O Uso do Plano de Tutoria na Prática Docente do Tutor Online na Universidade Aberta do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v8i1.610Resumo
O estudo investiga contribuições do plano de tutoria para a prática do tutor na UAB/EaD de um curso da Universidade Federal de Alagoas, com objetivo de analisar a efetividade dos planos de tutoria na ação do tutor e se eles são instrumentos de suporte que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes da EaD. É um estudo de caso de natureza qualitativa com finalidade de perceber a prática do tutor a partir do uso dos planos de tutoria que auxiliam no processo de aprendizagem dos estudantes. Para a coleta de dados, realizou-se pesquisa bibliográfica com base no Guia do Tutor da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Ufal, análise dos planos de tutoria e aplicação de questionário com tutores. O problema referiu-se às contribuições do plano de tutoria para a prática pedagógica do tutor no processo de aprendizagem na sala de aula virtual. Os resultados apontam que os planos de tutoria são efetivos na ação docente do tutor e são instrumentos de suporte que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem desde que respeitem os elementos mínimos considerados essenciais pela Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), estejam descritos de forma clara e objetiva e ser socializados entre os tutores, com vistas a favorecer uma efetiva ação docente.
Palavras-chave: Plano de tutoria, Tutoria, Planejamento, Aprendizagem.
The Use of the Tutoring Plan in the Online Tutor's Teaching Practice at the Open University in Brazil
Abstract
The study investigates contributions of the tutoring plan in the tutor practice at the OUB/DE of a course at the Federal University of Alagoas with the objective of analyzing the effectiveness of the tutoring plans in the tutor's action and whether they are support tools that help in the learning process of the students of the DE. It is a case study of a qualitative nature with the purpose of perceiving the practice of the tutor from the use of the mentoring plans that aid in the learning process of the students. For data collection, a bibliographic research was carried out based on the Tutor's Guide to the Institutional Coordination of Distance Education of UFAL, the analysis of the tutoring plans and the application of a questionnaire with tutors. The problem was: What are the contributions of the tutoring plan to the pedagogical practice of the tutor in the learning process in the virtual classroom? The results show that tutoring plans are effective in the tutor's teaching action and are support tools that contribute to the teaching and learning process, as long as they respect the minimum elements considered essential by the Institutional Coordination of Distance Education (ICDE) and are described in a clear and objective way, to be shared among the tutors, in order to favor an effective teaching action.
Keywords: Tutoring plan, Mentoring, Planning, Learning.
Downloads
Referências
Berti, K. A. de F., &Vermaas, L. L. G. L. (2012). Avaliação e gestão da tutoria: uma dupla dinâmica para o bom andamento do curso. In Simpósio Internacional de Ensino a Distância; Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância. São Carlos. Disponível em: http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs1/index.php/sied/article/view/37/13
Bezerra, M. de A., & Carvalho, A. B. G. (2008). Tutoria: concepções e práticas na educação í distância. Disponível em: http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/ sousa-9788578791247-10.pdf
Brasil.Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.(1996).Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil03/leis/l9394. htm
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Capes.(2010).Universidade Aberta do Brasil: histórico.Disponível em: http://www.uab.capes. gov.br/index.php/sobre-a-uab/historico
Costa, C. J., Paraguaçu, F., & Pinto, A de C. (2009). Experiências interativas com ferramentas midiáticas na tutoria online. Em Aberto, 22(79), 121-137.
Creswel, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed.
Domeniquelli, A. M. T. (2008). A organização do trabalho do professor-tutor. In Sathler, L. & Azevedo, A. B. Orientação didático-pedagógica em cursos a distância.(pp. 36-46). São Bernardo do Campo: Umesp.
Fernandez, C. T. (2009). Os métodos de preparação de material impresso para EAD. In Litto, F. M.; Formiga, M. (Org.). Educação a distancia: o estado da arte. (pp. 395- 402). São Paulo: Pearson Education do Brasil.
Ferreira, A. S., &Figueiredo M, A. (2015). Perfil do aluno da educação í distância no curso de didática do ensino superior. (2011). Disponível em: https://www. ufmg. br/ead/seminario/anais/pdf/Eixo_2.pdf
Flick. U. (2009). Métodos de pesquisa: introdução í pesquisa qualitativa.3. ed. PortoAlegre: Artmed.
González, L. A. S. (2013). Contextualizando o campo: a legislação e a Universidade Aberta do Brasil. InCarneiro, M. L. F.; Turchielo, L. B. (Org.). Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. (pp. 118-130). Porto Alegre: Evangraf.
Guarezi, R., &Grudtner, S. (2007). Planejando as ações da tutoria. Disponível em: http://www.comunidade.sebrae.com.br/educacao/Documentos+para+download/Downloads_GetFile.aspx?id=15234
Konrath, M. L. P.,Tarouco L. M. R., & Behar P. A. (2009). Competências: desafiospara alunos, tutores e professores da EAD. Revista Renote: Novas Tecnologiasna Educação, 7(1), p. 1-10. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/13912/7819
Lima, M. A. de A. (2013). Planos de tutoria e expectativas do tutor da UAB. In Seminário Internacional de Educação a Distância. Belo Horizonte. Disponível em: http://www.abed.org. br/congresso2013/cd/326.doc
Masetto, M. T. (2008). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In Moran, J. M., Masetto, M. T., &Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica.São Paulo: Papirus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.