As Pautas da Formação nos Constructos da Pesquisa-Formação na Cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v13i1.1977Palabras clave:
Cibercultura, Pesquisa-formação, Revisão sistemáticaResumen
Em termos heurísticos e formacionais, a modalidade da pesquisa-formação estabelece em seus princípios as pautas da formação como premissa inarredável para uma estruturação consistente, clara e coesa, devendo, portanto, compor todos os constructos da pesquisa (MACEDO, 2021). Neste sentido, este artigo reflete os desdobramentos de um estudo maior, baseado na Revisão Sistemática de Literatura (RLS), composta por seis teses e doze dissertações orientadas ou coorientadas por Edméa Oliveira dos Santos. Seguindo as proposições da análise de conteúdo (BARDIN, 2016), o presente estudo objetiva analisar como as pesquisas abordam as pautas da formação em seus constructos de pesquisa, através da categoria “formação” e suas possíveis variações em unidades de registro. Por efeito, os resultados revelam que 39% dos trabalhos investigados não evidenciam a formação em seus constructos, alertando-nos para a vigilância na apropriação das tratativas metodológicas basilares (não somente na pesquisa-formação), uma vez que é na metodologia que se inaugura o rigor (ainda que outro) necessário para a cientificidade das pesquisas educacionais.
Palavras-chave: Cibercultura. Pesquisa-formação. Revisão sistemática.
Descargas
Citas
ARAGÃO, J. W. M.; NETA, M. A. H. M. Metodologia Científica. Salvador: UFBA, Faculdade de Educação, Superintendência de Educação a Distância, 2017.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
GONSALVES, E. P. Iniciação à pesquisa cientifica. Campinas, SP. Editora Alínea, 2001.
GUSMÃO, R.; BARRETO, D. A. B.; EUGÊNIO, B. G.; Revisão Sistemática de Literatura: o Delineamento Metodológico da Pesquisa-Formação na Cibercultura. EaD em Foco, v. 12, n. 3, e1797, 2022. doi: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i3.1797
IMBELLONI, L. E. Títulos de trabalhos científicos: obrigado pela informação contida em seu título. Revista Brasileira de Anestesiologia, Vol. 62, Nº 2, 139-140, mar-abr, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rba/a/yGVr4FXgmyLGjPRRZnsGXqD/?format=pdf&lang=pt -Acesso em: 07 Dez. 2021.
MACEDO, R. S.; MACEDO DE SÁ, S. M. A etnografia crítica como aprendizagem e criação de saberes e a etnopesquisa implicada: entretecimentos. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 324-336, jan./abr. 2018.
MACEDO, R. S. Atos de Currículo e Autonomia Pedagógica: o socioconstrucionismo curricular em perspectiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação. Líber Editora: Brasília, 2006.
MACEDO, R. S. Pesquisa-Formação/ Formação-Pesquisa criação de saberes e heurística formacional. 1. Ed. Campinas, SP: Pontes Editora, 2021.
SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, v. 11, n. 1, p. 83–89, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?format=pdf - Acessado em 13 nov. 2021.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 EaD em Foco
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.