Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242

Palavras-chave:

Conhecimentos previos, Prática docente, Aprendizagem significativa, Educação a distância

Resumo

Este estudo aborda a importância do diagnóstico dos conhecimentos prévios na promoção da aprendizagem significativa, destacando sua função vital na conexão entre novos conhecimentos e esquemas cognitivos existentes. O foco foi investigar se professores que atuam em um curso superior em Educação a Distância (EaD) realizam tal diagnóstico e como o implementam.  Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram encontradas evidências de que, embora existam possibilidades de promover a aprendizagem significativa na EaD por meio de ferramentas interativas do Moodle, os professores destacaram que a demora na comunicação e a rigidez na estrutura dos conteúdos podem dificultar a prática do diagnóstico e a elaboração de um material potencialmente significativo para os alunos. Esses resultados ressaltam a necessidade de estratégias pedagógicas adaptativas para garantir uma abordagem eficaz na EaD.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Conhecimentos prévios. Educação a distância. Prática docente.

 

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Biografia do Autor

Giovanna T. Clevelares, Centro Universitário São Camilo

 

 

 

Victor T. Clevelares, Instituto Federal do Espírito Santo

 

 

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Publicado

21-06-2024

Como Citar

Tonelli, E., Clevelares, G. T., Clevelares, V. T., & Santos, T. N. dos. (2024). Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática . EaD Em Foco, 14(2), e2242. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242

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