Formação de Professores: Metassíntese da Produção Acadêmica sobre o Curso de Pedagogia EaD
DOI:
https://doi.org/10.18264/eadf.v10i2.1097Resumen
O curso de Pedagogia é, atualmente, o curso mais procurado por pessoas que buscam a educação a distância. O objetivo deste artigo é conhecer o que já foi produzido sobre a inserção profissional de egressos do curso de Pedagogia nesta modalidade. Para isso, realizamos uma análise metassíntese a partir do levantamento de publicações do banco de dissertações e teses da CAPES, utilizando-se como descritores "pedagogia", "EaD", "iniciante"; em seguida, aplicamos os filtros de busca por teses de doutorado, da área de Educação, defendidas entre os anos de 2016 e 2018. Tal recorte temporal decorre do fato de que, a partir de 2016, com a publicação da Resolução CNE 1/2016, definiu-se as normas para a oferta nacional de cursos superiores a distância e regulamentou-se uma flexibilização dos procedimentos para abertura de polos educacionais. Obteve-se um corpus de nove trabalhos, os quais foram lidos e mapeados. Em seguida, realizamos uma metassíntesse de três pesquisas. Os resultados apontam que os principais problemas estão relacionados ao modelo de formação docente e não à modalidade de ensino.
Palavras-chave: Metassíntese. Pedagogia. EaD. Educação.
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