Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande Do Sul Durante a Pandemia da Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1300

Resumen

Diante do contexto da pandemia da Covid-19, ocorreram mudanças na organização da sociedade que se deram rapidamente e sem planejamento. Essas mudanças também influenciaram a educação e levaram as instituições a reorganizarem-se e a avaliar a possibilidade de ofertar o que está sendo denominado "Ensino Remoto". Esse processo levou os professores a encontrarem muitos e novos desafios. Assim, o presente estudo buscou investigar como os professores de Educação Física do estado Rio Grande do Sul desenvolveram suas aulas durante as medidas de isolamento social. Participaram do estudo 244 professores de Educação Física dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado um questionário on-line, desenvolvido no aplicativo Google Forms, tendo como principais pontos abordados: o perfil dos professores de Educação Física, desenvolvimento das aulas, os recursos utilizados, as atividades e os conteúdos abordados. Os resultados demonstraram que, em relação ao domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), os professores, em geral, apresentaram autopercepção de terem um bom domínio. Já sobre o desenvolvimento das aulas, a maioria dos professores, independente da rede e nível de ensino, conseguiu ministrá-las remotamente conforme o previsto, sendo realizadas atividades teóricas e práticas; e o recurso mais utilizado por eles foi o WhatsApp/Redes Sociais. Dessa forma, concluiu-se que os professores conseguiram dar seguimento às atividades letivas, para tanto, tendo de adaptar as metodologias de ensino.

Palavras-chave: Educação física. Covid-19. Ensino remoto.

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Biografía del autor/a

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Graduada em Educação Fí­sica pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015-2018). Cref/RS: 028789.
Atua nas áreas de Ensino de Educação Fí­sica Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Fí­sica e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Câmpus Uruguaiana e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF) - 
Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

Patrí­cia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Educação Fí­sica (2014) e Especialista em Atividade Fí­sica e Saúde (2018), ambas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GPAFSIA- Grupo de Pesquisas em Atividade Fí­sica e Saúde na Infância e Adolescência e GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores.

Thais de Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa

Mestranda no curso Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Licenciatura em Educação Fí­sica- Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens- Universidade Pitágoras (Unopar) 

Rafaela Gonçalves Bellinazo, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Fí­sica da Universidade Federal do Pampa. Integrante do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa

Possui Licenciatura Plena em Educação Fí­sica (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mí­dias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Fí­sica e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação fí­sica escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade fí­sica e promoção da saúde. Coordenador-Lí­der do Grupo de Estudos em Educação Fí­sica e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Publicado

2021-04-27

Cómo citar

Santos, A. G. B. dos ., Engers, P. B. ., Santos, T. de L. dos, Bellinazo, R. G., & Ilha, P. V. . (2021). Diagnóstico das Aulas de Educação Física no Estado do Rio Grande Do Sul Durante a Pandemia da Covid-19. EaD Em Foco, 11(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v11i2.1300