Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242

Palabras clave:

Conhecimentos previos, Prática docente, Aprendizagem significativa, Educação a distância

Resumen

Este estudo aborda a importância do diagnóstico dos conhecimentos prévios na promoção da aprendizagem significativa, destacando sua função vital na conexão entre novos conhecimentos e esquemas cognitivos existentes. O foco foi investigar se professores que atuam em um curso superior em Educação a Distância (EaD) realizam tal diagnóstico e como o implementam.  Por meio de uma pesquisa qualitativa exploratória, foram encontradas evidências de que, embora existam possibilidades de promover a aprendizagem significativa na EaD por meio de ferramentas interativas do Moodle, os professores destacaram que a demora na comunicação e a rigidez na estrutura dos conteúdos podem dificultar a prática do diagnóstico e a elaboração de um material potencialmente significativo para os alunos. Esses resultados ressaltam a necessidade de estratégias pedagógicas adaptativas para garantir uma abordagem eficaz na EaD.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa. Conhecimentos prévios. Educação a distância. Prática docente.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giovanna T. Clevelares, Centro Universitário São Camilo

 

 

 

Victor T. Clevelares, Instituto Federal do Espírito Santo

 

 

Citas

ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dSsTzcBQV95VGCf6GJbtpLy/?format=pdf&lang=pt - Acesso em 20 de fev. 2024.

ARETIO, L. G. La educación a distancia: de la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2002.

AUSUBEL, D.P. (2000). The Acquisition and Retention of Knowledge: A cognitive View. Boston: Kluwer Academic Publishers.

AUSUBEL, D.P; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana. 1980.

BERTOLINO FILHO, J. Motivação. Campinas, SP: Alínea, 2000.

BELLONI, M. Educação a Distância. 7ª edição. São Paulo: Autores Associados, 2015.

BEHAR, P. A. (Org). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BRASIL. Lei n. 9.394 de 17 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

CARMO, R. O S.; FRANCO, A. P. Da docência presencial à docência online: aprendizagens de professores universitários na educação a distância. Educ. rev. [online]. vol.35, 2019, https://doi.org/10.1590/0102-4698210399 - Acesso em 20 de fev. 2024.

LEIVA, W. D. Um modelo de hipertexto para apoio ao ensino mediado pela web. Tese (Doutorado em Ciência de Computação e Matemática computacional) – Instituto de Ciência Matemática e de computação, Universidade de São Paulo. São Carlos: USP, p. 354, 2003.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MONTEIRO, S. A. S.(org.) Redes de aprendizagem na EaD. São Paulo: Atena, 2019.

NOBRE, I. A. M. Docência coletiva: saberes e fazeres na Educação a Distância. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, p. 275 . 2013.

NEVADO R. A.; CARVALHO, M. J. S.; E MENEZES, C. S. Inovações na formação de professores na modalidade a distância. Educação Temática Digital. v. 10 n. 2, 2009. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/994 - Acesso em 20 de fev. 2024.

PIMENTEL, F. S. C. Interação on-line: um desafio da tutoria. Maceió: EDUFAL, 2013.

PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. 2ª Ed. rev. Cuiabá: EduFMT, 2011.

PUERTA, A. A.; AMARAL, R. M. Comparação da educação presencial com a educação à

distância através de uma pesquisa aplicada. SNBU: São Paulo. XV SEMINÁRIO NACIONAL

DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS. 30 Anos. 2008. São Paulo. Disponível em:

http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2866.pdf - Acesso em: 04 mar. 2023.

PACHECO, F.; SARDINHA, P. C. D. A importância do tutor em ambientes de ensino-aprendizagem e ferramentas de avaliação em EaD. Comunicação & Mercado, Dourados, v.4, n. 10, p. 142-150, jul./dez. 2015.

MOREIRA, M. A e MASINI, E. F. S. (Orgs.). Aprendizagem significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor, 2008, p.15-44.

SATHLER, L.; JOSGRILBERG, F.; AZEVEDO, A. B. Educação a Distância: uma trajetória colaborativa. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2008.

TONELLI, E. Aprendizagem significativa no ensino a distância: Um estudo na percepção de professores e de estudantes do Curso de Licenciatura em Informática. Dissertação (Mestrado em Cognição e Linguagem). Universidade Estadual Norte Fluminense. Campos de Goytacazes. P. 229. 2014.

Publicado

2024-06-21

Cómo citar

Tonelli, E., Clevelares, G. T., Clevelares, V. T., & Santos, T. N. dos. (2024). Aprendizagem Significativa na Educação a Distância: um Estudo sobre as Práticas Docentes no Diagnóstico dos Conhecimentos Prévios de Alunos de Licenciatura em Informática . EaD Em Foco, 14(2), e2242. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2242

Artículos más leídos del mismo autor/a