Perfil de Uso das Ferramentas de Internet por Alunos de Licenciatura em Biologia na Modalidade Semipresencial

Authors

  • Neusa Martins
  • Daniel Fábio Salvador
  • Luiz Gustavo Ribeiro Rolando Instituto Oswaldo Cruz
  • Maurí­cio Luz

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.290

Abstract

Para criar um ambiente adequado à aprendizagem de Biologia por meio das ferramentas da internet, é fundamental conhecer as necessidades dos alunos. Isso é possível ao investigar o perfil de uso dessas ferramentas por estudantes de Biologia. Para isso, foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre a frequência e o modo de uso das ferramentas. Por meio desse instrumento, vê-se que os alunos utilizam pouco as ferramentas de interação da Web 2.0. Porém, o uso do Facebook tem se mostrado como uma ferramenta positiva para aprendizagem além dos conteúdos formais, mostrando a necessidade de se pensar estratégias voltadas para levar os alunos à utilização das potencialidades das redes sociais pouco exploradas no Brasil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Luiz Gustavo Ribeiro Rolando, Instituto Oswaldo Cruz

Doutorando em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZ. Possui mestrado em Ciências e especialização em Educação a Distância. Atuou como professor e coordenador pedagógico na educação básica por nove anos. Nos últimos anos vem atuando como tutor a distância, coordenador de tutoria e desenhista instrucional para Web. Atualmente desenvolve estudos na área de Educação a Distância, formação de professores e estratégias de ensino e aprendizagem com uso da internet e tecnologias da informação e comunicação.

Published

2015-01-09

How to Cite

Martins, N., Salvador, D. F., Rolando, L. G. R., & Luz, M. (2015). Perfil de Uso das Ferramentas de Internet por Alunos de Licenciatura em Biologia na Modalidade Semipresencial. EaD Em Foco, 5(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v5i1.290

Issue

Section

Estudos de Caso

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>