Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente

Autores

  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando ?Fundação Cecierj http://orcid.org/0000-0001-9673-8293
  • Maurí­cio Roberto Motta Pinto da Luz Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências - Instituto Oswaldo Cruz
  • Daniel Fábio Salvador ?Fundação Cecierj

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712

Resumo

O presente estudo apresenta o relato do uso de ferramentas da Web 2.0 feito por professores de Biologia em sua prática docente, seis meses após participarem de um programa de formação continuada a distância. As atividades práticas realizadas durante esse programa propiciaram aos professores experimentar possibilidades de uso das ferramentas da Web 2.0 para fins de ensino e aprendizagem. Os dados aqui analisados foram obtidos por meio de um questionário online respondido por 93 professores de Biologia. A maior parte deles declarou ter feito uso de pelo menos uma ferramenta da Web 2.0 em sua prática docente. As ferramentas mais utilizadas foram as redes sociais, seguidas de fórum de discussão e blogs. Esse uso foi realizado principalmente a distância, fora do horário da aula. Os professores responderam que conseguiram ensinar melhor o conteúdo e se mantiveram mais motivados a lecionar. De forma geral, eles consideraram que o uso das ferramentas da Web 2.0 teve impacto positivo sobre os alunos. Os achados desta pesquisa sugerem que o programa de formação continuada de professores com foco na integração de tecnologias às bases de conhecimento do conteúdo e pedagógicas do professor pode contribuir positivamente para a integração das ferramentas da Web 2.0 na prática docente.

Palavras-chave: Formação continuada de professores, Educação a Distância, Prática docente, Web 2.0.


In-service Biology Teachers Education and the Use of Web 2.0 Tools in Teaching Practice


Abstract


The present study presents the report of the use of Web 2.0 tools made by biology teachers in their teaching practice, six months after participating in a distance education program. Practical activities performed during the program provided teachers with opportunities to use Web 2.0 tools for teaching and learning purposes. The data analyzed were obtained through an online questionnaire answered by 93 teachers. Most of them said they made use of at least one Web 2.0 tool in their teaching practice. The most used tools were social networks, followed by discussion forum and blogs. This use was made mainly at a distance, outside the class time. Teachers responded that they could better teach content and were more motivated to teach. In general, they felt that the use of Web 2.0 tools had a positive impact on students. The findings of this research suggest that the distance education program, focusing on the integration of technologies into the knowledge bases of the teacher content and pedagogic, can contribute positively to the teaching practice.


Keywords: In-service teacher education, Distance education, Teaching practice, Web 2.0

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, ?Fundação Cecierj

Doutor em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz - área de concentração Ensino Formal em Biociências e Saúde. Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professor de Educação Fí­sica e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos; tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj por oito anos. Atualmente é coeditor da revista cientí­fica EAD em Foco, e administrador de plataforma educacional em cursos a distância pela Fundação Cecierj/Consórcio Cederj. Realiza pesquisas nas áreas de educação a distância, formação de professores por meio da internet, e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação pelo Laboratório de Avaliação em Ensino e Filosofia das Biociências (Fiocruz).

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Publicado

18-07-2018

Como Citar

Rolando, L. G. R., Luz, M. R. M. P. da, & Salvador, D. F. (2018). Formação Continuada de Professores de Biologia e o Uso de Ferramentas da Web 2.0 na Prática Docente. EaD Em Foco, 8(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.712

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