Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios

Autores

Palavras-chave:

Ensino de física, Chatbot, Representações sociais

Resumo

Diante dos avanços do uso de tecnologias no contexto educacional, especialmente a Inteligência Artificial, é importante desenvolver estudos reflexivos sobre aceitação, expectativas e potenciais obstáculos para a implementação dessas tecnologias por professores e futuros professores. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o uso de chatbot em apoio ao ensino. Utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria do Núcleo Central. Buscando maior suporte no mapeamento das representações dos estudantes, optou-se pela análise de questionário, análise prototípica e análise de similitude. Os resultados apontaram uma valorização da ferramenta, talvez pensando em situações do cotidiano; entretanto, notou-se uma hesitação no uso da ferramenta para o ensino de física. O estudo apontou a necessidade de maior debate sobre a temática nos cursos de formação de professores, visando a consolidação de representações envolvendo o chatbot e proposições pedagógicas.

 

Palavras-chave: Ensino de física. Representações sociais. Chatbot.

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Publicado

25-04-2024

Como Citar

Funaki, L. D. C., & Corrallo, M. V. (2024). Chatbots no Ensino de Física: Possibilidades e Desafios. EaD Em Foco, 14(1), e2142. Recuperado de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2142

Edição

Seção

Artigos Originais