As Pautas da Formação nos Constructos da Pesquisa-Formação na Cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1977

Palavras-chave:

Cibercultura, Pesquisa-formação, Revisão sistemática

Resumo

 Em termos heurísticos e formacionais, a modalidade da pesquisa-formação estabelece em seus princípios as pautas da formação como premissa inarredável para uma estruturação consistente, clara e coesa, devendo, portanto, compor todos os constructos da pesquisa (MACEDO, 2021). Neste sentido, este artigo reflete os desdobramentos de um estudo maior, baseado na Revisão Sistemática de Literatura (RLS), composta por seis teses e doze dissertações orientadas ou coorientadas por Edméa Oliveira dos Santos. Seguindo as proposições da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), o presente estudo objetiva analisar como as pesquisas abordam as pautas da formação em seus constructos de pesquisa, através da categoria “formação” e suas possíveis variações em unidades de registro. Por efeito, os resultados revelam que 39% dos trabalhos investigados não evidenciam a formação em seus constructos, alertando-nos para a vigilância na apropriação das tratativas metodológicas basilares (não somente na pesquisa-formação), uma vez que é na metodologia que se inaugura o rigor (ainda que outro) necessário para a cientificidade das pesquisas educacionais. 

 

Palavras-chave: Cibercultura. Pesquisa-formação. Revisão sistemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Seus interesses de pesquisa incluem cibercultura, tecnologias educacionais, design thinking para educadores, letramento digital crí­tico, educação midiática e plataformização. Participa dos Grupos de Pesquisa: MESCLAS/CNPq/UFRB (Memória, Espaço e Cultura) e GELFORPE/CNPq/UESB (Grupo de estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas).

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora plena do Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários – DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB (Vitória da Conquista/BA/Brasil). Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na área de Educação e Linguagem com os seguintes temas: (multi) letramento, práticas docentes, formação de professores, EJA, alfabetização e tecnologia. Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas – GELFORPE/CNPq/UESB.

Benedito Gonçalves Eugênio, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando na Graduação, no Programa de Pós-Graduação-Mestrado Acadêmico em Relações Étnicas e Contemporaneidade e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currí­culos Especí­ficos para Ní­veis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currí­culo (polí­ticas e práticas pedagógicas para a educação básica), livro didático, educação das relações etnico-raciais e educação escolar quilombola.

Referências

ARAGÃO, J. W. M.; NETA, M. A. H. M. Metodologia Científica. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação, Superintendência de Educação a Distância, 2017.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa cientifica. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001.

GUSMÃO, R.; BARRETO, D. A. B.; EUGÊNIO, B. G.; Revisão Sistemática de Literatura: o Delineamento Metodológico da Pesquisa-Formação na Cibercultura. EaD em Foco, v. 12, n. 3, e1797, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1797

IMBELLONI, L. E. Títulos de trabalhos científicos: obrigado pela informação contida em seu título. Revista Brasileira de Anestesiologia, Vol. 62, Nº 2, 139-140, mar-abr, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/yGVr4FXgmyLGjPRRZnsGXqD/?format=pdf&lang=pt -Acesso em: 07 Dez. 2021.

MACEDO, R. S.; MACEDO DE SÁ, S. M. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 324-336, jan./abr. 2018.

MACEDO, R. S. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação. Líber Editora: Brasília, 2006.

MACEDO, R. S. Pesquisa-Formação/ Formação-Pesquisa criação de saberes e heurística formacional. 1. Ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2021.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83–89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf - Acessado em 13 nov. 2021.

SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

Publicado

20-06-2023

Como Citar

Gusmão, R., Barreto, D. A. B., & Eugênio, B. G. (2023). As Pautas da Formação nos Constructos da Pesquisa-Formação na Cibercultura. EaD Em Foco, 13(1), e1977. https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1977

Edição

Seção

Revisões