Contribuições do Psicopedagogo para o Processo de Ensinar e Aprender em EAD: Perspectiva em Devir
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2218Palabras clave:
Cibercultura 1. Enseñanza y aprendizaje 2. Educación a distancia 3. Psicopedagogo 4.Resumen
Este artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições do psicólogo educacional nos processos formativos da Educação a Distância no contexto do Bacharelado em Educação do Campo na modalidade EAD de xxx. Como parte de uma pesquisa de mestrado em educação, alude aos desafios e potencialidades de se pensar a Educação a Distância na perspectiva da educação online, com foco na atuação do psicólogo educacional junto aos alunos dessa modalidade. Como metodologia, nos Inspiramo-nos na pesquisa-formação, na cibercultura com inspiração epistemológica, na multirreferencialidade e no cotidiano. Utilizamos dispositivos metodológicos para o encontro dos alunos no ambiente virtual de aprendizagem - EVA/Moodle, em conversas online e em momentos de sistematização organizacional do espaço-tempo de estudo. Como conclusão do sentido vivido na pesquisa-formação, construímos a noção subsuntiva de psicólogo cibereducacional na educação a distância, que, para nós, diz do contribuição desse profissional, como posicionamento no futuro, para o processo de aprendizagem dos alunos numa perspectiva mais autoral, autônoma e responsável na educação.
Descargas
Citas
ALCÂNTARA, P. de S. C. Dispositivos formativos na EaD: a contribuição do psicopedagogo na aprendizagem dos graduandos do curso de Educação do Campo. Mossoró, 2023. 145p. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/poseduc-disserta%C3%A7oes-2021/arquivos/7369patricia_de_souza_cidrack_alca%E2%80%9Antara.pdf - Acesso em: jan. 2025.
ALCÂNTARA, P. de S. C.; RIBEIRO, M. R. F. O olhar multirreferencial sobre a itinerância formativa na disciplina Educação e Cidadania. In: Anais do V Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares e VI (IN)FORMACCE - 2021. Anais... Salvador (BA) FACED-UFBA (ONLINE), 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/vcoloquiolusoafrobrasileirodecurriculo/390068-O-OLHAR-MULTIRREFERENCIAL-SOBRE-A-ITINERANCIA-FORMATIVA-NA-DISCIPLINA-EDUCACAO-E-CIDADANIA - Acesso em: dez. 2023.
ALVES, N. Cultura e cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 62-74, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/drzj7WstvQxKy7t5GssT4mk/?format=pdf&lang=pt - Acesso em: dez. 2023.
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta à Distância. v. 10, 2011.
ARDOINO, J. Abordagem multirreferencial (plural) das situações educativas e formativas. In: BARBOSA, Joaquim. (org.). Multirreferencialidade nas ciências e na educação. São Carlos: EDUFScar, 1998.
BARBOSA, J. G.; HESS, R. O diário de pesquisa: o estudante universitário e o seu processo formativo. Brasília: Liber livro, 2010.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2020: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2000.
MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etnopesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2010.
MACEDO, R. S.; GALEFFI, D.; PIMENTEL, Á. Um rigor outro: sobre a questão da qualidade na pesquisa qualitativa. Salvador: EDUFBA, 2009.
PIMENTEL, M. Há conversação em sua aula online? SBC Horizontes, abril 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/04/conversacaoonline/ - Acesso em: nov. 2023.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. da S. P. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online - Acesso em: dez. 2023.
RIBEIRO, M. R. F. A sala de aula no contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo. 2015. 209 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.
SANTOS, E.; SILVA, M. O desenho didático interativo na educação online. Revista Iberoamericana de Educación, v. 49, p. 267-287, 2009.
SANTOS, E. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671.
SILVA, M. Desenho didático: contribuições para a pesquisa sobre formação de professores para docência online. In: . ZUIN, A.; PESCE, L.; SILVA, M. (org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010, p. 215-231.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 EaD em Foco

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.