As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2098

Palavras-chave:

Ambiente virtual de aprendizagem, Representações sociais, Formação inicial de professores., Ensino remoto emergencial

Resumo

A pandemia de Covid-19 afetou significativamente a vida de estudantes, professores e demais setores da sociedade, em todo o mundo. Devido à necessidade do distanciamento social, as escolas e as universidades tiveram que adaptar suas aulas para os chamados ambientes virtuais de aprendizagem. Nota-se na literatura um grande número de trabalhos sobre os impactos da pandemia no aprendizado e no comportamento dos estudantes, mas, sem dúvida, há espaço para investigação das possíveis Representações Sociais consolidadas pela exposição massiva às tecnologias digitais de comunicação e informação. Nesse sentido, este trabalho buscou mapear as Representações Sociais de um grupo de estudantes de licenciatura em física sobre o ambiente virtual de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Apoiado no referencial teórico-metodológico da Teoria do Núcleo Central, os resultados mostraram que os estudantes reconheceram a importância da adoção da ferramenta tecnológica durante o período do ensino remoto emergencial; entretanto, sinalizaram despreparo de seus professores em sua utilização. Mostrando, portanto, a necessidade de formação continuada para os professores atuantes no curso de licenciatura em física, visando, sobretudo, o trabalho com as ferramentas tecnológicas alinhadas com pedagogias que potencializem a participação dos estudantes. 

 

Palavras-chave: Ambiente virtual de aprendizagem. Representações sociais. Formação inicial de professores. Ensino remoto emergencial. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osias de Barros Anunciação, Instituto Federal de São Paulo

GPITEF - Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física 

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Marcio Vinicius Corrallo, Instituto Federal de São Paulo

GPITEF - Grupo de Pesquisa em Inovação Tecnológica para o Ensino de Física 

Instituto Federal de São Paulo - Campus São Paulo

Referências

ABRIC, J-C. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. Silva P.; OLIVEIRA, D. C. (org.). Estudos Interdisciplinares de representação social. Goiânia, GO: AB, 1998.

ANUNCIAÇÃO, O. B. O uso do ambiente virtual de aprendizagem em apoio ao ensino remoto emergencial: um estudo à luz das representações sociais de estudantes de licenciatura em física. 2023. 66 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Paulo. São Paulo, 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação da pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nª 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 62, 17 jun. 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 10 set. 2023

CASTRO, A. A. M.; LACERDA, F. K.; SABA, C. C. A. N. Educação a Distância na Pandemia Covid-19: o Que Dizem os Licenciandos em Ciências Biológicas do Polo Magé/RJ sobre essa Experiência? EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. e1943, 2023.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 5a ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

SILVA, R. S. Moodle para autores e tutores. 2. ed. São Paulo: NOVATEC, 2011.

SILVA, V. R. V. Representações sociais de tecnologias digitais da informação e comunicação compartilhadas por licenciandos/as em pedagogia: houve mudanças a partir do ensino remoto emergencial? 2022. 152 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Pernanbuco - Centro de Educação - Departamento de Educação - Programa de Pós-Graduação em Educação, Recife, PE, 2022.

SILVA, V. R. V.; BONA, V. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE DO QUE PENSAM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS ACERCA DESSE FENÔMENO A PARTIR DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 25, p. 1–21, 2023.

Downloads

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Anunciação, O. de B., & Corrallo, M. V. (2023). As Representações Sociais de Estudantes de Licenciatura em Física sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem em apoio ao Ensino Remoto Emergencial. EaD Em Foco, 13(1), e2098. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2098

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)