Engajamento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica Ofertado na EaD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2571

Palavras-chave:

Engajamento, Educação profissional e tecnológica., Educação a distância

Resumo

O engajamento estudantil tem sido amplamente estudado devido à sua relevância no combate à evasão escolar e no fortalecimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Embora os estudos sobre esse tema sejam frequentes no ensino superior, tanto na modalidade presencial quanto a distância, há uma lacuna específica quando se trata da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofertada na EaD. Este artigo tem como objetivo compreender o engajamento estudantil nesse contexto, identificando seus principais elementos, práticas, metodologias e tecnologias que contribuem para a construção de experiências de aprendizagem significativas. Para isso, realizamos uma revisão integrativa da literatura no repositório Google Scholar, utilizando os descritores Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação a Distância (EaD) e engajamento. Os resultados evidenciam que os estudos voltados ao engajamento na EPT EaD ainda são escassos. As publicações analisadas compreendem o engajamento estudantil como um processo multidimensional e destacam a importância de metodologias ativas, suporte pedagógico e ambientes virtuais interativos como fatores determinantes. Além disso, as experiências descritas indicam que o engajamento está diretamente relacionado ao desenvolvimento de profissionais mais preparados para os desafios do mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo discente e a construção de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade.  

 

Palavras-chave: Engajamento estudantil. Educação Profissional e Tecnológica. Educação a Distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASTIN, A.W. Student involvement: a developmental theory for higher education. Journal of College Student Personnel, 25(4), 297-308, 1984.

BALDO, S.; CONCEIÇÃO, G. L. Gamificação como prática pedagógica e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 3, n. 24, p. 1-19, 2024. DOI: https://doi.org/10.15628/rbept.2024.15330

​BRASIL. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 3, 26 maio 2017.

COVAS, F.; VEIGA, F. H. Envolvimento dos estudantes no Ensino Superior, idade e habilitações acadêmicas dos pais. Estudos de Psicologia, 38, 1-11, 2023. Disponível em: https://periodicos.puccampinas.edu.br/estpsi/article/view/7302 - Acesso em 20 mar. 2025.

FARIAS, L. F. I.; BEDERODE, I. R.; ALVES, R. S. A Gamificação Aplicada em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma Proposta de Engajamento no Contexto da Aprendizagem de Cálculo. EaD Em Foco, v. 15, n. 1, p. 1-19, 2025. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2096

FREDRICKS, J. A.; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2018v11n2p249 - Acesso em 26 fev. 2025.

FREDERICKS, J.; FILSECKER, M.; LAWSON, M. A. Student engagement, context, and adjustment: Addressing definitional, measurement, and methodological issues. Learning and Instruction, v. 43, p. 1-4, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0959475216300159 - Acesso em 24 fev. 2025.

GONÇALVES, B. M.; AGUIAR, J. G. Um estudo sobre o engajamento e os resultados de aprendizagem de alunos ingressantes do curso de química no Contexto do ensino remoto emergencial. Ensaio, Pesquisa em Educação em Ciências, v. 26, 1-26, 2024. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172022240174

KAHU, E. R. Framing student engagement in higher education. Studies in Higher Education, v. 38, n. 5, p. 758-773, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2011.598505

KUH, G. D. The National Survey of Student Engagement: Conceptual and empirical foundations. New Directions for Institutional Research, v. 2009, n. 141, p. 5-20, 2009. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ir.283 - Acesso em 25 fev. 2025.

MARTINS, L.; RIBEIRO, J. L. D. Os fatores de engajamento do estudante na modalidade de ensino a distância. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, v. 11, n. 2, p. 249-273, 2018. Disponível em: https://gual.ufsc.br/ - Acesso em: 24 fev. 2025.

MENDES, D. S. G. O Kahoot na Educação a Distância (EaD): ferramenta potencializadora do engajamento dos estudantes do Curso de Licenciatura em Física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS, 2020, São Carlos. Anais... São Carlos: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), 2020. Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/561/562 - Acesso em: 25 fev. 2024.

MOORE, M. G. Theory of transactional distance. In: D. Keegan (Ed.), Theoretical principles of distance education. London: Routledge, 1993, p. 22-38.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

NARDIN, T. H. F. Engajamento do estudante: um estudo exploratório no contexto do ensino superior. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023.

OLIVEIRA, E. T. et al. Noções de engajamento na pesquisa acadêmica brasileira em educação superior a distância. Paidéia, v. 16, n. 29, p. 93-105, 2024. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/1484 - Acesso em 24 fev. 2025.

OLIVEIRA, W.; CLARO, G. M.; GONZALEZ, M. L. Técnicas de gamificação como estratégia para engajamento de estudantes na educação a distância. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SIED, ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – EnPED, 2016, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: UFSCAR, 2016.

Disponível em: https://ciet.ufscar.br/submissao/index.php/ciet/article/view/1942/1956 - Acesso em: 25 fev. 2025.

RAMOS, W. M. et al. Estudos Internacionais sobre os fatores de evasão e persistência: Estratégias para aumentar a persistência no contexto da educação superior a distância. In: PANDINI, C. M. C.; HACK, L. E.; MONTE BLANCO, S. F. M. (org.). Gestão da Aprendizagem: Formação permanente em contextos ampliados. Florianópolis: UDESC, 2018, p. 75-99.

REEVE, J.; CHEON, S. H.; JANG, H. How and why students make academic progress: reconceptualizing the student engagement construct to increase its explanatory power. Contemporary Educational Psychology, v. 62, p. 1 - 12, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X20300643 - Acesso em: 25 fev. 2025.

REEVE, J.; TSENG, C. - M. Agency as a fourth aspect of students’ engagement during learning activities. Contemporary Educational Psychology, v. 36, p. 257 - 267, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0361476X11000191 - Acesso em: 25 fev. 2025.

ROVAI, A. P. In search of higher persistence rates in distance education online programs. Internet and Higher Education, Virginia Beach, v. 6, n. 1, p. 1-16, 2003. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1096751602001586 - Acesso em: 26 fev. 2025.

SOUZA, M. T.; SILVA, M.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Revista Einstein, v. 8, n. 1, p. 103-106, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1679-45082010RW1134

TINTO, V. (1993). Leaving college: Rethinking the causes and cures of student attrition. Chicago: University of Chicago Press.

VITÓRIA, M. I. C. et al. Engajamento acadêmico: desafios para a permanência do estudante na Educação Superior. Educação, v. 41, n. 2, p. 262-269, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/27960/17262 - Acesso em: 25 fev. 2025.

Downloads

Publicado

30-10-2025

Como Citar

Bicalho, R. N. de M., Costa, C. de M. C., Silveira, F. F. R., Silva, F. B. dos S., & Schlup, S. L. (2025). Engajamento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica Ofertado na EaD. EaD Em Foco, 15(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2571

Edição

Seção

Revisões