Desafios da Docência Contemporânea: Formação Continuada e Práticas Pedagógicas na Cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2412

Palavras-chave:

Saberes docentes, Cibercultura, Tecnologias digitais

Resumo

Na atualidade, muitos são os desafios enfrentados pela educação, o que tem refletido no modo de ensinar e de aprender. Com esse foco, objetivamos verificar quais são os saberes docentes necessários para a atualidade na percepção de professores em atuação. Nesse viés, recorremos aos procedimentos metodológicos com uma abordagem qualitativa de cunho intervencionista. Com a intenção de adquirir os resultados pretendidos, fizemos uma formação continuada com vinte e cinco docentes do ensino fundamental – anos finais, em uma cidade do sudoeste da Bahia. A formação foi constituída por um encontro presencial, e quatro no formato on-line. No último encontro, selecionamos cinco dos professores participantes da formação para um grupo focal, com base em alguns critérios de seleção como: serem efetivas na rede municipal de ensino; todas atuarem na educação básica; possuírem graduação em licenciaturas nas áreas de linguagem ou humanas; possuírem especialização na área em que atuam e terem mais de dez anos exercendo a profissão. Por efeito, os resultados apontaram que a formação continuada é necessária à contemporaneidade, pois os docentes podem trabalhar de forma eficaz, partilhar os saberes com os seus pares, saberes da cibercultura, saberes em rede e saberes curriculares.  Dessa forma, constatamos que os docentes precisam reinventar a sua prática pedagógica. Os participantes salientaram, também, a necessidade de adicionar aos saberes pedagógicos o saber mediatizado, por isso a prática pedagógica necessita ser remodelada. Os resultados evidenciaram que assim os docentes se sentirão confortáveis nos ambientes digitais de ensino-aprendizagem e compreenderão a formação contínua como uma reflexão sobre as suas próprias práticas pedagógicas.  

 

Palavras-chave: Saberes docentes. Cibercultura. Tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Aparecida Brito Barreto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Denise Aparecida Brito Barreto
PRofessora plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
(UESB). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem,
Formação de Professores e Práticas (GELFORPE/CNPQ/UESB).

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginning of an idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. New York: Routledge, 2000. p. 67-88.

GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais humanas. Brasília: Liber Livro Editora, 2012.

GRUPO NOVA LONDRES. Uma Pedagogia dos Multiletramentos: Projetando Futuros Sociais. Tradução de Deise Nancy de Morais, Gabriela Claudino Grande, Rafaela Salemme Bolsarin Biazotti e Roziane Keila Grando. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 101-145, 2021.

KALANTZIS, M.; COPE, B. The teacher as designer: pedagogy in the new media age. E-Learing and Digital Media, [s. l.], v. 7, n. 3, p. 200-222, 2010.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

NÓVOA, A. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. Cibertecnicismo. Revista de Educação Pública, [s. l.], v. 31,p. 1–22, 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13919 - Acesso em: 12 fev. 2025.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias e linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

SANTOS, E. Pesquisa: formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: UNESP, 1996. p. 39-50.

SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2006.

VILAS BOAS, F. S. O.; SILVA, O. S. F. S. (org.). Ensino remoto e formação de professores: construção de novos saberes para os processos educativos. Campinas: Pontes Editores, 2022.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

Dias, H. da S. M., & Barreto, D. A. B. (2024). Desafios da Docência Contemporânea: Formação Continuada e Práticas Pedagógicas na Cibercultura: . EaD Em Foco, 15(1), e2412. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2412

Edição

Seção

Estudos de Caso

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.