Informação, Cultura, Conhecimento e Entretenimento: a Rádio CECIERJ Está no AR!
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1184Resumo
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, o CECIERJ, tem por mérito ser uma instituição reconhecida na educação pública no Estado, por décadas. Mediante a expertise cunhada pela instituição ao longo dos anos, buscamos propor a inserção de um meio de comunicação alternativo em seu método de trabalho, a fim de vislumbrar ricas possibilidades de alargamento ao acesso democrático de seus estudantes nas mais diversas regiões do Estado, a Rádio CECIERJ. Sua finalidade seria de contribuir com um papel agregador e integrador para com os estudantes e toda a comunidade envolvida. O artigo tem como objetivo compreender acerca de contribuições possíveis à implementação de uma rádio para divulgação de informação, cultura, conhecimento e entretenimento da Fundação CECIERJ, em adição aos seus projetos educacionais. Dentre os mecanismos digitais, o rádio encontra, em meio ao momento de pandemia mundial, seu espaço em prol de preencher lacunas deixadas pela exclusão digital. Pelo fato da Fundação CECIERJ exercer importante relevância na modalidade a distância em diversos níveis de formação e ensino, o alinhamento do rádio serviria aos seus meios de divulgação de informação, cultura, conhecimento e entretenimento, na frequência modulada (FM), com difusão também por meio de rádio web. Desse modo, mesmo em face à ausência digital, a frequência radiofônica seria mais uma garantia de suprir onde a internet não alcança. O suporte teórico-metodológico conta com: Le Goff (1990), Velho (1981), Rocha (2007), entre outros.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Ensino híbrido.
Downloads
Referências
BARCELOS, L. Diagnósticos de um Centro de Estudos Supletivos na cidade do Rio de Janeiro: o que é qualidade na educação de jovens e adultos? 2013. 196f. Dissertação: (mestrado em educação) – Uni verdade Mestrado em Educação do Rio de Janeiro.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS. Programas de pós-graduação em Educação e em Informática na Educação. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/>. Acesso em: ago. 2020.
BIELSCHOWSKY, C. E. Consórcio Cederj: A História da Construção do Projeto. EaD em FOCO, v. 7, n. 2, p. 8–27, 2017.
BRASIL [Lei nº 5692/71]. Lei de Reforma Educacional de 1º e 2º Grau e ensino supletivo. Disponível em:<https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numer
o=5692&ano=1971&ato=f4ekXQU50MjRVT190>. Acesso em: set. 2015.
CALABRE, L. Políticas públicas culturais de 1924 a 1945: o rádio em destaque. 2003. Disponível em http://www.cpdoc.fgv.br/revista/arq/346.pdf Acesso abr. 2017.
CAMARA, S.; RANGEL, J. A. Educando o Brasil nas ondas do rádio: Fernando Tude de Souza e o projeto de radiodifusão educativa do Ministério da Educação e Saúde Pública (1943-1951). In: Josefa Eliana Souza; Joaquim Tavares da Conceição; Anamaria G. Bueno de Freitas. (Org.). Intelectuais da Educação & Cultura Escolar. 1ed. Maceió: Editora da Universidade Federal de Alagoas - Edufal, 2017, p. 153-173.
FíVERO, O. MEB – Movimento de Educação de Base primeiros tempos: 1961-1966. In: V Encontro Luso-Brasileiro de História da Educação, realizado em Évora, Portugal, de 5 a 8 de abril de 2004. Disponível em: <http://www.forumeja.org.br/files/meb_historico.pdf>. Acesso em: ago. 2020.
FERRARETTO, L. A. Roquette-Pinto e o ensino pelo rádio. In MEDITSCH, E. e ZUCULOTO, V.i (orgs.). Teorias do rádio – textos e contextos. Florianópolis: Insular, Vol.II, 2008.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: EdUnicamp, 1990.
LEYENDECKER, N. N. de F. Universidade do Ar: nas ondas do rádio se formam os professores secundaristas (1941 – 1944). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. 162f. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1JhUGBzS9SrL9YXKYcJWjeWuJmbkZGV6q/view>. Acesso em: mai. 2020.
MONACO, R. M. G. O Centro de Estudos Supletivos de Niterói: uma proposta de educação para jovens e adultos (1976-1986). Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo. 2017. 141f. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/14SLkIfA1oWdwk55a7ihRH94fMxnffXS7/view>. Acesso em mai. 2021.
MORAN, J. O que é educação í distância. Disponível em: <http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf >. Acesso em: ago. 2020.
PIMENTEL, F. P. O Rádio Educativo Brasileiro, uma visão histórica. Rio de Janeiro: Soarmec Editora, 2009, 2ª ed.
ROCHA, A. Nas ondas da modernização: o rádio e a TV no Brasil de 1950 a 1970. Rio de Janeiro: Aeroplano/Faperj, 2007.
ROCHA, M. V. A Rádio Sociedade e a Educação para Roquette-Pinto. 2010. 170f. Dissertação (Mestrado em Educação, conhecimento e a inclusão social) – Faculdade de Educação da UFMG, 2010.
SPENTHOF, E. L. A experiência laboratorial da Rádio Universitária da UFG e o debate sobre o aperfeiçoamento pedagógico dos cursos de jornalismo. In: Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo, v. 1, n. 2, 2007.
TEIXEIRA, N. MEDEIROS, Rl. As Rádios Universitárias Públicas como Espaços para Formação Complementar. Revista Passagens. Programa de Pós-Graduação em Comunicação UFC. Vl. 9, nº 1, 2018, pág. 76-90.
VELHO, G. Projeto, emoção e orientação em sociedades complexas. In: Individualismo e cultura. Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981, p. 13-37.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.