Informação, Cultura, Conhecimento e Entretenimento: a Rádio CECIERJ Está no AR!

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1184

Resumo

A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, o CECIERJ, tem por mérito ser uma instituição reconhecida na educação pública no Estado, por décadas. Mediante a expertise cunhada pela instituição ao longo dos anos, buscamos propor a inserção de um meio de comunicação alternativo em seu método de trabalho, a fim de vislumbrar ricas possibilidades de alargamento ao acesso democrático de seus estudantes nas mais diversas regiões do Estado, a Rádio CECIERJ. Sua finalidade seria de contribuir com um papel agregador e integrador para com os estudantes e toda a comunidade envolvida. O artigo tem como objetivo compreender acerca de contribuições possíveis à implementação de uma rádio para divulgação de informação, cultura, conhecimento e entretenimento da Fundação CECIERJ, em adição aos seus projetos educacionais. Dentre os mecanismos digitais, o rádio encontra, em meio ao momento de pandemia mundial, seu espaço em prol de preencher lacunas deixadas pela exclusão digital. Pelo fato da Fundação CECIERJ exercer importante relevância na modalidade a distância em diversos níveis de formação e ensino, o alinhamento do rádio serviria aos seus meios de divulgação de informação, cultura, conhecimento e entretenimento, na frequência modulada (FM), com difusão também por meio de rádio web. Desse modo, mesmo em face à ausência digital, a frequência radiofônica seria mais uma garantia de suprir onde a internet não alcança. O suporte teórico-metodológico conta com: Le Goff (1990), Velho (1981), Rocha (2007), entre outros.

Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Ensino híbrido.

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Biografia do Autor

Rosa Maria Garcia Monaco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd) da UERJ (2019-2023) Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais (PPG-EDU) da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da UERJ Especialista pelo Curso de Pós-Graduação Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância.(PIGEAD) pelo LANTE/UFF Graduação em Educação Fí­sica (UERJ) Graduação em Pedagogia (UERJ)

Niely Natalino de Freitas Leyendecker, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora de Lí­ngua Portuguesa no ensino básico, especialista em educação a distância, mestre em educação, pesquisadora em história da educação.

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Publicado

26-05-2021

Como Citar

Monaco, R. M. G., & Leyendecker, N. N. de F. (2021). Informação, Cultura, Conhecimento e Entretenimento: a Rádio CECIERJ Está no AR!. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1184