Engajamento Estudantil na Educação Profissional e Tecnológica Ofertado na EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2571Palavras-chave:
Engajamento, Educação profissional e tecnológica., Educação a distânciaResumo
O engajamento estudantil tem sido amplamente estudado devido à sua relevância no combate à evasão escolar e no fortalecimento da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Embora os estudos sobre esse tema sejam frequentes no ensino superior, tanto na modalidade presencial quanto a distância, há uma lacuna específica quando se trata da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ofertada na EaD. Este artigo tem como objetivo compreender o engajamento estudantil nesse contexto, identificando seus principais elementos, práticas, metodologias e tecnologias que contribuem para a construção de experiências de aprendizagem significativas. Para isso, realizamos uma revisão integrativa da literatura no repositório Google Scholar, utilizando os descritores Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Educação a Distância (EaD) e engajamento. Os resultados evidenciam que os estudos voltados ao engajamento na EPT EaD ainda são escassos. As publicações analisadas compreendem o engajamento estudantil como um processo multidimensional e destacam a importância de metodologias ativas, suporte pedagógico e ambientes virtuais interativos como fatores determinantes. Além disso, as experiências descritas indicam que o engajamento está diretamente relacionado ao desenvolvimento de profissionais mais preparados para os desafios do mundo do trabalho, enfatizando o protagonismo discente e a construção de uma visão crítica e reflexiva sobre a realidade.
Palavras-chave: Engajamento estudantil. Educação Profissional e Tecnológica. Educação a Distância.
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