Ensino Híbrido: Novas Habilidades Docentes Mediadas pelos Recursos Tecnológicos
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.913Resumo
A tecnologia tornou-se uma aliada quando o assunto é processo ensino-aprendizagem, é uma ferramenta para ajudar a personalizar as atividades em sala de aula, além disso, facilita no processo de aquisição de conhecimento dos alunos e professores. Contudo é importante ressaltar que a tecnologia não substitui e nem diminui a presença do professor em sala, apenas modifica seu papel nessa nova concepção de aprendizagem. Neste sentido, esta pesquisa tem como objetivo, investigar através de uma revisão bibliográfica sistemática a proposta do ensino híbrido: Novas habilidades docentes mediadas pelos recursos tecnológicos. As variáveis selecionadas para análise envolvendo o objeto do estudo foram: Tecnologia, Metodologia de Ensino, Professor e Aluno. Conclui-se que nesse novo cenário de aprendizagem o aluno é o centro do processo, o professor é o mediador do conhecimento, e, portanto, precisa mostrar aos alunos que existem diferentes formas de aprender e construir conhecimento.
Palavras-chave: Ensino híbrido. Papel do professor no ensino híbrido. Tecnologia no processo educacional.
Downloads
Referências
BERBEL N. Neusi Aparecida: As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Seminário: Ciências Sociais e Humanas, 32 (1), p. 25-40, 2011.
CARDOSO, Celso Aparecido. Formação crítico-reflexiva: a relação teoria e prática. Integração: ensino, pesquisa, extensão, ano VIII, nº 30, agosto de 2012.
COUTINHO, clara; Lisboa, Eliana. sociedade da informação, do conhecimento e da Aprendizagem: desafios para educação no século XXI?. Revista de Educação, Vol. XVIII, n.1, p 5-22, 2011.
DORIGONI, G. M. L.; DA SILVA, J. C. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. v. 10, p. 12, 2013.
GAROFALO, Débora. 7 ideias para usar a tecnologia na Educação infantil. Revista Nova Escola, abril de 2019. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/16856/7-ideias-para-usar-a-tecnologia-na-educacao-infantil>. Acesso: 29 de abril de 2019.
GIDDENS, A. Sociologia. 6. Ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
GOMES, Suzana dos Santos. Brincar em Tempos Digitais. In: Revista Presença Pedagógica: Diálogo entre Universidade e Educação Básica para Formação do Professor. Seção Presença Infantil. Belo Horizonte, n. 113, p. 44-51. set./out. 2013.
HORN, Michael B.; STAKER, Heather; CHRISTENSEN, Clayton. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, 2015.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
KENSKI, V.M. Educação e Tecnologias o Novo Ritmo Da Informação. Editora Papirus. Campinas, SP, 8º edição, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: Um novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012. p. 15-25.
LIBÂNEO, José Carlos; Oliveira, João Ferreira de; Thoschi, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LIKERT, R. A Technique for the Measurement of Attitudes. Archives of Psychology, v. 140, p. 1-55, 1932.
MASETTO, Marcos T. O professor na hora da verdade. São Paulo: Avercamp, 2010
MORAN, Edgar. Os sete saberes necessários í educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya.2. ed.São Paulo: Cortez, Brasília, 2011. Vol. II. P. 15-33. 2015.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. de; MORALES, O. E. T. (Org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca FotoPROEX/UEPG, 2015.
MORAN, Manuel José, MASETO, T. Marcos, BEHRENS. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21ª ed, - Campinas, SP, Papirus, 2013.
OKADA, S. A intermediação pedagógica múltipla no universo das TIC e Moodle?. In L. Alves, D. Barros & A. Okada (org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. Salvador: EDUNEB, 2009.
PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. In: Conjectura. v. 15, n. 2, p.201-204, maio/ago. 2010.
PAIVA, Natália Moraes Nolêto e COSTA, Johanatan da Silva. A influência da tecnologia na infância: desenvolvimento ou ameaça? IN: Psicologia. Net. 2015.
PIRES, Angela Monteiro. Educação do campo como direito humano. São Paulo: Cortez, 2012.
ROLKOUSKI, E. Tecnologias no ensino de matemática. Curitiba: Ibpex, 2011.
STOCHI, Claudia Roberta Rosa. Qual o papel da educação para a sociedade: formar indivíduos críticos ou especializar mão de obra. 2016. Disponivel em: < https://blog.abmes.org.br/?p=10918> Acesso em 31/07/2019.
SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. In: Rev. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 112, 2010.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação, São Paulo: Érica,2011.
VALENTE, J. A. Educação í distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011.
VOSGERAU, D. S.R. A tecnologia na escola: o papel do gestor neste processo. In: BARBOSA, A. F. (coord). TIC Educação 2011: pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. São Paulo. 2012, p 35-41.
VANDRESEN, Ana Sueli Ribeiro. Web 2.0 e educação: Uso e Possibilidades. In: X congresso nacional de educação - educere, 2011, Curitiba. I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Curitiba: PUCPR, 2011. p. 12658 - 12667.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 EAD EM FOCO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.