Metodologias Ativas Apoiadas por TDIC: uma Metassíntese de Pesquisas Disponíveis na BDTD e CAPES
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v15i1.2419Palabras clave:
Educação, TDIC, Tecnologias educacionais, Ensino remotoResumen
Este estudo buscou compreender, por meio de uma metassíntese qualitativa, as discussões sobre o uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na educação, especialmente no contexto de metodologias ativas. Foram mapeados trabalhos acadêmicos entre 2018 e 2022, organizados em três eixos: estudos sobre metodologias ativas; pesquisas que integram tecnologias ao ensino ativo; e uso de TDIC no ensino remoto. A análise de quatro trabalhos selecionados revelou que a convergência entre metodologias ativas e TDIC representa um marco significativo na educação contemporânea, fomentando ambientes de aprendizagem colaborativos, interativos e centrados no aluno, com estímulo à construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades essenciais ao século XXI. Contudo, desafios persistem, como a formação docente, o domínio técnico das ferramentas digitais e a reflexão crítica sobre seu uso pedagógico, apontando para a necessidade de estratégias educacionais e recursos tecnológicos adequados para promover uma educação inclusiva e eficaz, capaz de preparar os alunos para os desafios contemporâneos.
Palavras-chave: Educação. Ensino ativo. Tecnologias educacionais. Ensino remoto.
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