O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672

Resumo

A pandemia de COVID-19 impôs ao contexto educacional uma grande transformação e um novo modelo de ensino e aprendizagem. Muitos professores se desafiaram em aulas remotas, via aplicativos de mensagens instantâneas, destacando-se o uso do WhatsApp. Por meio desse aplicativo, os professores têm desenvolvido relações de ensino e de aprendizagem, utilizando diversas estratégias, como vídeos, textos multimodais e áudios, que auxiliam nas aulas remotas. Neste cenário, realizamos este estudo, que teve por objetivo, conhecer e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, que ocorreu pelo celular, através do aplicativo de mensagens WhatsApp. A pesquisa é de natureza qualitativa, com a utilização de entrevista semiestruturada e observações sistemáticas de aulas remotas, durante uma semana do mês de agosto de 2021. O estudo ocorreu em uma Escola Pública Municipal em Santana, no Amapá, Brasil. Os resultados das análises realizadas apontam que o ensino desenvolvido nessa turma, no período de pandemia, por meio do WhatsApp, é promissor em relação às práticas pedagógicas remotas desempenhadas pelo professor, entretanto, carece de outros estudos e outras reflexões sobre a temática.


Palavras-chave: Ensino. Práticas docentes. Tecnologias digitais. WhatsApp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, C. Professores e professauros: reflexões sobre a aula e práticas pedagógicas diversas. 9ª Ed. Petrópolis, RJ. Vozes:2014.

BOAVENTURA, S. S. A Cruel Pedagogia do Ví­rus. Coimbra. Edições Almedina, S.A. 2020.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução í teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. RESOLUÇíO CNE/CP Nº 2, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, de 10 de dezembro de 2020. Diário Oficial da União. Brasí­lia, 11 dez. 2020.

DEMO, P. (2008). Habilidades do Século XXI. Boletim Técnico Do Senac, 34(2), 4-15.Disponí­vel em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/269/268. Acesso em 12 set.2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

HODGES, et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponí­vel em: http://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning [GS Search] 2020.

LOPES, C. G. Aprendizagem histórica na palma da mão: os grupos do WhatsApp como extensão da sala de aula. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018. E-book kindle.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Cientí­fica. 5 ed. – São Paulo: Atlas, 2003.

MASETTO, M. Mediação Pedagógica e Tecnologias de Informação e Comunicação. In Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.E-book kindle.

MELLO, J. G.; NOVAES, R. C.; TELLES, S. C. C. Educação Fí­sica Escolar a Distância: Análise de Propostas para o Ensino Remoto. EaD em Foco, v. 10, n. 3, e1094, 2020.

DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i3.1094

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3.ed. Editora Unijuí­. Ijuí­, 2016.

MORAN, J. M; MASETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e Mediação Pedagógica. 1ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2017.E-book Kindle.

NEUENFELDT, A. E. Produção de Ví­deos Como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs) nas Ciências Exatas: limites e possibilidades. 2020. Monografia (Doutorado) – Curso de Ensino, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado, 06 mar. 2020. Disponí­vel em: http://hdl.handle.net/10737/2843. Acesso em: 06 set. 2021.

SANTO, E. E.; TRINDADE, S. D. Educação a distância e educação remota emergencial: convergências e divergências. In: MACHADO, Dinamara P. Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020.

SIBíLIA, P. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de janeiro: Contraponto, 2012. E-book kindle.

UNICEF Brasil, Cenpec Educação. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na educação. Disponí­vel em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf. Acesso em: 20 set 2021.

VALENTE, J. A.; MORAN, J. M.; ARANTES, V. A. (organizadora). Educação a distância: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2011. E-book kindle.

WHATSAPP. Blog do WhatsApp. 2021. Disponí­vel em: https://www.whatsapp.com/about. Acesso em: 07 out. 2021.

Downloads

Publicado

22-04-2022

Como Citar

Negrão, M. M. S. ., & Neuenfeldt, . D. J. . (2022). O Ensino Mediado pelo WhatsApp: Reflexões sobre a Prática Docente no Ensino Fundamental. EaD Em Foco, 12(1). https://doi.org/10.18264/eadf.v12i1.1672

Edição

Seção

Estudos de Caso