Processo de Criação de Curso à Distância: Relato de Experiência Segundo o Modelo ADDIE de Design Instrucional

Experiencia según el Modelo ADDIE de Diseño Instruccional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2608

Palavras-chave:

Amazônia, Educação, Telessaúde

Resumo

As Tecnologias de Informação e Comunicação possibilitaram o acesso ampliado à educação de qualidade, gerando avanços à educação de profissionais da saúde na Amazônia. Este trabalho consiste em relato de experiência sobre o processo de produção do curso à distância e autoinstrucional “Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde”, que integra o serviço de teleducação ofertado pelo Núcleo de Telessaúde UFPA. Esse processo ocorreu entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2024, no espaço físico do núcleo, localizado no Complexo Hospitalar Universitário (CHU) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O relato foi elaborado seguindo as fases do modelo ADDIE de Design Instrucional, que consiste em Análise, Design/Projeto, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Também foram relatados a formação de equipe, estabelecimento de parcerias, seleção da plataforma e descrição das ferramentas de produção e gestão. Foi identificado que parte dessas atividades não estão descritas no modelo ADDIE. Apesar do modelo não ter sido utilizado deliberadamente à produção do referido curso, foi possível identificar semelhanças na cadência de atividades realizadas. Também foram identificados possíveis pontos de aprimoramento ao modelo em relação a formação da equipe, criação da plataforma, produção de materiais acessíveis e papeis dos profissionais envolvidos.

 

Palavras-chave: Amazônia. Educação. Telessaúde. 

 

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Biografia do Autor

Helder Marques Batista, Universidade Federal do Pará

Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) pelo Instituto Federal do Pará (IFPA); especialista em Discurso e Leitura de Imagem pela Universidade Federal de São Carlos - SP (UFSCar); graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama); Possui experiência nas áreas de empreendedorismo, comunicação social, design gráfico, artes visuais, produção multimídia e como docente. Foi coordenador da Agência Escola Moinho (2016 a 2020) e professor dos cursos de graduação em Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Nutrição, além do curso de especialização em Marketing, pela Faculdade Estácio Macapá (2014 a 2021). Foi professor do curso de Produção Multimídia e Artes Visuais da Faculdade de Artes Visuais (FAV), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente, é coordenador de produção de cursos e designer do Núcleo Telessaúde UFPA.

Leidiana de Jesus Silva Lopes, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (UFPA) e especialista em Educação na Saúde para Preceptores do SUS (Hospital Sírio-Libanês). Possui ampla experiência em Saúde Coletiva, com ênfase na Atenção Primária à Saúde, na articulação de ações de educação permanente e no fortalecimento das redes de cuidado. Atua diretamente na atenção à pessoa com deficiência, desenvolvendo práticas de cuidado centradas na inclusão, acessibilidade e intersetorialidade, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Atua na área de saúde digital, com foco na educação permanente de profissionais do SUS na Região Amazônica. por meio do Telessaúde UFPA. Possui experiencia em gestão como apoiadora institucional no Projeto Mais Médicos para o Brasil pelo MEC, contribuindo na articulação pedagógica e no fortalecimento da supervisão acadêmica no Pará. Possui trajetória docente no curso de Medicina da UFPA e experiência como tutora em cursos de Educação a Distância (UNASUS/UFPA). Atua prioritariamente na região amazônica, com foco na humanização do cuidado e fortalecimento das redes de atenção à saúde.

Maria do Socorro Castelo Branco de Oliveira Bastos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará ministrando as disciplinas de Atenção Integral á Saúde, módulos II (Epidemiologia) na Faculdade de Medicina do Instituto de Ciências Médicas. Atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Amazônia. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, diabetes, epidemiologia e endocrinologia. A linha de pesquisa é diabetes e doenças cardiovasculares a qual vem desenvolvendo desde a atuação no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - ELSA (08/2006 a 03/2012) na supervisão de desfechos da coorte, com bolsa FIOTEC - Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (2010 a 02/2012) e CNPq EXP nível 1 (2006 a 2009) e mantém com os Projetos de Pesquisa e Extensão Katuana da Baía do Guajará - vulnerabilidade ao DM2 e HAS e Amandaba na Amazônia: Os Círculos de Cultura como estratégia para incentivar o autocuidado para Diabetes mellitus na Atenção Primária à Saúde. Atuação ainda na linha de pesquisa de avaliação de programas de saúde.

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Publicado

26-09-2025

Como Citar

Batista, H. M., Lopes, L. de J. S., & Bastos, M. do S. C. B. de O. (2025). Processo de Criação de Curso à Distância: Relato de Experiência Segundo o Modelo ADDIE de Design Instrucional: Experiencia según el Modelo ADDIE de Diseño Instruccional. EaD Em Foco, 15(1), e2608. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2608

Edição

Seção

Estudos de Caso