Desafios e Potencialidades de um Curso On-line Sobre Drogas
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.742Resumen
O campo de formação de professores na educação básica desenvolveu-se muito nas últimas décadas, atestada pela produção científica sobre o tema. Todavia, ainda persistem lacunas na formação do profissional docente, sobretudo acerca de práticas preventivas sobre drogas. A oferta de formação continuada on-line sobre o assunto é uma possibilidade flexível que atinge um maior número de profissionais por meio das plataformas digitais. Partindo dessa premissa, um curso de atualização sobre drogas para professores foi implementado em 2017, a partir da parceria entre a Fiocruz e a Fundação CECIERJ. O curso buscou instrumentalizar os docentes para lidar com o assunto em sala de aula, tendo como enfoque educativo os princípios da Redução de Danos. Por meio das postagens nos fóruns temáticos e dos questionários respondidos pelos cursistas foi possível identificar diferentes potencialidades e desafios da formação, como a gerência do tempo de estudos frente às demandas profissionais e da vida cotidiana. A condução do curso por uma tutoria acolhedora e dialógica favoreceu a construção de espaços de diálogo e aprendizagem ao longo da formação, bem como a troca de experiências entre os cursistas e a promoção de olhares mais compreensivos acerca do tema.
Palavras-chave: Formação on-line sobre drogas. Redução de danos. Formação continuada de professores. Dificuldades na EaD. Potencialidades da EaD.
Descargas
Citas
ADADE, M. & Monteiro, S. (2014). Educação sobre drogas: uma proposta orientada pela redução de danos. Educação e Pesquisa, 4(1), 215-230, Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n1/aop1140.pdf
ALNEIDA, M. D., IANNONE, L. R., & VILARINHOS, M. Educação a distância: oferta, características e tendências dos cursos de licenciatura em Pedagogia. Fundação Victor Civita, 2012 (Relatório).
BARROS, S. B. B. (2017) Simulações realísticas na Educação a distância: uma proposta de disciplina de formação de docentes on-line. Dissertação de Mestrado profissional. Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis.
BRASIL. (1998). Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais - terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Saúde. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/saude.pdf
BRASIL. (2006) Lei n. 11.343, de 23 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2006/lei/l11343.htm
COELHO F. J. F. (2014). A gestão do tempo na EaD: do aluno ao tutor. In Coelho, F. J. F.; Velloso, A. (Eds.). Educação a Distância: história, personagens e contextos (pp. 69-77). Curitiba: CRV.
COELHO, F. J. F. & MONTEIRO, S. (2017). Educação sobre Drogas: Possibilidades da EaD na Formação Continuada de Professores. EaD em FOCO, 7(2). doi: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v7i2.577
CONCEIÇíO, M. I. G. & SUDBRACK, M. F. O. (2015). Uma década de prevenção do uso de drogas nas escolas públicas do Brasil. In: SUDBRACK, M. F.; CONCEIÇíO, M. I. G.; SEIDL, E. M. F.; GUSSI, M. A. (Eds.). A escola em rede para prevenção do uso de drogas no território educativo: Experiência e pesquisa no PRODEQUI/PCL/IP/UnB nos dez anos de formação de educadores de escolas públicas para prevenção do uso de drogas (2004-2014). Campinas: Armazém do Ipê.
FERREIRA., T. C. D. SANCHES., Z. V D. M., RIBEIRO, L. A., OLIVEIRA, L. G. & NAPPO, S. A. (2010). Percepções e atitudes de professores de escolas públicas e privadas perante o tema drogas. Interface: Comunic., Saúde, Educ., 14(34), 551-562.
doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832010005000007
GATTI, B. A. (2014). A formação inicial de professores para a Educação básica. Revista USP. São Paulo, 100(1), 33-46. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revusp/article/viewFile/76164/79909
KING´ENDO, M. (2015). Behavior disorders related to drug abuse among secondary school students in Kenya. Journal of Education and Practice, 6(19), 170-178. Disponível em http://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1079526.pdf
NETTO, C., GUIDOTTI, V. & SANTOS, P. K. (2012). A Evasão na EaD: investigando causas, propondo estratégias. In: II Conferencia Latinoamericana sobre el Abandono de la Educación Superior (IICLABES), Porto Alegre. Disponível em http://www.alfaguia.org/wwwalfa/images/ponencias/clabesII/LT_1/ponencia_completa_26.pdf
NÓVOA, A. (2017). Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, 47(166), 1106-1133. doi:http://dx.doi.org/10.1590/198053144843
OLIVEIRA, F. S. (2014). EaD E FORMAÇíO DOCENTE: possibilidade de crescimento pessoal, intelectual e individual In: Coelho, F. J. F., & VELLOSO, A. (Eds.). Educação a Distância: história, personagens e contextos (pp. 99-106). Curitiba: CRV.
RIBEIRO, M. M. (2013). Drogas e redução de danos: os direitos das pessoas que usam drogas. São Paulo: Editora Saraiva, p. 147.
TEIXEIRA, N. F., & ALMEIDA, P. V. (2015). Formação de Professores na Educação a Distância e a Prática Reflexiva. Revista EaD em foco, 5(3), 1-14, 2015. doi: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v5i3.281
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todos os artigos publicados na Revista EaD em Foco recebem a licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Todas as publicações subsequentes, completas ou parciais, deverão ser feitas com o reconhecimento, nas citações, da Revista EaD em Foco como a editora original do artigo.