A Pesquisa-Formação na Cibercultura: uma Análise das Produções Científicas sobre Tecnologias Digitais
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2326Palavras-chave:
Cibercultura, Edméa Santos, Pesquisa-formação, Revisão sistemática, Tecnologias digitaisResumo
A complexidade intrínseca da sociedade contemporânea, notadamente com os acelerados processos de transformação que permeiam todas as esferas da vida cotidiana, especialmente aqueles instigados pela ampla adoção das tecnologias digitais, tem suscitado a necessidade de pesquisas que transcendam os reducionismos e dicotomias inerentes às abordagens tradicionais. Nessa perspectiva, a pesquisa-formação na cibercultura, se propõe a amplificar as vozes dos sujeitos por meio de uma escuta sensível, visando à construção compartilhada de novos saberes e à apreensão das múltiplas compreensões por meio de sistemas dialógicos e interativos. É dentro dessa metodologia que o presente artigo, inserido como componente de um estudo mais amplo que abrange uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), se propõe a analisar como as produções encontradas abordam as tecnologias em seu construto. O corpus analisado é composto por seis teses e doze dissertações orientadas ou coorientadas por Edméa Oliveira dos Santos. A organização dos dados foi fundamentada nos preceitos da análise de conteúdo (Bardin, 2016). Para aprofundar a análise, foram investigados quatro aspectos: as palavras-chave, os referenciais teóricos e citações, a incidência das unidades de registro e a formação dos pesquisadores. Os resultados revelam uma considerável lacuna nos estudos que, ao enfocarem a formação e a cibercultura, acabam por negligenciar a compreensão teórica acerca das tecnologias. Tal fato sugere, para o corpus em análise, uma possível ausência de formação em tecnologia por parte dos pesquisadores.
Palavras-chave: Cibercultura. Edméa Santos. Pesquisa-formação na cibercultura. Revisão sistemática. Tecnologias digitais.
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