O Uso do Gênero Textual WebQuest como Incentivo para a Aprendizagem Colaborativa dos Alunos de um Curso Técnico Profissionalizante
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i1.1342Resumo
O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada na disciplina Gestão de Pessoas de uma instituição estadual de ensino localizada na região norte do estado do Paraná. A questão norteadora da pesquisa é: a utilização do gênero textual WebQuest incentiva a aprendizagem colaborativa dos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Administração? Em consonância com essa problemática, foi proposta a realização de uma tarefa em que os alunos deveriam acessar a WebQuest intitulada "Perfil Empreendedor" e realizar a atividade disponível. Esta pesquisa é considerada, quanto ao seu objetivo, como exploratória; quanto aos procedimentos, como de levantamento e de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 16 alunos, e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019. De acordo com as respostas dos alunos, constatou-se que 75% se sentem mais satisfeitos em realizar atividades de forma colaborativa. Portanto, identificou-se que o uso do gênero textual WebQuest se revela produtivo para a aprendizagem científica em ambiente educacional em processo de trabalho colaborativo.
Palavras-chave: WebQuest. Gênero Textual. Aprendizagem colaborativa.
Downloads
Referências
AMARO, S.; RAMOS. A; OSÓRIO. A. Os meninos í volta do computador: a aprendizagem colaborativa na era digital. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/11/14. Acesso em: 10 jun. 2020.
ARAÚJO, A. T.; ALMEIDA, A. D. Uso de recurso de internet para o ensino de Biologia: WebQuest, uma experiência com o Ensino Médio. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas, n. 1, 2020.
BASTOS, M. C. P.; FERREIRA. D. V. F. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora S.A, 2016.
CARVALHO, F. B. C. et al. Uso de recursos podcast e WQ no estudo do tema avaliação na educação infantil. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/12499/1125611619. Acesso em: 28 jun. 2020.
CZERWINSKI, G. P. V.; COGO, A. L. P. WebQuest e blog como estratégias educativas em saúde escolar. Rev. Gaúcha Enfermagem, v. 39, jul. 2018.
LINHARES, M. C. D. S. Redes em contextos de aprendizagem: possibilidade de conhecimento-regulação e/ou emancipação. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/index.php/educacao/article/viewFile/4127/2105. Acesso em: 26 jun.2020.
MARTINS, A. D.; BIANCHINI, L. G. B.; YAEGASHI. S. F. R. WQ e a Afetividade Presente na Construção de Conhecimento Matemático por Alunos do Ensino Médio. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/bolema/v31n57/0103-636X-bolema-31-57-0289.pdf. Acesso em: 10 maio 2020.
MEIRINHOS, M.; OSÓRIO, A. Criação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa para a formação contínua de professores. Disponível em: https://journals.epistemopolis.org/index.php/tecnologiasedu/article/view/1390/986. Acesso em: 25 jun. 2020.
MONDEK, S. A.; TREVISAN. A. L.; SANTOS. G. J. F. D. Uso do gênero textual-WQ como forma de dinamizar o ensino de cálculo no curso de química. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:z4fi7OITUiYJ:www.sinect.com.br/2018/down.php%3Fid%3D4111%26q%3D1+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: 5 abr. 2020.
MOURA, A. G. A; VAS, B. B. WebQuests e ensino: uma experiência tocantinense para aprendizagem de História. Revista História Hoje, v. 9, n. 17, p. 234-257, 2020.
PAIVA, U. B. WebQuest como recurso para aprender história no IFAC. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), v. 3, n. 6, 2017.
PAZ, L. K. D. S. et al. Uma WebQuest para o ensino de matemática: contributos para um web currículo. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 2, n. 4, p. 144-163, 2020.
PRAIS, J. L. D. S. et al. A WQ como recurso pedagógico no curso de pedagogia. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/11031/10485. Acesso em: 20 jun. 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA JÚNIOR, S. D.; COSTA, F. J. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. XVII SEMEAD Seminários em Administração, out. 2014. Disponível em: http://sistema.semead.com.br/17semead/resultado/trabalhosPDF/1012.pdf. Acesso em: 5 maio 2020.
SILVA, P. F. D.; MENEZES, C. S. D. FAGUNDES, L. D. C. Aprendizagem colaborativa: desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem em ambientes digitais. V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/6625/0. Acesso em: 25 maio 2020.
TIBES, C. M. et al. Development of digital educational resources for nursing education. Journal of Nursing UFPE/Revista de Enfermagem UFPE, v. 3, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.