Processo de Criação de Curso à Distância: Relato de Experiência Segundo o Modelo ADDIE de Design Instrucional
Experiencia según el Modelo ADDIE de Diseño Instruccional
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2608Palavras-chave:
Amazônia, Educação, TelessaúdeResumo
As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o acesso ampliado à educação de qualidade, gerando avanços à educação de profissionais da saúde na Amazônia. Este trabalho consiste em relato de experiência sobre o processo de produção do curso à distância e autoinstrucional “Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde”, que integra o serviço de teleducação ofertado pelo Núcleo de Telessaúde UFPA. Esse processo ocorreu entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, no espaço físico do núcleo, localizado no Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O relato foi elaborado seguindo as fases do modelo ADDIE de Design Instrucional, que consiste em Análise, Design/Projeto, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Também foram relatados a formação de equipe, estabelecimento de parcerias, seleção da plataforma e descrição das ferramentas de produção e gestão. Foi identificado que parte dessas atividades não estão descritas no modelo ADDIE. Apesar do modelo não ter sido utilizado deliberadamente à produção do referido curso, foi possível identificar semelhanças na cadência de atividades realizadas. Também foram identificados possíveis pontos de aprimoramento ao modelo em relação a formação da equipe, criação da plataforma, produção de materiais acessíveis e papeis dos profissionais envolvidos.
Palavras-chave: Amazônia. Educação. Telessaúde.
Downloads
Referências
APERIBENSE, P. G. G. de S. et al. Design instrucional: estratégia de aprendizagem aplicada à história da enfermagem no ensino remoto. Cogitare Enferm. [Internet]. 2022 [Acesso em 10 mar. 2025]; 27. Disponível em: https://dx.doi.org/10.5380/ce.v27i0.84401
ALCANTRA, P; RIBEIRO, M. Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir. EaD em Foco, 2025, 15(1): e2218. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/2218 Acessado em: 28 mar. 2025.
ALDOOBIE, N. ADDIE Model. American International Journal of Contemporary Research. Center for Promoting Ideas, USA. Vol. 5, No. 6, p. 68-72, Dezembro. 2015. Disponível em: https://www.aijcrnet.com/journals/Vol_5_No_6_December_2015/10.pdf
BARREIRO, R. M. C. Um Breve Panorama sobre o Design Instrucional. EaD Em Foco, 6(2), p. 61-75, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v6i2.375
BATTESTIN, V; SANTOS, P. S. ADDIEM. Um Processo para Criação de Cursos MOOC. EaD em Foco, v. 12, n. 1, e1648, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1648
LANDEIRO, M. J. S. L.; PERES, H. H. C.; MARTINS, T. V. Construção e avaliação de tecnologia educacional interativa para familiares cuidadores sobre cuidar de pessoas dependentes. Rev. Eletr. de Enf. [internet]. (2017). Disponível em: https://revistas.ufg.br/fen/article/view/38115
LOTTHAMMER, K. S.; SILVA, J. B.; FERENHOF, H. A. A importância do desenho instrucional para o sucesso de cursos online: uma revisão sistemática. Revista EDaPECI, São Cristovão (SE), v. 18 , n. 2, p. 7-23, maio/agosto, 2018.
https://periodicos.ufs.br/edapeci/article/view/9349
MACHADO, E. S.; ARRUDA, S. M.; PASSOS, M. M. Caracterização da aprendizagem da Cibercultura na Educação a Distância. Revista Ciência e Educação, Bauru, v. 27, e21013, 2021. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Cp4ZWjZLTRqbfGRsjvpqxbr/
MAIA, C. do C. et al. Desenvolvimento de um Website sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Saúde. EaD Em Foco, 14(1), e2247. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i1.2247
MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9010 Acesso em: 13 mar. 2025.
SANTOS, L. F. Dos et al. Desafios tecnológicos para o ensino de libras na educação a distância. Rev. Comunic [online]. 2015, vol.22, n.3, p. 203-219. ISSN 2238-121X. https://doi.org/10.15600/2238-121X/comunicacoes.v22n3p203-219 Acesso em: 26 mar. 2025.
SILVA, L. A. R. et al. O ARCO DE MAGUEREZ COMO METODOLOGIA ATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE. Interfaces Científicas - Educação (2020), 8(3), p. 41–54. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p41-54
SOARES, M. D. S. et al. Análise da satisfação e aprendizagem dos profissionais da Atenção Primária à Saúde egressos de um curso autoinstrucional sobre a Caderneta da Criança. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 16(8), p. 11280–11296. https://doi.org/10.55905/revconv.16n.8-130
SOUZA, A. M. da C. et al. Design de experiência de aprendizagem: avaliação do modelo Addie e contribuições para o ensino a distância. Revista De Gestão E Avaliação Educacional, 1(1), p. 1–9. https://doi.org/10.5902/2318133831922
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.