Criação de um Curso Autoinstrucional: uma Experiência de Teleducação na Amazônia Paraense
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2554Palavras-chave:
Tele-educação, Autoinstrucional, Educação, AmazôniaResumo
Este estudo expõe e detalha a criação de um curso autoinstrucional voltado para profissionais de saúde inseridos na região Amazônica, denominado “Processo de Trabalho na Atenção Primária em Saúde” ofertado pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), como parte do componente de Tele-educação. Objetivo: Detalhar a experiência do Núcleo de Telessaúde da UFPA na elaboração de um curso autoinstrucional, destacando os processos de criação mais importantes e os principais desafios da implementação. Metodologia: A criação do curso exigiu a colaboração de uma equipe multidisciplinar para estruturá-lo e para criar conteúdos pertinentes que fossem atrativos e interativos, considerando a adesão do público ao curso e a absorção do conteúdo. A produção incluiu a definição de metodologia, criação de módulos e unidades, designer de imagens, criação de vídeos e implementação na plataforma Moodle. Conclusão: A criação do curso foi realizada em várias etapas e a implementação contou com a primeira turma de 36 alunos, com 94% de adesão e , a partir do feedback desses alunos, melhorias foram realizadas para as próximas turmas. Portanto, a experiência desenvolve como foi realizada a criação e oferta de um curso de educação à distância para a qualificação dos profissionais do SUS e a necessidade de expandir essa iniciativa, a qual contribui para o aprimoramento constante do cuidado em saúde.
Palavras-chave: Tele-educação. Autoinstrucional. Educação. Amazônia.
Downloads
Referências
ASSUNÇÃO, A. Á. Metodologias ativas de aprendizagem: práticas no ensino da Saúde Coletiva para alunos de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 45, n. 3, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20210009
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento? Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2018.
CAVICHIOLI, F. C. T. et al. Educação continuada em enfermagem à distância para tratamento de feridas em prisões. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 35, p. 1-7, 2022. DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO0174345
CHAVES, R. et al. Letramento digital como ação extensionista de uma Universidade Federal na Amazônia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 29., 2023, Passo Fundo, RS. Anais [...] Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 930-939. DOI: https://doi.org/10.5753/wie.2023.234805
FERREIRA, L. et al. Educação Permanente em Saúde na atenção primária: uma revisão integrativa da literatura. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 43, n. 120, p. 223-239, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201912017
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua: 2022-2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
IGLESIAS, A. et al. Educação permanente no Sistema Único de Saúde: concepções de profissionais da gestão e dos serviços. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, DF, v. 43, p. 1-14, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703003255126
KRUGER, R. B. A tecnologia aliada à educação em locais afastados de grandes centros urbanos na Amazônia – o caso do município de Brasil Novo/PA. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 34, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/34/a-tecnologia-aliada-a-educacao-em-locais-afastados-de-grandes-centros-urbanos-na-amazonia-o-caso-do-municipio-de-brasil-novo-pa - Acesso em: 29 set. 2025.
LIMA, J. C. S. A formação profissional voltada ao Sistema Único de Saúde e as percepções sobre conteúdos de saúde coletiva. 2019. 106 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
LINS, R. et al. Experiência na construção de curso autoinstrucional para trabalhadores da Atenção Domiciliar. In: GUSMÃO, C. M. G. et al. (org.). II Relato de Experiências em Tecnologias Educacionais do Sistema UNA-SUS 2015. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2015. p. 145-161.
MAGALHÃES, W. et al. Desafios e soluções tecnológicas da UNA-SUS/UEA na qualificação dos profissionais de saúde da região amazônica. In: CAMPOS, F. E. et al. (org.). Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 125-140.
OLIVEIRA, A. E. F.; CHAGAS, D. C.; GARCIA, P. T. (org.). Textos didáticos para cursos autoinstrucionais na EAD: como elaborar? São Luís: EDUFMA, 2023.
OLIVEIRA, A. E. F. et al. Produção de cursos EaD: do planejamento pedagógico ao uso de tecnologias móveis na educação. In: CAMPOS, F. E. et al. (org.). Experiências exitosas da Rede UNA-SUS: trajetórias de fortalecimento e consolidação da Educação Permanente em Saúde no Brasil. São Luís: EDUFMA, 2017. p. 125-140.
OLIVEIRA, M. P. R. et al. Formação e qualificação de profissionais de saúde: fatores associados à qualidade da Atenção Primária. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 40, n. 4, p. 547-559, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e02492014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 EaD em Foco

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.










