Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense

Autores/as

Resumen

A pandemia da COVID-19 expôs uma nova realidade para o Ensino Superior demandando mudanças nas práticas pedagógicas com o uso de recursos tecnológicos no ambiente virtual de aprendizagem. A fim de capacitar os docentes para adaptação ao ensino remoto, foi planejado, implementado e avaliado um curso visando aliar o conhecimento tecnológico às concepções pedagógicas. Foram oferecidas sete turmas com participação total de 360 docentes cujas avaliações foram analisadas sob abordagens quantitativa e qualitativa. O curso mudou a percepção dos professores sobre a educação online e sobre as possibilidades pedagógicas de aplicação das tecnologias digitais e, apesar dos pontos a serem aprimorados, tais como duração e carga horária exigida, a experiência promoveu a reflexão sobre a prática pedagógica e apropriação das ferramentas tecnológicas. O relato dessa experiência contribui para o debate no âmbito da formação docente no ensino superior, especialmente no contexto pós-pandemia, cujas possibilidades de inserção das tecnologias digitais na educação serão ampliadas.

Palavras-chave: Formação docente continuada. Ensino superior. Educação online. Tecnologias digitais.

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Biografía del autor/a

Adriana Pittella Sudré , Universidade Federal Fluminense

Programa de Inovação e Assessoria Curricular/Instituto Biomédico/Universidade Federal Fluminense.

Cí­ntia Regina Lacerda Rabello, Universidade Federal Fluminense

Programa de Inovação e Assessoria Curricular/Instituto de Letras - Universidade Federal Fluminense

Caroline Fernandes-Santos, Universidade Federal Fluminense

Programa de Inovação e Assessoria Curricular/Instituto de Saúde de Nova
Friburgo/Universidade Federal Fluminense.

Silvia Pereira , Universidade Federal Fluminense

Programa de Inovação e Assessoria Curricular/Programa de Pós Graduação em Ciências da Nutrição/Departamento de Nutrição Social/Faculdade de Nutrição Emí­lia de Jesus Ferreiro/ Universidade Federal Fluminense

Rua Mário Santos Braga nº 30, 4º andar. Niterói - RJ - Brasil

Luiza Carneiro Mareti Valente, Universidade Federal Fluminense

Programa de Inovação e Assessoria Curricular/Departamento de Zootecnia e Desenvolvimento Agrossocioambiental Sustentável/Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2021-05-10

Cómo citar

Ferreira, D. M., Sudré , A. P. ., Rabello, C. R. L. ., Fernandes-Santos, C. ., Pereira , S., & Valente, L. C. M. (2021). Desenvolvimento Docente para o Ensino Remoto: Experiência do Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC) da Universidade Federal Fluminense. EaD Em Foco, 11(2). Recuperado a partir de https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1327