Text Generated by Artificial Intelligence and its Implications in Distance Learning Teachinge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083

Keywords:

Distance education, Artificial intelligence, Scientific Text, Plagiarism

Abstract

The use of artificial intelligence has been drawing the attention of many people around the world, given the technological leap that took place from September 2022, with the launch of ChatGPT and Bard, programs that use artificial intelligence and are capable, among other things, to generate texts in different styles, including academic texts of high scientific standard. According to authors, this capacity has generated discussions regarding the ethical use of the tool, after all, such texts can be presented as if they were written by human authors or developed without the proper bibliographical references, bringing several implications, such as plagiarism, the most discussed and recurring problem. The practice of generating texts with the aid of artificial intelligence directly affects the quality of education, and may affect distance learning more significantly, since, because the coexistence between professors and students is more distant, sometimes this practice ends up being difficult to detect. Therefore, it is necessary to know the main concepts about artificial intelligence and text generator programs with its aid, as well as the respective and most recent programs capable of identifying texts created through this method, in order to carry out a thorough analysis and mitigate the implications that the phenomenon of writing by artificial intelligence has caused. As a methodology, this research work originated from aconsistent updated bibliographical research and the application of a questionnaire to 150 students, with the analysis of the answers obtained by the 100 participating students.

 

Keywords: Distance education. Artificial intelligence. Scientific text. Plagiarism.

Downloads

Download data is not yet available.

References

AI CONTENT DETECTOR: Programa detector de conteúdo de IA. Versão 5.0. Israel: Copyleaks,2023. Disponível em: https://copyleaks.com/pt/ai-content-detector. Acesso em: 02 ago. 2023.

ALECRIM, E. IAs estão cometendo plágio, e conflitos por direitos autorais já começaram.Tecnoblog, 2023. Disponível em:https://tecnoblog.net/noticias/2023/01/26/ias-estao-cometendo-plagio-e-conflitos-por-direitosautorais-jacomecaram/ - Acesso em: 04 ago. 2023.

AZEVEDO, V.; CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. ChatGPT substituirá professoras e professores? SBCHorizontes, 10 mar. 2023. Disponível em: https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e professores/Acesso em: 04 dez. 2023.

BARD. Versão experimental 1.0.0. Google, 2023. Disponível em: https://https://bard.google.com/ - Acesso em: 03 ago. 2023.

BERVIAN, Pedro Alcino.; CERVO, Amado Luiz.; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2006. 184 p. Bibliografia: p. 1. ISBN 85.7605-047-1

BRASIL, Lei Federal nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 136, n. 36-E, p. 3, 20 fev. 1998.

BRASIL, Ministério da Educação. O que é educação a distância. Brasília, DF, 2023. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia1651636927/12823-o-que-e-educacao-a distancia#:~:text=Educa%C3%A7%C3%A3o%20a%20dist%C3%A2ncia%20%C3%A9%20a,tecnologias%20de%20informa%C3%A7%C3%A3o%20e%20comunica%C3%A7%C3%A3o - Acesso em: 01 jul. 2023.

CABRAL, A. P. et al. Civil Procedure Review veta autoria de IA em textos acadêmicos. Consultor Jurídico, mar. 2023.Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-mar-03/opiniao-revista-juridica-veta-autoria-ia-textos - Acesso em: 03 ago. 2023.

CAPOZZI, B. ChatGPT escrevendo artigos científicos? Olhar Digital, jan. 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/01/20/pro/chatgpt-escrevendo-artigos-cientificos-entenda-a-discussao-no-mundo-academico/ - Acesso em: 08 ago. 2023.

CAREN, C. O lançamento do detector de escrita por IA da Turnitin e o que ainda está por vir.Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/blog/lancamento-do-detector-de-escrita-por-ia-da-turnitin - Acesso em: 2 ago. 2023.

CARLINI, R. Conheça os principais avanços tecnológicos e sua influência no dia a dia! Uninassal, 2022. Disponível em: https://blog.uninassau.edu.br/principais-avancos-tecnologicos - Acesso em: 24 jul. 2023.

CARVALHO, F.; PIMENTEL, M. Implicações e teorizações dos usos das IA generativas na educação. Cult, 03 set 2023. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/ia-generativas-educacao/ - Acesso em: 04 dez. 2023.

CEO: o que é e quais são suas funções dentro de uma empresa. Exame, 2022- https://exame.com/invest/guia/ceo-que-e-e-quais-suas-funcoes-dentro-de-uma-empresa/ - Acesso em: 28 jul. 2023.

CHATGPT: Programa gerador de texto por IA. Versão GPT-3.5. Estados Unidos. OpenAI, 2023. Disponível em: https://chat.openai.com/ - Acesso em: 03 ago. 2023.

CHAVES, Airi. 5 ferramentas para identificar um texto criado por IA. Be(in)Crypto, 2023. Disponível em: https://br.beincrypto.com/aprender/ferramentas-detectar-texto-ia - Acesso em: 02 ago. 2023.

CHAVES, Matheus. Como usar o Google Bard no Brasil? Confira o passo a passo. Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/07/15/dicas-e-tutoriais/como-usar-o-google-bard-no-brasil-confira-o-passo-a passo/ - Acesso em: 07 nov. 2023.

COPE. ARTIFICIAL intelligence in the news. Cope, 2023a. Disponível em: https://publicationethics.org/news/artificial intelligence-news - Acesso em: 03 ago. 2023.

COPE. Cope about. Cope, 2023b. Comitê de Ética de Publicação da Inglaterra. Disponível em: https://publicationethics.org/about/our-organisation - Acesso em: 03 ago. 2023.

COPYLEAKS. Detector de conteúdo de IA: a única solução corporativa de detecção de conteúdo de IA. Disponível em: https://copyleaks.com/pt/ai-content-detector - Acesso em: 02 ago. 2023.

CORREIA, F. Artigo sobre trapaça é escrito com o ChatGPT (e ninguém percebe a... trapaça.Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/03/23/ciencia-e-espaco/artigo-sobre-trapaca-e-escrito-com-o-c hatgpt/ - Acesso em: 05 jul. 2023.

FIGUEIREDO, A. L. 6 meses de ChatGPT: o que mudou e o que está por vir. Olhar Digital, 2023. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/05/30/pro/6-meses-de-chatgpt-o-que-mudou-e-o-que-esta-por-vir/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

FIM da distinção entre modalidades. O que vem agora? Revista Ensino Superior. São Paulo, SP: 24 de jan. 2023. Disponível em: https://revistaensinosuperior.com.br/2023/01/24/fim-da-distincao-entre-modalidades/ - Acesso em: 27 jul. 2023.

GPTZERO. Respostas às Perguntas mais comuns do GTPZero: O que é GPTZero?. Disponível em: https://gptzero.me/faq - Acesso em: 02 ago. 2023.

GPTZERO. Detector de IA. Versão 1.0. Estados Unidos. Edward Tian, 2022. Disponível em: https://gptzero.me/faq -Acesso em: 02 ago. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Ensino a distância se confirma como tendência. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distancia-se-confirma-como-tendencia - Acesso em: 27 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior: Ensino a distância cresce 474% em uma década. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt br/assuntos/noticias/censo-da-educacao-superior/ensino-a-distanci a-cresce-474-em-uma-decada - Acesso em: 27 jul. 2023.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Ferramenta Autoplágio. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inpe/pt-br/area-conhecimento/biblioteca/servicos/ferramentas-antiplagio - Acesso em: 30 jul. 2023.

ITHENTICATE®: Programa verificador de plágio. Versão 2.0. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/ithenticate - Acesso em: 31 jul. 2023.

JOHNSON, A. Tudo o que você precisa saber sobre o ChatGPT da OpenAI. Revista Forbes,

Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/12/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-chatgpdaopenai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

JUNIOR, et al. Educação a Distância no mundo e no Brasil. Educação Pública, 2019 https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/17/educacao-a-distancia-no-mundo-e-no-brasil - Acesso em: 04 dez. 2023.

KNECHTEL, M. do R. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2014. 200 p. Bibliografia: p. 91-92. ISBN 978-85-8212-899-2

KROKOSCZ, M. Outras palavras sobre autoria e plágio. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2015. 173 p. Bibliografia: p. 34. ISBN 978-85-224-9732-4

KROKOSCZ, M. A eficiência dos softwares de detecção de similaridade e plágio. Instituto Antiplágio. São Paulo, 16 fev. 2022. Disponível em: https://institutoantiplagio.com.br/a-eficiencia-dos-softwares-de-deteccao-de-similaridade-e-plagio/ - Acesso em: 07 nov. 2023.

LIAO, T et al. A Usabilidade de Recursos Tecnológicos Digitais. EaD em Foco, v. 13, n. 1, e2035, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2035. Acesso em: 03 ago. 2023.

MATTOS, T. Inteligência Artificial: o que é e como funciona. PUCRS, 2023 https://online.pucrs.br/blog/inteligencia artificial#:~:text=Mas%20afinal%2C%20o%20que%20%C3%A9,racional%2C%20diante%20de%20determinadas%20situa%C3%A7%C3%B5es - Acesso em: 04 ago. 2023.

MOST ACCURATE AI DETECTOR: Detector de plágio e IA. Versão 2.0.5. Ontario. Originality.ai, 2023. Disponível em: https://originality.ai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

NEWMAN, J. ChatGPT? Stable Diffusion? Conheça os termos da IA generativa. Fast Company Brasil, 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/chatgpt-stable-diffusion-conheca-os-termos-da-ia-generativa/ - Acesso em: 05 jul. 2023.

ORIGINALITY™: Programa detector de IA. Versão 2023.1. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/originality - Acesso em: 31 jul. 2023.

ORIGINALITY.AI. Most Accurate AI Contenet Detector & Plagiasrism Checker for Content Marketers. Disponível em: https://originality.ai/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

PACETE, L. G. Brasil é um dos países que mais confia em IA, diz estudo. Forbes, 2023 Disponível

em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/05/estudo-da-kpmg-mostra-que-o-brasil-e-um-dos-pais es-que-mais-aceita-e-confia-em-ia/ - Acesso em: 31 jul. 2023.

PANCINI, L. O que é Bard? Como usar a IA do Google. Exame, 2023. Disponível em: https://exame.com/inteligencia-artificial/bard-ia-do-google-esta-disponivel-no-brasil-a-partir-desta-quinta-veja-como-acessar/ - Acesso em: 02 ago. 2023.

PEROVANO, D. G. Manual de metodologia da pesquisa científica. 1ª ed. Curitiba: Intersaberes, 2016. 386 p. Bibliografia: p. 108. ISBN 978-85-5972-021-1

PLAGIUS: Programa Detector de plágio. Versão Basic 2.8.6. Brasil. GH Software LTDA, 2023. Disponível em: https://www.plagius.com/br - Acesso em: 31 jul. 2023.

QUEM inventou a inteligência artificial: Veja como nasceu uma das sencações da ciência. Nation Geographic Brasil, 2023. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/03/quem-inventou-a-inteligencia-artifi

cial-veja-como-nasceu-uma-das-sensacoes-da-ciencia - Acesso em: 01 ago. 2023.

SANTANA, W. OpenAI: como funciona a empresa criada por Musk e que lançou o ChatGPT. Infomoney, 2023. Disponível em: https://www.infomoney.com.br/negocios/openai-como-funciona-a-empresa-criada-por-musk-eque-lancou-o-chatgpt/ - Acesso em: 01 ago. 2023.

SHISHITO, K. T. Pesquisa apliacada às ciências sociais. 1ª ed. Londrina: Educacional, 2018. 208 p. Bibliografia: p. 102. ISBN 978-85-522-1159-4

SIMILARITY™: Programa detecto de plágio. Versão 2.5.1. Estados Unidos. Turnitin, 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/produtos/similarity - Acesso em: 31 jul. 2023.

SMODIN: Programa Detecto de Plágio. Versão 10.0. Smodin LLC, 2023. Disponível em: https://smodin.io/pt/detector-de-conteudo-ai - Acesso em: 02 ago. 2023.

SMODIN LLC. Detecção de conteúdo AI multilíngue altamente precisa. Smodin, 2023. Disponível em: https://smodin.io/pt/detector-de-conteudo-ai - Acesso em: 02 ago. 2023.

SPADINI, A. S. O que é IA Generativa? A importância e o uso das Inteligências Artificiais como ChatGPT, MidJourney e outras. Alura, 2023. Disponível em: https://www.alura.com.br/artigos/inteligencia-artificial-ia-generativa-chatgpt-gpt-midjourney - Acesso em: 7 jul. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Fake news criadas por IA são mais convincentes do que as feitas por humanos. Fast Company Brasil, jul. 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/inteligencia-artificial/fake-news-criadas-por-ia-sao-mais-convincentes-do-que-as-feitas-por-humanos/ - Acesso em: 8 ago. 2023.

STOKEL-WALKER, C. Europa e EUA buscam uma forma conjunta de regular a questão da IA. Fast Company Brasil, jun. 2023. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/tech/inteligencia-artificial/europa-e-eua-buscam-uma-forma conjunta-de-regular-a-questao-da-ia/ - Acesso em: 8 ago. 2023.

TURNITIN. Apoie aluno a realizar o seu melhor e produzir com originalidade. c2023. Página

inicial. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt - Acesso em: 02 ago. 2023. VASCONCELOS, I. Revisão de literatura: o que é, quais são os tipos dessa pesquisa. Tua carreira, Cidade, 28 abril. 2022. Disponível em: https://www.tuacarreira.com/revisao-de-literatura/#O%20Que%20%C3%89%20A%20Revis%C3% A3o%20de%20Literatura? - Acesso em: 25 jul. 2023.

Published

2023-12-20

How to Cite

Almeida, J. C. P. de. (2023). Text Generated by Artificial Intelligence and its Implications in Distance Learning Teachinge. EaD Em Foco, 13(1), e2083. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.2083

Issue

Section

Estudos de Caso