Texto Generado por Inteligencia Artificial y sus Implicaciones en la Enseñanza a Distancia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083

Palabras clave:

Educación a distancia, Inteligencia artificial, Artículo científico, Plagio

Resumen

El uso de la inteligencia artificial ha estado llamando la atención de muchas personas en todo el mundo, dado el salto tecnológico que se produjo a partir de septiembre de 2022, con el lanzamiento de ChatGPT y Bard, programas que utilizan inteligencia artificial y que son capaces, entre otras cosas, de generar textos en diferentes estilos, incluyendo textos académicos de alto nivel científico. Según varios autores, esta capacidad ha generado discusiones sobre el uso ético de la herramienta, después de todo, tales textos pueden ser presentados como si fueran escritos por autores humanos o desarrollados sin las debidas referencias bibliográficas, trayendo varias implicaciones, como plagio, problema más discutido y recurrente. La práctica de generar textos con ayuda de inteligencia artificial incide directamente en la calidad de la educación, y puede afectar de manera más significativa la educación a distancia, ya que, debido a que la convivencia entre profesores y alumnos es más distante, esta práctica en ocasiones resulta difícil. detectar. Por tanto, es necesario conocer los principales conceptos sobre la inteligencia artificial y los programas generadores de texto con su ayuda, así como los respectivos y más recientes programas capaces de identificar textos creados a través de este método, con el fin de realizar un análisis exhaustivo y mitigar la implicaciones que ha provocado el fenómeno de la escritura por inteligencia artificial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AI CONTENT DETECTOR: Programa detector de conteúdo de IA. Versão 5.0. Israel: Copyleaks,2023. Disponível em: https://copyleaks.com/pt/ai-content-detector. Acesso em: 02 ago. 2023.

ALECRIM, E. IAs estão cometendo plágio, e conflitos por direitos autorais já começaram.Tecnoblog, 2023. Disponível em:https://tecnoblog.net/noticias/2023/01/26/ias-estao-cometendo-plagio-e-conflitos-por-direitosautorais-jacomecaram/ - Acesso em: 04 ago. 2023.

AZEVEDO, V.; CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. ChatGPT substituirá professoras e professores? SBCHorizontes, 10 mar. 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e professores/Acesso em: 04 dez. 2023.

BARD. Versão experimental 1.0.0. Google, 2023. Disponível em: https://https://bard.google.com/ - Acesso em: 03 ago. 2023.

BERVIAN, Pedro Alcino.; CERVO, Amado Luiz.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006. 184 p. Bibliografia: p. 1. ISBN 85.7605-047-1

BRASIL, Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 36-E, p. 3, 20 fev. 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. O que é educação a distância. Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia1651636927/12823-o-que-e-educacao-a distancia#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia%20%C3%A9%20a,tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o - Acesso em: 01 jul. 2023.

CABRAL, A. P. et al. Civil Procedure Review veta autoria de IA em textos acadêmicos. Consultor Jurídico, mar. 2023.Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-mar-03/opiniao-revista-juridica-veta-autoria-ia-textos - Acesso em: 03 ago. 2023.

CAPOZZI, B. ChatGPT escrevendo artigos científicos? Olhar Digital, jan. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/01/20/pro/chatgpt-escrevendo-artigos-cientificos-entenda-a-discussao-no-mundo-academico/ - Acesso em: 08 ago. 2023.

CAREN, C. O lançamento do detector de escrita por IA da Turnitin e o que ainda está por vir.Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/blog/lancamento-do-detector-de-escrita-por-ia-da-turnitin - Acesso em: 2 ago. 2023.

CARLINI, R. Conheça os principais avanços tecnológicos e sua influência no dia a dia! Uninassal, 2022. Disponível em: https://blog.uninassau.edu.br/principais-avancos-tecnologicos - Acesso em: 24 jul. 2023.

CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na educação. Cult, 03 set 2023. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/ia-generativas-educacao/ - Acesso em: 04 dez. 2023.

CEO: o que é e quais são suas funções dentro de uma empresa. Exame, 2022- https://exame.com/invest/guia/ceo-que-e-e-quais-suas-funcoes-dentro-de-uma-empresa/ - Acesso em: 28 jul. 2023.

CHATGPT: Programa gerador de texto por IA. Versão GPT-3.5. Estados Unidos. OpenAI, 2023. Disponível em: https://chat.openai.com/ - Acesso em: 03 ago. 2023.

CHAVES, Airi. 5 ferramentas para identificar um texto criado por IA. Be(in)Crypto, 2023. Disponível em: https://br.beincrypto.com/aprender/ferramentas-detectar-texto-ia - Acesso em: 02 ago. 2023.

CHAVES, Matheus. Como usar o Google Bard no Brasil? Confira o passo a passo. Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/07/15/dicas-e-tutoriais/como-usar-o-google-bard-no-brasil-confira-o-passo-a passo/ - Acesso em: 07 nov. 2023.

COPE. ARTIFICIAL intelligence in the news. Cope, 2023a. Disponível em: https://publicationethics.org/news/artificial intelligence-news - Acesso em: 03 ago. 2023.

COPE. Cope about. Cope, 2023b. Comitê de Ética de Publicação da Inglaterra. Disponível em: https://publicationethics.org/about/our-organisation - Acesso em: 03 ago. 2023.

COPYLEAKS. Detector de conteúdo de IA: a única solução corporativa de detecção de conteúdo de IA. Disponível em: https://copyleaks.com/pt/ai-content-detector - Acesso em: 02 ago. 2023.

CORREIA, F. Artigo sobre trapaça é escrito com o ChatGPT (e ninguém percebe a... trapaça.Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/03/23/ciencia-e-espaco/artigo-sobre-trapaca-e-escrito-com-o-c hatgpt/ - Acesso em: 05 jul. 2023.

FIGUEIREDO, A. L. 6 meses de ChatGPT: o que mudou e o que está por vir. Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/05/30/pro/6-meses-de-chatgpt-o-que-mudou-e-o-que-esta-por-vir/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

FIM da distinção entre modalidades. O que vem agora? Revista Ensino Superior. São Paulo, SP: 24 de jan. 2023. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2023/01/24/fim-da-distincao-entre-modalidades/ - Acesso em: 27 jul. 2023.

GPTZERO. Respostas às Perguntas mais comuns do GTPZero: O que é GPTZero?. Disponível em: https://gptzero.me/faq - Acesso em: 02 ago. 2023.

GPTZERO. Detector de IA. Versão 1.0. Estados Unidos. Edward Tian, 2022. Disponível em: https://gptzero.me/faq -Acesso em: 02 ago. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Ensino a distância se confirma como tendência. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-se-confirma-como-tendencia - Acesso em: 27 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Ensino a distância cresce 474% em uma década. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distanci a-cresce-474-em-uma-decada - Acesso em: 27 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Ferramenta Autoplágio. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/biblioteca/servicos/ferramentas-antiplagio - Acesso em: 30 jul. 2023.

ITHENTICATE®: Programa verificador de plágio. Versão 2.0. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/ithenticate - Acesso em: 31 jul. 2023.

JOHNSON, A. Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT da OpenAI. Revista Forbes,

Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/12/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-chatgpdaopenai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

JUNIOR, et al. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Educação Pública, 2019 https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/educacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasil - Acesso em: 04 dez. 2023.

KNECHTEL, M. do R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 200 p. Bibliografia: p. 91-92. ISBN 978-85-8212-899-2

KROKOSCZ, M. Outras palavras sobre autoria e plágio. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. 173 p. Bibliografia: p. 34. ISBN 978-85-224-9732-4

KROKOSCZ, M. A eficiência dos softwares de detecção de similaridade e plágio. Instituto Antiplágio. São Paulo, 16 fev. 2022. Disponível em: https://institutoantiplagio.com.br/a-eficiencia-dos-softwares-de-deteccao-de-similaridade-e-plagio/ - Acesso em: 07 nov. 2023.

LIAO, T et al. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035. Acesso em: 03 ago. 2023.

MATTOS, T. Inteligência Artificial: o que é e como funciona. PUCRS, 2023 https://online.pucrs.br/blog/inteligencia artificial#:~:text=Mas%20afinal%2C%20o%20que%20%C3%A9,racional%2C%20diante%20de%20determinadas%20situa%C3%A7%C3%B5es - Acesso em: 04 ago. 2023.

MOST ACCURATE AI DETECTOR: Detector de plágio e IA. Versão 2.0.5. Ontario. Originality.ai, 2023. Disponível em: https://originality.ai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

NEWMAN, J. ChatGPT? Stable Diffusion? Conheça os termos da IA generativa. Fast Company Brasil, 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/chatgpt-stable-diffusion-conheca-os-termos-da-ia-generativa/ - Acesso em: 05 jul. 2023.

ORIGINALITY™: Programa detector de IA. Versão 2023.1. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/originality - Acesso em: 31 jul. 2023.

ORIGINALITY.AI. Most Accurate AI Contenet Detector & Plagiasrism Checker for Content Marketers. Disponível em: https://originality.ai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

PACETE, L. G. Brasil é um dos países que mais confia em IA, diz estudo. Forbes, 2023 Disponível

em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/05/estudo-da-kpmg-mostra-que-o-brasil-e-um-dos-pais es-que-mais-aceita-e-confia-em-ia/ - Acesso em: 31 jul. 2023.

PANCINI, L. O que é Bard? Como usar a IA do Google. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/bard-ia-do-google-esta-disponivel-no-brasil-a-partir-desta-quinta-veja-como-acessar/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. 386 p. Bibliografia: p. 108. ISBN 978-85-5972-021-1

PLAGIUS: Programa Detector de plágio. Versão Basic 2.8.6. Brasil. GH Software LTDA, 2023. Disponível em: https://www.plagius.com/br - Acesso em: 31 jul. 2023.

QUEM inventou a inteligência artificial: Veja como nasceu uma das sencações da ciência. Nation Geographic Brasil, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/03/quem-inventou-a-inteligencia-artifi

cial-veja-como-nasceu-uma-das-sensacoes-da-ciencia - Acesso em: 01 ago. 2023.

SANTANA, W. OpenAI: como funciona a empresa criada por Musk e que lançou o ChatGPT. Infomoney, 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/openai-como-funciona-a-empresa-criada-por-musk-eque-lancou-o-chatgpt/ - Acesso em: 01 ago. 2023.

SHISHITO, K. T. Pesquisa apliacada às ciências sociais. 1ª ed. Londrina: Educacional, 2018. 208 p. Bibliografia: p. 102. ISBN 978-85-522-1159-4

SIMILARITY™: Programa detecto de plágio. Versão 2.5.1. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/similarity - Acesso em: 31 jul. 2023.

SMODIN: Programa Detecto de Plágio. Versão 10.0. Smodin LLC, 2023. Disponível em: https://smodin.io/pt/detector-de-conteudo-ai - Acesso em: 02 ago. 2023.

SMODIN LLC. Detecção de conteúdo AI multilíngue altamente precisa. Smodin, 2023. Disponível em: https://smodin.io/pt/detector-de-conteudo-ai - Acesso em: 02 ago. 2023.

SPADINI, A. S. O que é IA Generativa? A importância e o uso das Inteligências Artificiais como ChatGPT, MidJourney e outras. Alura, 2023. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgpt-gpt-midjourney - Acesso em: 7 jul. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Fake news criadas por IA são mais convincentes do que as feitas por humanos. Fast Company Brasil, jul. 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/inteligencia-artificial/fake-news-criadas-por-ia-sao-mais-convincentes-do-que-as-feitas-por-humanos/ - Acesso em: 8 ago. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Europa e EUA buscam uma forma conjunta de regular a questão da IA. Fast Company Brasil, jun. 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/inteligencia-artificial/europa-e-eua-buscam-uma-forma conjunta-de-regular-a-questao-da-ia/ - Acesso em: 8 ago. 2023.

TURNITIN. Apoie aluno a realizar o seu melhor e produzir com originalidade. c2023. Página

inicial. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt - Acesso em: 02 ago. 2023. VASCONCELOS, I. Revisão de literatura: o que é, quais são os tipos dessa pesquisa. Tua carreira, Cidade, 28 abril. 2022. Disponível em: https://www.tuacarreira.com/revisao-de-literatura/#O%20Que%20%C3%89%20A%20Revis%C3% A3o%20de%20Literatura? - Acesso em: 25 jul. 2023.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Parra de Almeida, J. C. (2023). Texto Generado por Inteligencia Artificial y sus Implicaciones en la Enseñanza a Distancia. EaD Em Foco, 13(1), e2083. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083

Número

Sección

Estudos de Caso