Criação de um Curso Autoinstrucional: uma Experiência de Teleducação na Amazônia Paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2554

Palavras-chave:

Tele-educação, Autoinstrucional, Educação, Amazônia

Resumo

Este estudo expõe e detalha a criação de um curso autoinstrucional voltado para profissionais de saúde inseridos na região Amazônica, denominado “Processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde” ofertado pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), como parte do componente de Tele-educação. Objetivo: Detalhar  a experiência do Núcleo de Telessaúde da UFPA na elaboração de um curso autoinstrucional, destacando os processos de criação mais importantes e os principais desafios da implementação. Metodologia: A criação do curso exigiu a colaboração de uma equipe multidisciplinar para estruturá-lo e para criar conteúdos pertinentes que fossem atrativos e interativos, considerando a adesão do público ao curso e a absorção do conteúdo. A produção incluiu a definição de metodologia, criação de módulos e unidades, designer de imagens, criação de vídeos e implementação na plataforma Moodle. Conclusão: A criação do curso foi realizada em várias etapas e a implementação contou com a primeira turma de 36 alunos, com 94% de adesão e , a partir do feedback desses alunos, melhorias foram realizadas para as próximas turmas. Portanto, a experiência desenvolve como foi realizada a criação e oferta de um curso de educação à distância para a qualificação dos profissionais do SUS e a necessidade de expandir essa iniciativa, a qual contribui para o aprimoramento constante do cuidado em saúde.

 

Palavras-chave: Tele-educação. Autoinstrucional. Educação. Amazônia. 

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Publicado

20-10-2025

Como Citar

Lopes, L. de J. S., Larrat, A. G., Almeida, J. R., Batista , H. M., & Bastos, M. do S. C. B. de O. (2025). Criação de um Curso Autoinstrucional: uma Experiência de Teleducação na Amazônia Paraense. EaD Em Foco, 15(1), e2554. https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2554

Edição

Seção

Estudos de Caso

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