Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense
Resumo
A pandemia da COVID-19 expôs uma nova realidade para o Ensino Superior demandando mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de recursos tecnológicos no ambiente virtual de aprendizagem. A fim de capacitar os docentes para adaptação ao ensino remoto, foi planejado, implementado e avaliado um curso visando aliar o conhecimento tecnológico às concepções pedagógicas. Foram oferecidas sete turmas com participação total de 360 docentes cujas avaliações foram analisadas sob abordagens quantitativa e qualitativa. O curso mudou a percepção dos professores sobre a educação online e sobre as possibilidades pedagógicas de aplicação das tecnologias digitais e, apesar dos pontos a serem aprimorados, tais como duração e carga horária exigida, a experiência promoveu a reflexão sobre a prática pedagógica e apropriação das ferramentas tecnológicas. O relato dessa experiência contribui para o debate no âmbito da formação docente no ensino superior, especialmente no contexto pós-pandemia, cujas possibilidades de inserção das tecnologias digitais na educação serão ampliadas.
Palavras-chave: Formação docente continuada. Ensino superior. Educação online. Tecnologias digitais.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BARRETO, C. M. B. et al. O. Oficinas de desenvolvimento docente e o aprimoramento da prática do ensino superior. REVISTALEPH, v. 31, p. 461-486, 2018.
KOEHLER, M. L.; MISHRA, P. Introducing TPCK. In: AACTE Committee on Innovation and Technology (ed.). Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. New York: Routledge, 2008. p. 3-29. Disponível em: <http://punya.educ.msu.edu/publications/koehler_mishra_08.pdf> Acesso em: 25 jun. 2020.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberesfazeres escolares em exposição nas redes e a educação on-line como perspectiva, Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215-224, 2020.
MODELSKI, D; AZEREDO, I.; GIRAFFA, L. Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. REPesquiseduca, v. 10, n. 20, p. 116-133, 2018.
MODELSKI, D; GIRAFFA, L.; CASARTELLI, A. O. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educ Pesqui, v. 45, e180201, 2019.
MORAN, J. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2012.
MOREIRA, A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, 20(26), 2020. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438> Acesso em: 10 dez. 2020.
PIMENTEL, M.; CARVALHO, F. S. P.. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online> Acesso em: 23 jun. 2020.
RODRIGUES, A. Ensino remoto na Educação Superior: desafios e conquistas em tempos de pandemia. SBC Horizontes, jun. 2020. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/17/ensino-remoto-na-educacao-superior/>. Acesso em: 23 jun. 2020.
SANTOS, E. O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho. Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1119>. Acesso em: 02 dez. 2020.
SANTOS, E. O. Educação online: cibercultura e pesquisa-formação na prática docente. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2005. Disponível em: <https://goo.gl/117Vln>. Acesso em: 23 set. 2020.
SANTOS, E. O. Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. Anais do Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2009, p. 5658-5671. Disponível em: <https://www.educacion.udc.es/grupos/gipdae/documentos/congreso/xcongreso/pdfs/t12/t12c427.pdf> Acesso em: 10 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 EaD em Foco
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.