Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: Experimentado essa relação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2093

Palabras clave:

Educação Física Escolas, Tecnologias Digitais, Ensino

Resumen

O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de planejamento e docência de uma aula de Educação Física, mediada por tecnologias digitais, para uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. A aula faz parte de uma pesquisa-ação, realizada numa escola da rede municipal do RS/BRA. Houve a escuta dos participantes, tomada de decisões coletivamente com vistas a buscarmos alternativas para o problema da pesquisa que emerge das falas dos alunos que não percebem potencialidades do uso de tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. É uma aula construída com os alunos e a professora.  A experimentação norteou-se pela abordagem crítico-emancipatória de Elenor Kunz, que defende que a Educação Física deve ser um lugar para os alunos criarem, interagirem e construírem suas próprias experiências de movimento, ou seja, propiciar o “se-movimentar”. As tecnologias digitais possibilitaram o acesso a conhecimentos sobre práticas corporais (futsal, handebol, vôlei, atletismo e dança), mas também instigaram os alunos a um processo reflexivo e criativo. Constatou-se que é possível estabelecer relações entre o ensino da Educação Física e o uso de tecnologias digitais, mantendo a essência da Educação Física, que é o “se-movimentar”. Conclui-se que as tecnologias digitais potencializam a coletividade, a cooperação e a experimentação/criação corporal, ampliando o conhecimento dos alunos sobre as práticas da cultura corporal de movimento. Portanto, o seu uso, na articulação com a abordagem crítico-emancipatória, transcende ao ensino centrado na reprodução do conhecimento, possibilitando a construção de novos saberes, a problematização e a resolução de problemas coletivamente.

 

Palavras-chave: Educação física escolar. Tecnologias digitais. Ensino.

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Biografía del autor/a

Macgregor Baumgarten, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Acadêmico do Curso de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Adriano Edo Neuenfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Formação acadêmica: Possui doutorado em Ensino pela Univates/RS (2020); mestrado em Educação pela UFSM/RS (2006); especialização em Tecnologias da Comunicação e da Informação Aplicadas à Educação pela UFSM/RS (2011); graduação em Matemática Licenciatura Plena pela UFSM/RS (2002) e bacharelado em Desenho e Plástica pela UFSM/RS (2003). Experiência profissional: Professor substituto durante dois períodos (2004-2005 e 2007-2008) na Universidade Federal de Santa Maria vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Educação, ministrando disciplinas para os cursos de Pedagogia, Educação Especial e Licenciatura em Matemática. Também atuou como professor da Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Esteve vinculado a UAB - Curso de Pedagogia Ead (UFSM), como professor pesquisador e conteudista no Curso de Pedagogia (2009-2010). De 2011 a 2018 esteve vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UNIVATES.  (CETEC UNIVATES/RS), de Lajeado-RS, desenvolvendo disciplinas direcionadas às Ciências Exatas, como Cálculo, Métodos Numéricos, Álgebra, Pesquisa Operacional, Raciocínio Lógico, dentre outras, além de disciplinas em cursos Ead. Atualmente encontra-se sem vínculo empregatício. Temas de pesquisa e de interesse: Planejamentos de materiais que envolvem o Ensino a Distância, (com experiência desde 2005), incluindo o tema de pesquisa de doutorado, que oportuniza compreender vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). 

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Publicado

2024-02-22

Cómo citar

Neuenfeldt, D. J., Baumgarten, M., & Neuenfeldt, A. E. (2024). Educação Física Escolar e Tecnologias Digitais: Experimentado essa relação. EaD Em Foco, 14(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2093

Número

Sección

Artí­culo de investigación