Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218Palavras-chave:
Cibercultura , Ensino-aprendizagem , Educação a distância, PsicopedagogoResumo
O presente artigo objetiva refletir sobre as contribuições do psicopedagogo nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, na modalidade EaD da UERN. Alude aos desafios e às potencialidades de pensarfazer Educação a Distância a partir da perspectiva da Educação online, com o foco na atuação do psicopedagogo junto aos discentes dessa modalidade. Como metodologia, nos inspiramos na pesquisa-formação na Cibercultura e nas epistemologias multirreferencial e com os cotidianos. Acionamos dispositivos metodológicos para ir ao encontro formativo dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em conversações online e em momentos de sistematização organizacional de espaçotempo de estudos. Como conclusão do vividosentido na pesquisa-formação, construímos a noção subsunçora do ciberpsicopedagogo na EaD, que, para nós, diz respeito à contribuição desse profissional como postura em devir para o processo de aprendizagem dos discentes, em uma perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na formação.
Palavras-chave: Educação a distância. Cibercultura. Psicopedagogo. Ensino-aprendizagem.
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