Revisão Sistemática de Literatura: o Delineamento Metodológico da Pesquisa-Formação na Cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1797

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo é analisar como os estudos desenvolvidos com a modalidade da pesquisa-formação na cibercultura trataram a estruturação metodológica firmada na etnopesquisa. Para tal, desenvolvemos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). O corpus é constituído por seis teses e doze dissertações orientadas ou coorientadas por Edméa Oliveira dos Santos. Os dados foram organizados seguindo as premissas da análise de conteúdo (Bardin, 2016). Na categoria referente à abordagem metodológica e suas unidades de registro, os resultados revelaram que 56% das pesquisas apresentam limitação na sua apropriação, principalmente nas dissertações, embora as características do método proposto tenham sido identificadas no decorrer da pesquisa. Os resultados evidenciam a necessidade de uma apropriação metodológica e epistemológica mais consistente nas pesquisas, apesar dos trabalhos conseguirem cumprir o seu principal papel formacional através dos etnométodos.

Palavras-chave: Revisão sistemática. Etnopesquisa-formação. Cibercultura. Edméa Santos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gusmão do Carmo, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Membro do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/UESB/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Espaço e Culturas – MESCLAS/UFRB/CNPq.

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários – DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas (GELFORPE/UESB/CNPq).

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn/UESB).

Referências

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 51-64, jul. 2001.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução: Luí­s Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRANDAU, R.; MONTEIRO, R.; BAILE, D. M. Importância do uso correto dos descritores nos artigos cientí­ficos. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, v.20, n.1, 2005. Disponí­vel em: https://url.gratis/7MWhwS Acessado em 25 nov. 2021.

BRZEZINSKI, I.; CUNHA, M. I.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Tendências da pesquisa sobre a formação de professores no brasil: o estado do conhecimento em questão. Anais da 39º Reunião Nacional da ANPED, 2019, Niterói - RJ. Disponí­vel em: https://url.gratis/h7OAVL Acessado em 03 nov. 2021.

COULON, A. Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

GALEFFI, D. A. O rigor nas pesquisas qualitativas: uma abordagem fenomenológica em chave transdisciplinar. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D. A.; PIMENTEL, A. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: EDUFBA, 2009.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. Cadernos de Pesquisa, n. 113, p. 65-81, jul. 2001.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. de A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, ed. esp., p. 100, nov./dez. 2006. Disponí­vel em: https://url.gratis/xzOexY Acessado em: 10 jan. 2022

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crí­tica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2.ed. Salvador: EDUFBA, 2004.

MACEDO, R. S. Pesquisa-Formação Formação-Pesquisa criação de saberes e heurí­stica formacional. 1. Ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2021.

MACEDO, R. S. GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um Rigor Outro: Sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: Edufba, 2009a.

MACEDO, R. S. Outras luzes: um rigor intercrí­tico para uma etnopesquisa polí­tica. In: MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, A. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: Edufba. 2009b.

Downloads

Publicado

15-07-2022

Como Citar

Gusmão do Carmo, R., Barreto, D. A. B., & Eugênio, B. G. . (2022). Revisão Sistemática de Literatura: o Delineamento Metodológico da Pesquisa-Formação na Cibercultura. EaD Em Foco, 12(3), e1797. https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1797

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)