Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2142Palavras-chave:
Ensino de física, Chatbot, Representações sociaisResumo
Diante dos avanços do uso de tecnologias no contexto educacional, especialmente a Inteligência Artificial, é importante desenvolver estudos reflexivos sobre aceitação, expectativas e potenciais obstáculos para a implementação dessas tecnologias por professores e futuros professores. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o uso de chatbot em apoio ao ensino. Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria do Núcleo Central. Buscando maior suporte no mapeamento das representações dos estudantes, optou-se pela análise de questionário, análise prototípica e análise de similitude. Os resultados apontaram uma valorização da ferramenta, talvez pensando em situações do cotidiano; entretanto, notou-se uma hesitação no uso da ferramenta para o ensino de física. O estudo apontou a necessidade de maior debate sobre a temática nos cursos de formação de professores, visando a consolidação de representações envolvendo o chatbot e proposições pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino de física. Representações sociais. Chatbot.
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