EAD E AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE REDE SOCIOTÉCNICA

Autores

  • Fátima Kzam Lacerda UERJ, CEDERJ
  • Fátima Teresa Braga Branquinho UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.12

Resumo

Este trabalho propõe a utilização do conceito de rede sociotécnica, como preconizado por Bruno Latour, para analisar as concepções de meio ambiente e saúde de estudantes de cursos de licenciatura a distância. É enfatizada a indissociabilidade entre a Educação e a Educação Ambiental, o papel desta na formação de cidadãos conscientes de sua responsabilidade com o meio ambiente e a importância da Educação a Distância na formação de educadores em Ciências. A rede sociotécnica da EAD é analisada utilizando-se o modelo dos cursos semipresenciais de formação de professores do CEDERJ/UAB. Resultados da pesquisa realizada com estudantes dos cursos de Pedagogia das séries iniciais e Licenciatura em Ciências Biológicas de um polo de apoio presencial situado em um município da região serrana do estado do Rio de Janeiro são apresentados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Kzam Lacerda, UERJ, CEDERJ

Prof. Assistente do Departamento de Processos Bioquí­micos do Instituto de Quí­mica da UERJ, Diretor de Pólo de Apoio presencial do CEDERJ/UAB, Doutoranda do Programa Multidisciplinar em Meio Ambiente da UERJ (PPGMA).

Fátima Teresa Braga Branquinho, UERJ

Graduação em Ciências Biológicas pela UERJ, Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora da Faculdade de Educação da UERJ.

Downloads

Publicado

15-04-2010

Como Citar

Lacerda, F. K., & Branquinho, F. T. B. (2010). EAD E AS CONCEPÇÕES DE MEIO AMBIENTE E SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES DO CONCEITO DE REDE SOCIOTÉCNICA. EaD Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v1i1.12

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)