948 - Acesso em: 29 fev. 2024
CASAGRANDE, A. L.; MAIESKI, A.; ALONSO, K. M. Tecnologias digitais na educação pós-pandemia e educação híbrida: efeitos, lições e possibilidades. EmRede - Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 10, 2023. DOI: 10.53628/EmRede – Revista de Educação a distância. v.10i.970, 2023. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/970 -Acesso em: 28 fev. 2024.
COLE, M.; Engeström, Y. A cultural-historical approach to distributed cognition. In: Gavriel, Salomon (Eds.), Distributed cognitions: Psychologial and educational considerations.
Cambridge University Press. New York, p. 1-46, 1993.
COSTA, P. J. C. Processos educativos baseados em cognição distribuída voltados a experiências de inteligência coletiva com tecnologias da cibercultura. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2021.
FREITAS. M. T. A. Tecnologias digitais: cognição e aprendizagem. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: UFSC, 2015.
Disponível em: http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-de-Maria-Teresa-de-Assun%C3%A7%C3%A3o-Freitas-para-o-GT16.pdf - Acesso em: 28 fev. 2024
HOLLAN, J.; HUTCHINS, E.; KIRSH, D. Distributed Cognition: toward a new foundation for Human-computer interaction research. ACM Transactions on Computer-Human Interaction. v. 7, n. 2, p. 174-196, 2000. Disponível em: https://www.lri.fr/~mbl/Stanford/CS477/papers/DistributedCognition-TOCHI.pdf - Acesso em: 16 de out. 2023.
HORN, M.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Tradução de Maria Cristina Gularte Monteiro, revisão técnica de Adolfo Tanzi Neto e Lilian Bacich. Porto Alegre: Penso, 2015.
HUTCHINS, E. Cognition in the wild. Cambridge, MA: MIT Press, 1994.
HUTCHINS, E. How a cockpit remembers its speed. Cognitive Science. V. 19, p. 265-288, 1995.
LAKATOS, E.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. - 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1997.
LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.
MIRANDA, R. V.; MORET, A. de S.; E SILVA, J. C.; PERPETUA SIMÃO, B. Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos. EaD em Foco, [S. l.], v. 10, n. 1, 2020. DOI: 10.18264/eadf.v10i1.913. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/913 - Acesso em: 10 jun. 2024.
MORAES, D. A. F. de; LIMA, C. M. de. Apropriações das mídias digitais na formação conceitual e na construção conjunta de significados na universidade. Educação em Foco, [S. l.], v. 24, n. 42, p. 259–278, 2021. DOI: 10.24934/eef.v24i42.4772. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4772 - Acesso em: 16 maio. 2024.
MORAES, D. F.; MELLO, D. E. O ensino de conceitos na universidade: o Facebook como instrumento de mediação didática colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 2, p. 361–384, 2020. DOI: 10.21723/riaee.v15i2.12391. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12391 - Acesso em: 10 jun. 2024.
PEA, Roy. Practices of Distributed Intelligence and Desings for Education. Distributed Cognitions, edited by G. Salomon. New York, NY: Cambridge University Press, 1997.
ROCHA, J. A. P.; PAULA, C. P. A. de; SIRIHAL DUARTE, A. B. A Cognição Distribuída como referencial teórico para os estudos de usuários da informação. Informação & Sociedade, [S. l.], v. 26, n. 2, 2016. Disponível em: Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28563 - Acesso em: 12 nov. 2023
SANDHU, I. K. Análise de Fatores que influenciam a Aceitação da Aprendizagem Combinada. Ed. Nosso Conhecimento, 2020.
SALOMON, G. No distribution without individual’s cognition: a dynamic interactional view. In Distributed cognitions: psychological and educational considerations. Cambridge University Press. Cambridge, United Kingdom: p. 114-4, 128-35, 1993.
SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, T. M.; CHAGAS, A. M.; ANJOS, R. A. A. dos. Ensino híbrido: Alternativa de personalização da aprendizagem. Revista Com Censo, Brasília, n.16, v.6, n.1, p.55-66, 2019. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/587 - Acesso em: 1 nov. 2023.
TORRES, P. L.; COSME, A.; SANTOS, E. O. O. Educação e tecnologias em contexto de pandemia: uma experiência de aulas remotas. Revista Cocar, [S.l.], n. 9, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4129 - Acesso em: 28 nov. 2023
VIEIRA, V. D.; MELLO, D. E. de; MORAES, D. A. F. de. Colaboração entre crianças com uso de tecnologias digitais: uma experiência a partir da teoria da cognição distribuída. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 626–641, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.626-641.3270. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3270 - Acesso em: 16 maio. 2024
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: O desenvolvimento dos processos Psicológicos Superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VIGOTSKI, L. S. Obras Escogidas. v. III. Madrid: Visor, 1995, 383p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 EaD em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.