Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD

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DOI:

https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097

Resumo

O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso mais procurado por pessoas que buscam a educação a distância. O objetivo deste artigo é conhecer o que já foi produzido sobre a inserção profissional de egressos do curso de Pedagogia nesta modalidade. Para isso, realizamos uma análise metassíntese a partir do levantamento de publicações do banco de dissertações e teses da CAPES, utilizando-se como descritores "pedagogia", "EaD", "iniciante"; em seguida, aplicamos os filtros de busca por teses de doutorado, da área de Educação, defendidas entre os anos de 2016 e 2018. Tal recorte temporal decorre do fato de que, a partir de 2016, com a publicação da Resolução CNE 1/2016, definiu-se as normas para a oferta nacional de cursos superiores a distância e regulamentou-se uma flexibilização dos procedimentos para abertura de polos educacionais. Obteve-se um corpus de nove trabalhos, os quais foram lidos e mapeados. Em seguida, realizamos uma metassíntesse de três pesquisas. Os resultados apontam que os principais problemas estão relacionados ao modelo de formação docente e não à modalidade de ensino.

Palavras-chave: Metassíntese. Pedagogia. EaD. Educação.

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Biografia do Autor

Flavia Machado Fortes, Universidade São Francisco

Graduada em Pedagogia e Psicologia, mestre em Semiótica, Tecnologia da Informação e Educação e doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco- UFS. campus Itatiba/SP.

Adair Nacarato, Universidade São Francisco

Universidade São Francisco - USF

Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação pela Unicamp, atua no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco, campus Itatiba/SP, na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Processos Formativos.

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Publicado

17-09-2020

Como Citar

Fortes, F. A. M., & Nacarato, A. M. (2020). Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD. EaD Em Foco, 10(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097

Edição

Seção

Artigos Originais