As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2098

Palabras clave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Representações sociais, Formação inicial de professores., Ensino remoto emergencial

Resumen

A pandemia de Covid-19 afetou significativamente a vida de estudantes, professores e demais setores da sociedade, em todo o mundo. Devido à necessidade do distanciamento social, as escolas e as universidades tiveram que adaptar suas aulas para os chamados ambientes virtuais de aprendizagem. Nota-se na literatura um grande número de trabalhos sobre os impactos da pandemia no aprendizado e no comportamento dos estudantes, mas, sem dúvida, há espaço para investigação das possíveis Representações Sociais consolidadas pela exposição massiva às tecnologias digitais de comunicação e informação. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o ambiente virtual de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Apoiado no referencial teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central, os resultados mostraram que os estudantes reconheceram a importância da adoção da ferramenta tecnológica durante o período do ensino remoto emergencial; entretanto, sinalizaram despreparo de seus professores em sua utilização. Mostrando, portanto, a necessidade de formação continuada para os professores atuantes no curso de licenciatura em física, visando, sobretudo, o trabalho com as ferramentas tecnológicas alinhadas com pedagogias que potencializem a participação dos estudantes. 

 

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Representações sociais. Formação inicial de professores. Ensino remoto emergencial. 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Osias de Barros Anunciação, Instituto Federal de São Paulo

GPITEF - Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física 

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Marcio Vinicius Corrallo, IFSP

GPITEF - Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física 

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Citas

ABRIC, J-C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. Silva P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. Goiânia, GO: AB, 1998.

ANUNCIAÇÃO, O. B. O uso do ambiente virtual de aprendizagem em apoio ao ensino remoto emergencial: um estudo à luz das representações sociais de estudantes de licenciatura em física. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo. São Paulo, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação da pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nª 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 62, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 10 set. 2023

CASTRO, A. A. M.; LACERDA, F. K.; SABA, C. C. A. N. Educação a Distância na Pandemia Covid-19: o Que Dizem os Licenciandos em Ciências Biológicas do Polo Magé/RJ sobre essa Experiência? EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. e1943, 2023.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5a ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SILVA, R. S. Moodle para autores e tutores. 2. ed. São Paulo: NOVATEC, 2011.

SILVA, V. R. V. Representações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia: houve mudanças a partir do ensino remoto emergencial? 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Pernanbuco - Centro de Educação - Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, PE, 2022.

SILVA, V. R. V.; BONA, V. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DO QUE PENSAM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DESSE FENÔMENO A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, p. 1–21, 2023.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Anunciação, O. de B., & Corrallo, M. V. (2023). As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial. EaD Em Foco, 13(1), e2098. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2098

Número

Sección

Estudos de Caso

Artículos más leídos del mismo autor/a