Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: Experimentado essa relação
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2093Palabras clave:
Educação Física Escolas, Tecnologias Digitais, EnsinoResumen
O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejamento e docência de uma aula de Educação Física, mediada por tecnologias digitais, para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A aula faz parte de uma pesquisa-ação, realizada numa escola da rede municipal do RS/BRA. Houve a escuta dos participantes, tomada de decisões coletivamente com vistas a buscarmos alternativas para o problema da pesquisa que emerge das falas dos alunos que não percebem potencialidades do uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. É uma aula construída com os alunos e a professora. A experimentação norteou-se pela abordagem crítico-emancipatória de Elenor Kunz, que defende que a Educação Física deve ser um lugar para os alunos criarem, interagirem e construírem suas próprias experiências de movimento, ou seja, propiciar o “se-movimentar”. As tecnologias digitais possibilitaram o acesso a conhecimentos sobre práticas corporais (futsal, handebol, vôlei, atletismo e dança), mas também instigaram os alunos a um processo reflexivo e criativo. Constatou-se que é possível estabelecer relações entre o ensino da Educação Física e o uso de tecnologias digitais, mantendo a essência da Educação Física, que é o “se-movimentar”. Conclui-se que as tecnologias digitais potencializam a coletividade, a cooperação e a experimentação/criação corporal, ampliando o conhecimento dos alunos sobre as práticas da cultura corporal de movimento. Portanto, o seu uso, na articulação com a abordagem crítico-emancipatória, transcende ao ensino centrado na reprodução do conhecimento, possibilitando a construção de novos saberes, a problematização e a resolução de problemas coletivamente.
Palavras-chave: Educação física escolar. Tecnologias digitais. Ensino.
Descargas
Citas
AMARAL, M. M. do; ROSSINI, T. S. S.; SANTOS, E. O. dos. A viralização da educação online: a aprendizagem para além da pandemia do novo Coronavirus. Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 334-355, jul. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000300334&lng=pt&nrm=iso - Acesso em: 20 dez. 2023.
ANTUNES, A. A. Gincana Sem Sentido: inclusão, competição e empatia no ambiente escolar. Retratos da Escola, [S. l.], v. 15, n. 31, p. 199–213, 2021. DOI: 10.22420/rde.v15i31.1076. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1076 - Acesso em: 11 abr. 2023.
COSTA, V. K. O; SANTOS, J. E. P. A percepção dos estudantes sobre o papel da gincana no Ensino Fundamental. Anais do VII Congresso Nacional de Educação. Maceió. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5736_01092020161732.pdf - Acesso em: 20 mar. 2022. p. 1-19.
DOS SANTOS, A. G. Brum et al. Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande do Sul durante a Pandemia da Covid-19. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, e1300, 2021. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v11 i2.1300 - Acesso: 09 maio 2023.
FRANCO, M. A. S. Pesquisa-Ação Pedagógica: práticas de empoderamento e de participação. ETD - Educação Temática Digital, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 511–530, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i2.8637507. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8637507 - Acesso em: 18 abr. 2023.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da Pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300011 - Acesso em: 09 maio 2023.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. 8. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2016.
KUNZ, E. (org.). Didática da educação física 3: futebol. 3. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2013.
LARROSA, J. Esperando não se sabe o quê sobre o ofício de professor. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LEMOS, A. Dataficação da vida. Civitas: Revista de Ciências Sociais, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 193–202, 2021. DOI: 10.15448/1984-7289.2021.2.39638. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/39638 - Acesso em: 20 dez. 2023.
LUZ, F. S. et al. QR Code: uma proposta pedagógica na formação dos professores de Educação Física. VÉRTICES, Campos dos Goytacazes/RJ, v.22, n.2, p. 261-272, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6257/625764627019/625764627019.pdf - Acesso em: 20 mar. 2023.
MASSCHELEIN, J; SIMONS, M. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
NEUENFELDT, D. J.; OLIVEIRA, E. S. de; BAUMGARTEN, M. Educação física escolar: desafios, superação e retorno às aulas presenciais. Linhas Críticas, Brasília, v. 28, e44216, jan. 2022. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312022000100136 -
Acesso: 09 fev. 2024.
NEUENFELDT, D. J.; SCHUCK, R. J.; NEUENFELDT, A. E.; SILVA, K. J.; BAUMGARTEN, M. Educação Física Escolar e Ensino Remoto Emergencial: Percepções de Alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 649–657, 2022. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsscogna.com.br/ensino/article/view/9950 - Acesso em: 9 fev. 2024.
OLIVEIRA, M. R. R; MIRANDA, L. V. T. Mídia-Educação (física) e metodologias participativas: a produção de imagens como possibilidade didático-pedagógica na educação física. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 13, n. 31, p. 253-276, 2016. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1928/1149 - Acesso em: 20 out. 2022.
OLIVEIRA, F. S. Mídia-educação física: outros olhares sobre a cultura corporal. Curitiba: Appris, 2021.
SANTAELLA, L. Humanos Hiper-híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTOS, E. O.; CARVALHO, F. S. P.; PIMENTEL, M. Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. ETD, Campinas, v. 18, n. 1, p. 23-42, abr. 2016. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922016000100023&lng=pt&nrm=iso - Acesso em: 01 jan. 2024.
SEIBEL, D. A; ISSE, S. F. Tecnologias digitais: ferramenta pedagógica para as aulas de Educação Física. Revista Didática Sistêmica, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 68–82, 2017. DOI: 10.14295/rds.v19i1.7222. Disponível em: https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/7222 - Acesso em: 20 mar. 2023.
SIBILIA, P. Redes ou Paredes: A escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.