Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente

Autores

  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando ?Fundação Cecierj http://orcid.org/0000-0001-9673-8293
  • Maurí­cio Roberto Motta Pinto da Luz Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - Instituto Oswaldo Cruz
  • Daniel Fábio Salvador ?Fundação Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712

Resumo

O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação a Distância, Prática docente, Web 2.0.


In-service Biology Teachers Education and the Use of Web 2.0 Tools in Teaching Practice


Abstract


The present study presents the report of the use of Web 2.0 tools made by biology teachers in their teaching practice, six months after participating in a distance education program. Practical activities performed during the program provided teachers with opportunities to use Web 2.0 tools for teaching and learning purposes. The data analyzed were obtained through an online questionnaire answered by 93 teachers. Most of them said they made use of at least one Web 2.0 tool in their teaching practice. The most used tools were social networks, followed by discussion forum and blogs. This use was made mainly at a distance, outside the class time. Teachers responded that they could better teach content and were more motivated to teach. In general, they felt that the use of Web 2.0 tools had a positive impact on students. The findings of this research suggest that the distance education program, focusing on the integration of technologies into the knowledge bases of the teacher content and pedagogic, can contribute positively to the teaching practice.


Keywords: In-service teacher education, Distance education, Teaching practice, Web 2.0

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, ?Fundação Cecierj

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - área de concentração Ensino Formal em Biociências e Saúde. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professor de Educação Fí­sica e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos; tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj por oito anos. Atualmente é coeditor da revista cientí­fica EAD em Foco, e administrador de plataforma educacional em cursos a distância pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Realiza pesquisas nas áreas de educação a distância, formação de professores por meio da internet, e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação pelo Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (Fiocruz).

Referências

Becta. (2003). What the research says about using ICT in science. Report to the Becta ICT Research network. Disponí­vel em http://www.mmiweb.org.uk/publications /ict/Research_Barriers_TandL.pdf

Boyd, D. M. & Ellison, N. B. (2008). Social network sites: definition, history and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), 210?230. http://doi.org/10.1111/j.1083-6101.2007.00393.x

Bransford, J. D., Brow, A. L. & Cocking, R. R. (2007). Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Editora Senac.

Brasil. (2014). Lei nº 13.005, de 25 junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Brasí­lia.

Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasí­lia. Disponí­vel em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base

Carvalho, A. & Gil-Pérez, D. (2011). Formação de professores de ciências: tendências e inovações (10th ed.). São Paulo: Cortez.

Castells, M. (1996). The rise of the network society. Information age: economy, society and culture (V. 1). Oxford: Blackwell.

Chen, Y., Chen, N.-S. & Tsai, C.-C. (2009). The use of online synchronous discussion for web-based professional development for teachers. Computers & Education, 53(4), 1.155-1.166.

http://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.05.026

Conae (2010). Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: o Plano Nacional de Educação, diretrizes e estratégias; Documento Final. Brasí­lia: INEP. Disponí­vel em: http://conae.mec.gov.br/images/stories/pdf/pdf/doc_base_documento _final.pdf

Crook, C. (2008). Web 2.0 technologies for learning: the current landscape-opportunities, challenges and tensions. British Educational Communications and Technology Agency (Becta) Report: Web 2.0 technologies for learning at key stages 3 and 4. http://doi.org/10.1.1.142.9577

Dawson, V. (2008). Use of Information Communication Technology by Early Career Science Teachers in Western Australia. International Journal of Science Education, 30(2), 203-219. http://doi.org/10.1080/09500690601175551

Echalar, A. D. L. F., Peixoto, J., & Carvalho, R. M. A. de. (2016). A tecnologia não tem que ser maior que o professor?: a visão dos professores quanto ao uso de tecnologias no contexto escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13(31), 160?180. Disponí­vel em http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/1512

Feenberg, A. (2002). Transforming technology: a critical theory revisited. New York: Oxford University Press.

Fidalgo-Neto, A. A., Tornaghi, A. J. C., Meirelles, R. M. S., Berçot, F. F., Xavier, L. L., Castro, M. F. A. & Alves, L. A. (2009). The use of computers in Brazilian primary and secondary schools. Computers & Education, 53(3), 677-685. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2009.04.005

Gunawardena, C., Hermans, M. B., Sanchez, D., Richmond, C., Bohley, M. & Tuttle, R. (2009). A theoretical framework for building online communities of practice with social networking tools. Educational Media International, 46(1), 3-16. http://doi.org/10.1080/09523980802588626

Hinostroza, J. E., Labbé, C., Brun, M. & Matamala, C. (2011). Teaching and learning activities in Chilean classrooms: Is ICT making a difference? Computers & Education, 57(1), 1.358-1.367. http://doi.org/10.1016/j.compedu.2011.01.019

Hou, H.-T., Chang, K. E. & Sung, Y. T. (2010). What kinds of knowledge do teachers share on blogs? A quantitative content analysis of teachers knowledge sharing on blogs. British Journal of Educational Technology, 41(6), 963-967. http://doi.org/10.1111/j.1467-8535.2009.01040.x

Howland, J. L., Joanssen, D. & Marra, R. (2011). Meaningful learning with technology. Upper Saddle River: Pearson.

ISTE. (2008). The ISTE NETS and performance indicators for teachers (NETS-T). Disponí­vel em http://www.iste.org/docs/pdfs/20-14_ISTE_Standards-T_PDF.pdf

Jang, S.-J. & Chen, K.-C. (2010). From PCK to TPACK: Developing a transformative model for pre-service science teachers. Journal of Science Education and Technology, 19(6), 553-564. http://doi.org/10.1007/s10956-010-9222-y

Kenski, V. (2009). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação (5ª edição). Campinas: Papirus.

Koehler, M., Mishra, P. & Cain, W. (2013). What Is Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK)? Journal of Education, 193(3), 13-19.

Martinho, T. & Pombo, L. (2009). Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais: um estudo de caso. REEC: Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, 8(2), 527-538. Retrieved from http://dialnet.unirioja.es/servlet/dcart?info=link&codigo=3041468&orden=221691

Mishra, P. & Koehler, M. J. (2006). Technological Pedagogical Content Knowledge: A Framework for Teacher Knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1.017?1.054.

Oreilly, T. (2007). What is Web 2.0: Design patterns and business models for the next generation of software. Communications & Strategies, 65, 17?37.

Plomp, T., Pelgrum, W. J. & Law, N. (2007). Sites 2006: International comparative survey of pedagogical practices and ICT in education. Education and Information Technologies, 12(2), 83-92. http://doi.org/10.1007/s10639-007-9029-5

Prestridge, S. (2010). ICT professional development for teachers in online forums: Analysing the role of discussion. Teaching and Teacher Education, 26(2), 252-258. http://doi.org/10.1016/j.tate.2009.04.004

Pucci, B. & Oliveira, N. (2007). O enfraquecimento da experiência na sala de aula. Pro-Prosições, 18, 41-49.

Rezende, F. (2000). As novas tecnologias na prática pedagógica sob a perspectiva construtivista. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(1), 70-87.

Rolando, L. G. R., Luz, M. R. M. P. & Salvador, D. F. (2015). O conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo no contexto lusófono: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, 23(3), 174-190.

http://doi.org/10.5753/rbie.2015.23.03.174

Rolando, L. G. R., Salvador, D. F. & Luz, M. R. M. P. (2013). The use of internet tools for teaching and learning by in-service biology teachers: A survey in Brazil. Teaching and Teacher Education, 34, 46-55. http://doi.org/10.1016/j.tate.2013.03.007

Rolando, L. G. R., Salvador, D. F., Souza, A. H. S. & Luz, M. R. M. P. (2014). Learning with their peers: Using a virtual learning community to improve an in-service Biology teacher education program in Brazil. Teaching and Teacher Education, 44, 44?55. http://doi.org/10.1016/j.tate.2014.07.010

Rolando, L. G. R., Vasconcellos, R. F. R. R., Moreno, E. L., Salvador, D. F. & Luz, M. R. M. P. da (2015). Integration between internet and chemistry teaching practice. Revista Virtual de Quí­mica, 7(3), 864-879. http://doi.org/10.5935/1984-6835.20150044

Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., Luz, M. R. M. P. & Souza, A. H. S. (2017). Comunidade virtual de aprendizagem para professores de Biologia: avaliação da utilização e desafios. Revista Electrónica de Investigación En Educación En Ciencias, 12(1), 12?22.

Salvador, D. F., Rolando, L. G. R. & Rolando, R. F. R. (2010). Aplicação do modelo de conhecimento tecnológico, pedagógico do conteúdo (TPCK) em um programa on-line de formação continuada de professores de Ciências e Biologia. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, 5(2), 31-43. Disponí­vel em http://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S1850-66662010000200004&script=sci_arttext&tlng=pt

Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. Disponí­vel em http://www.jstor.org/stable/10.2307/1175860

Shulman, L. S. (1987). Knowledge and teaching: foundations of new reform. Harvard Educational Review, 57(1), 1-21.

Unesco (2005). Hacia las sociedades del conocimiento. Editorial UNESCO. Paris.

Unesco (2008). ICT competency standards for teachers. United Kingdom.

Unesco (2011). Transforming education: the power of ICT policies. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization.

Villani, A., Almeida Pacca, J. L. & Freitas, D. (2009). Science Teacher Education in Brazil: 1950?2000. Science & Education, 18(1), 125-148. http://doi.org/10.1007/s11191-007-9116-4

Voogt, J., Fisser, P., Pareja Roblin, N., Tondeur, J. & van Braak, J. (2013). Technological pedagogical content knowledge - a review of the literature. Journal of Computer Assisted Learning, 29(2), 109-121. http://doi.org/10.1111/j.1365-2729.2012.00487.x

Watson, D. (2006). Understanding the relationship between ICT and education means exploring innovation and change. Education and Information Technologies, 11(3-4), 199-216.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

Rolando, L. G. R., Luz, M. R. M. P. da, & Salvador, D. F. (2018). Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>