O Ensino Remoto Emergencial Aplicado no Período Pandêmico (2020-2021): uma Proposta Inspirada na Educação a Distância
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2244Palabras clave:
Ensino a distância, Pandemia, Cultura digitalResumen
Este artigo analisa as contribuições da educação a distância ao ensino remoto emergencial (ERE), método amplamente utilizado no período da pandemia da COVID-19 (2020-2021). As colaborações da educação a distância, modalidade de ensino já consolidada no campo educacional, adaptaram-se às práticas escolares existentes e criaram diferentes demandas. Os contrapontos do espaço escolar e o espaço virtual, recursos, linguagens, ambiente e interação mostram-se diferentemente nessas iniciativas não presenciais de ensino. Sendo assim, na EaD, ações e práticas são previstas a partir de um planejamento didático em tempos e espaços distintos, enquanto o ERE caracteriza-se como uma nova forma de virtualizar o ensino praticado em sala de aula. Compreendemos que o advento de novos contextos virtuais pedagógicos evidenciou uma urgência de adaptação às novas ferramentas tecnológicas e a uma nova materialidade, como a cultura de tela, por exemplo. Discutiremos o impacto da cultura digital no ensino e nas relações pedagógicas mobilizando desafios no campo educacional e na sociedade. Para isto, analisamos os discursos (Foucault, 2007) e suas representações (Chartier, 1990), a partir de ocorrências no jornal O Globo (on-line), entre 19/03/2020 a 08/03/2021, em um momento histórico desafiador e incerto, no qual a cultura digital mobilizou práticas pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino a distância. Pandemia. Cultura digital.
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